segunda-feira, 19 de março de 2012
VOLTA LANÇADA: GP DA AUSTRÁLIA, 2012
Bem amigos do Blog da GGOO, estamos de volta com o nosso querido Volta Lançada. Após três anos de preguiça, resolvemos pegar os três desocupados que estavam à toa no msn para relançar o programa, falando especialmente sobre o início da temporada 2012 da F-1, expectativas, o desempenho dos pilotos e o GP da Austrália que aconteceu ontem. Sejam bem vindos ao Volta Lançada, o presidente Marcos Pinto, o DPN Igor e o testador de som e cantor sertanejo das horas vagas Dou Juanes.
Igor: Boa noite
Marcos Pinto: Boa noite à todos, grande satisfação em refazer nosso querido e tão solicitado VL!
Douglas Vianna Stanquini: boa noite
Igor: Várias solicitações, em três anos, quase cinco pessoas pediram o retorno desse debate
Marcos Pinto: muitos pedidos
A. ROQUE: Eu sou o A. ROQUE e conduzirei os trabalhos nesta noite. Todos à postos, vamos às perguntas: Antes de falarmos da corrida, o que acharam dos carros, dos pilotos e das novidades para a temporada 2012 da F-1?
Marcos Pinto: Com excessão da Mclaren, o óbvio e a tão comentada horripilante alteração nos bicos dos carros por conta da nova regra de altura, a F-1 está especialista em fazer carros feios. Já os pilotos, poucas alterações, mas algumas boas surpresas, como vistas na corrida de ontem.
Douglas Vianna Stanquini: Confesso que não acompanhei a pré-temporada como nos anos anteriores, mas deu pra perceber que a limitação do difusor soprado mudou um pouco as forças da F-1. A mais prejudicada foi a RED BULL, como todos estão pensando, mas a que mais brigou para que esse difusor fosse proibido foi a Ferrari e onde ela está??? Bem atrás do que terminou o ano passado. Algumas gratas surpresas, como LOTUS, Sauber e WILLIAMS, vamos esperar semana que vem na Malásia, um outro tipo de circuito, para ver como estão as forças pra essa temporada, a Mclaren sempre foi forte em Melbourne e para a Red Bull não é o circuito que os agrada mais. Já a WILLIAMS e a LOTUS também m andam bem nesses tipos de circuito há alguns anos visto que Petrov foi pódio ano passado (2011). As expectativas são boas principalmente pelo equilibrio que é o mais interessante.
A. ROQUE: Após 19 anos, não vimos mais nos créditos o nome de Rubens Barrichello, eu, por exemplo me peguei, algumas vezes, procurando o nome dele nas posições. Rubens fará falta? O que será da F-1 sem Rubens? Como o torcedor irá assimilar isso?
Igor: A maior novidade de 2012 é ausência do Barrichello no grid, eu também procurei o nome dele durante os treinos livres. E bastou apenas um GP para já deixar saudades, na corrida, com certeza, ele conseguiria um resultado melhor que os atuais pilotos da Williams, que parece estar menos pior que o esperado nesse início de temporada!!!
Douglas Vianna Stanquini: Eu confesso que assimilei bem, eu já esperava e até torcia para que o Rubens voltasse a vencer e infelizmente na F-1 não dava mais, acho importante ele procurar um novo desafio e poder voltar a vencer e o melhor caminho era a INDY mesmo, com sua experiência e velocidade, conseguirá fazer um belo trabalho e quem sabe levantar o caneco de campeão como ele sempre almejou, mesmo não sendo na F-1, terá um imenso valor para quem o admira e torce pelo Rubens.
Marcos Pinto: O Rubinho foi prejudicado pela falta de resultados expressivos nas últimas temporadas, aliado ao fator idade, acredito que patrocinadores, e principalmente a própria equipe, não botaram fé na sua capacidade de obter resultados, mas no final, nem comprar a vaga ele conseguiu, o patrocínio maior de outro piloto falou mais alto, e isso é público e notório.
Acredito que ele tenha feito um bom negócio partindo pra outra categoria, a F-1 mercenária de hoje, não merece mais um piloto apaixonado como ele.
A. ROQUE: Sem o Rubens, o que esperar dos demais pilotos brasileiros?
Igor: Pouco, bem pouco, praticamente nada. Assim se algo positivo vier a acontecer já será lucro!
Marcos Pinto: Dos atuais pilotos não espero nada, infelizmente.
Douglas Vianna Stanquini: Eu espero que o Bruno Senna faça um ótimo trabalho, com a pré-temporada espero que ele entenda algo de diferente na forma de como conduzir um carro de F-1 em um fim de semana de grande premio, mas não será facil, o seu companheiro Maldonado já mostrou que será rapido e como já estava dando uma canseira no experiente Rubens Barrichello imagina no B. Senna que esta chegando agora... O Senna vai precisar de muita sorte e ousadia para mudar o rumo da força dentro da Williams.
