sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AFOGANDO EM NÚMEROS*

* Por Luiz Fernando Ramos

A comissão de F-1 propôs ontem e o Conselho Mundial deve ratificar amanhã um novo sistema de pontuação para a categoria, que fica assim:

1° lugar – 25 pontos
2° - 20 pontos
3° - 15 pontos
4° - 10 pontos
5° - 8 pontos
6° - 6 pontos
7° - 5 pontos
8° - 3 pontos
9° - 2 pontos
10° - 1 ponto

É um choque, eu sei. O vencedor de um GP em 2010 vai ganhar duas vezes e meia mais pontos que um deste ano. Perde o sentido todas as comparações de soma absoluta de pontos com campeonatos e campeões do passado (que ganhavam oito, depois nove, depois dez pontos por vitória). É um cordão umbilical com o passado que se rompe.

Mas eu achei uma medida extremamente positiva para mexer na dinâmica das corridas. A luta por um lugar no pódio tende a ser agora mais renhida, pois a diferença na pontuação passa de dois para cinco pontos. E estas três colocações tiveram um aumento proporcional muito maior que as outras. Acredito que os pilotos estarão mais aguerridos e buscarão mais ultrapassagens com este sistema.

Por mais que seja uma espécie de “nascarização” da categoria, um rompimento com suas raízes, recebo bem qualquer medida que traga mais movimentação para as provas. A idéia fica no meio termo entre o sistema das medalhas e da pontuação tradicional, valorizando as melhores colocações. E atende também o lado comercial da categoria ampliando para dez os pontuadores, dando maiores chances principalmente para as equipes novatas justificarem o investimento das empresas que as apóiam.

Agora só falta mexer nos carros. E isolar o arquiteto alemão numa torre incomunicável, fazer de Herrmann Tilke um Kaspar Hauser.

E você, o que achou?

4 comentários:

Rodrigo Lopes disse...

É só ver o retorno que a Nascar tem em relação a tudo (público, investimento, entretenimento, patrociníos, publicidade) que é possível tirar a conclusão se essa medida é válida ou não.

Gostei bastante também desse novo sistema. E gostei mais ainda da idéia de isolar o Tilke na torre!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Concordooooooooooooooo, com tudo.
Em gênero, númeor e grau!!
Principalmente tb com a parte de isolar o Tilke!!

Fabricio Spada disse...

Show!
Só a parte de "isolar" o Tilke, tem sempre um FDP que pode resgata-lo. Com ele temos de tomar outras medidas, tipo uma mudança de sexo, parece que na F1 ñ entra mulher (infelizmente)....

Igor * @fizomeu disse...

depois da campanha "MMM" (morra max mosley), agora é a vez da "MHT" (morra herman tilke)