terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fittipaldi relembra seu 1º título na F1


Este não é um ano comum para o automobilismo brasileiro. Isso porque, em 2012, comemora-se 40 anos do primeiro título do país na Fórmula 1.

O responsável pelo feito foi Emerson Fittipaldi, que, em 1972, correndo pela Lotus, venceu cinco corridas na temporada e terminou o campeonato com 61 pontos, 16 a mais do que Jackie Stewart, vice-campeão.

Mais do que o título, a conquista de Fittipaldi significou a entrada definitiva do Brasil na elite da categoria. Depois daquele ano, o país sempre colocou pilotos entre os primeiros colocados, acumulou mais sete títulos (mais um com Fittipaldi, três com Nelson Piquet e três com Ayrton Senna) e passou a receber um GP da categoria mais importante do automobilismo mundial anualmente.

Com exclusividade ao iG, Fittipaldi contou algumas das histórias que marcaram o título daquele ano.

Dentre elas, o bicampeão relembrou as dificuldades na semana que antecedeu o GP da Itália, em Monza, prova que lhe valeu o título no dia 10 de setembro de 1972.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

pioneiro, empreendedor, fundamental... Emerson Fittipaldi!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Dispensa apresentações!!
A estória do tanque vazando antes da largada eu já tinha ouvido, mas a do capotamento do caminhão, foi novidade pra mim!