FELIPE MASSA, infelizmente não dá mais, a maionese desandou faz tempo, na Ferrari não há o que se esperar do Felipe, qualquer um chega nele e ultrapassa mesmo sendo de equipes médias, ele não demonstra combate como demonstrava, principalmente em 2009, quando a Ferrari não tinha mais um carro vencedor mas ele dava o melhor e era combatente, Massa precisar mudar de ares e procurar um novo desafio para, ai sim, tentar reencontrar o caminho.
A. ROQUE: A F-1 começou na Austrália, o que acharam da corrida?
Igor: A corrida foi boa, mas bom mesmo é TER corrida depois de tantos meses de abstinência!
Marcos Pinto: Bem mais emocionante que as corridas anteriores, muitas trocas de posições, pilotos do meio do pelotão pra trás chegando na frente e mostrando arrojo, sem dizer as dificuldades da toda poderosa RBR, que vai ter que correr atrás das Mclarens e Mercedes. Isso vai ser bom pro mexer com as próximas corridas. Assim espero.
Douglas Vianna Stanquini: Como sempre agitada, pelas características do circuito e por ser a primeira corrida do ano, todo mundo está tentando buscar o limite e ver o real potencial de seus bólidos, como sempre o safety car ajuda a dar mais emoção na corrida, vamos ver se na Malásia teremos a mesma emoçao do GP da Austrália, e ver se Red Bull ainda é a equipe a ser batida ou se a Mclaren e a Mercedes já a alcançaram. E porque não a Ferrari, que pelo menos com Alonso foi muiiiito bem na corrida, mas na classificação, sempre com um rendimento abaixo do que na corrida.
Igor: Tivemos belos duelos e ultrapassagens, principalmente entre os pilotos das equipes médias.
A. ROQUE: A Red Bull perdeu a força ou foi um tropeço específico e pontual de começo de campeonato?
Douglas Vianna Stanquini: A força ainda esta la, em ritmo de corrida foram fortes, não tao fortes como ano passado, principalmente nas classificações, já que parece as forças se inverteram, a Mclaren está muito melhor em volta lançada, que inclusive é o nome do programa em que fui convidado a participar (risos), então vamos esperar com ansiedade para ver o que acontecerá na Malásia. Eu aposto em uma briga intensa de Mclaren e Red Bull e um pouco mais atrás Mercedes, Lotus e Alonso, todos brigando por décimos de segundo.
Igor: Acho que a Red Bull é a equipe que mais sofre com as mudanças de regulamento, mas ainda é muito forte. Se não está com o carro mais veloz, tem potencial, Vettel e Adrian Newey para compensar essa pequena desvantagem inicial.
Marcos Pinto: Acredito que são vários fatores, todas as equipes trabalham pra melhorar, principalmente que estão para trás, que até ano passado eram Mclarens, Ferraris e Mercedes, mas ao que parece, o principal fator foi o bico, a Mclaren se deu melhor por não ter que fazer grandes alterações estruturais por conta disso, apenas aperfeiçoou o carro anterior e isso parece ter facilitado o serviço.
Igor: Vettel conseguiu um resultado melhor do que seu carro permitia em Melbourne, ou seja, começaram somando pontos que podem ser fundamentais para o campeonato.
A. ROQUE: A disputa do campeonato será entre Button, Vettel e Hamilton? Vocês incluiriam mais alguém? Alonso surpreenderá?
Marcos Pinto: Mercedes já vinha numa ascensão dos anos anteriores e parece ter achado o caminho. Já a Ferrari não tem explicação em ter um carro pior que o do ano passado, chega a ser ridículo uma equipe desse porte não conseguir acertar o carro. A RBR não está morta, tem um Adrian Newey por lá.
Igor: A Mercedes foi a minha maior decepção em ritmo de corrida, parece ter um carro bom apenas para os treinos, aonde o uso do DRS é ilimitado. Inicialmente, a disputa é entre Button, Vettel e Hamilton, na ordem do pódio em Melbourne.
Marcos Pinto: Não aposto no Alonso, por mais habilidoso que ele seja e consiga extrair milagrosos resultados dessa péssima Ferrari, desde o ano passado, eu incluiria os pilotos da Mercedes. Mas tudo isso baseado nas impressões dessa primeira corrida, ainda é cedo. Mas a aposta certa é Mclaren. A Lotus parece vir forte, precisamos ainda observar os próximos resultados.
Douglas Vianna Stanquini: A explicação à Ferrari é o desespero, viu que seu projeto antigo não era vencedor e teve que mudar tudo, como a Red Bull também mudou bastante, mas a Red Bull não tem a pressão que a Ferrari tem e os engenheiros da Ferrari devem ter muitas mas muitas ideias, imaginem como que não está Maranello? Ai para escolher a certa é complicado muita gente esta opinando ali, e isso pode ser a explicação pra não ter acertado a mão de novo, mas acho normal, é carro tolatmente novo, nem eles devem saber onde mexer para melhorar o carro; a pré-temporada foi curta, 3 sessões apenas, e a Ferrari vai lançar uma versão B, a evolução desse primeiro modelo e com certeza irão melhorar.
Igor: Em ritmo de corrida, a Lotus me parece mais forte que a Mercedes, Alonso tem equipamento inferior à essas equipes mas sempre consegue extrair um pouco mais e brigar por posições surpreendentes.
A. ROQUE: E dos brasileiros...algum comentário?
Marcos Pinto: Numa palavra?? DECEPÇÃO
Douglas Vianna Stanquini : BOA SORTE a eles, porque vão precisar... Trilha sonora do Massa??? AI SE EU TE PEGO... Te enforco Felipe (muitos risos)
Igor: Bruno deu azar na largada, foi atingido e isso prejudicou sua prova. Massa, é ex-piloto em atividade, o pior do grid atual, lento, inconstante, destruidor de pneus.
A. ROQUE: No acidente entre Massa e Bruno, algum culpado?
Douglas Vianna Stanquini: não vi esse acidente, já estava dormindo (risos) estou sabendo disso agora pra ser sincero... (mais risos). Na verdade acordei com o Button na volta de celebração.
Marcos Pinto: Massa está mostrando, mais uma vez, que não é páreo para Alonso, não tem a mesma competência, tendo o mesmo carro. Já Bruno Senna, que tanto gerou expectativas pois participou de toda uma pré temporada, acompanhou todo o desenvolvimento e testes, ainda não mostrou a que veio. Espero sinceramente estar enganado sobre ele, mas vai sofrer pra conseguir resultados expressivos.
Igor: Acho que o Bruno foi otimista demais e o Massa forçou a barra, empurrando o piloto da Williams além da zebra externa!
Marcos Pinto: No acidente acredito que não haja culpado evidente, mas acredito que o Massa poderia ter evitado, não precisava ter esparramado tanto em cima do bruno, tentou desesperadamente não perder a posição depois de uma péssima tentativa de ultrapassagem, e deu no que deu.
Douglas Vianna Stanquini: Ultimamente o Massa só disputa posiçao com quem ele acha que vai dar bochicho, como o Hamilton no ano passado, pela rivalidade que foi criada e com o Bruno que, por ser brasileiro e por estar em uma equipe com menos estrutura que a dele, vai dar o que falar se for ultrapassado. Falta é vontade pro Massa, ele terminou 2011 sendo ultrapassado pelo Rubinho em Interlagos e não quis começar denovo levando uma ultrapassagem de mais um brasileiro da Williams.
A. ROQUE: O que esperar da próxima corrida? E do campeonato?
Marcos Pinto: O que esperamos há anos e parece que tivemos um pouco nessa corrida, pegas, ultrapassagens, diversificação dos pilotos na frente, surpresas com as equipes médias dando pressão nas de ponta, ou seja, tudo o que uma boa corrida deve ter. E pro campeonato, que isso ocorra o ano inteiro e a decisão seja aqui no Brasil, de preferência, na curva do lago, bem na nossa frente!
Douglas Vianna Stanquini: Espero que a próxima corrida seja equilibrada, principalmente com 3 escuderias brigando pela pole e o campeonato o mesmo, equilíbrio é a arma do sucesso de qualquer categoria no automobilismo.
Igor: A expectativa para a próxima corrida é ter muito sono, a largada será às 5h da manhã. E também tem Stock às 9h30 e Indy às 13h30, o domingão não poderá ter maiores compromissos. O campeonato deve ser muito mais equilibrado e acho que é isso que todo mundo quer ver mesmo.
Douglas Vianna Stanquini: A ousadia depende dos pilotos, parece que temos bons pilotos para arriscar e serem ousados, então os pegas vao ser emocionantes.
Marcos Pinto: Amém!!!
A. ROQUE: Para encerrarmos, apostas para a corrida que vem? Como será o desempenho do Rubens na Indy?
Igor: Malásia sempre chove, muito. Isso garante uma corrida agitada e com resultados inesperados! Na Indy, aposto em um Top5 do Barrichello na sua estréia.
Douglas Vianna Stanquini: Espero que ele (Rubens) termine a corrida e consiga se dar bem com o regulamento da Indy durante a corrida e que se ele sair da pista espere dentro carro para ser empurrado já que na Indy isso vale, e deveria valer na F-1, mas o Sr. Balestre fez questão de ESCANCARAR que não se deve empurrar um carro. É CRIME! E aí ninguém tem coragem de mudar isso hoje e todo mundo cair matando no titulo que tiraram de Senna em 89.
Marcos Pinto: Aposta de segurança: Mclaren na frente, seja qual for o piloto!! E a expectativa do Rubinho na Indy é muito boa, os testes mostraram que ele tem potencial pra excelentes resultados. E tomara que a primeira vitória seja no Anhembi, também na nossa frente!
Douglas Vianna Stanquini: Malásia, equilibrio, não dá pra apostar em alguem com segurança, talvez Mclaren que venceu ontem, mas é outro tipo de pista outras características.
A. ROQUE: Vamos encerrando nosso primeiro Volta Lançada do ano, agradecendo a todos que participaram e contribuíram para esse texto, bom dia e até o próximo.
Marcos Pinto: Até a próxima, se o sono permitir, porque o domingo vai ser cheio!
Igor: Domingo que vem, sem falta.
Douglas Vianna Stanquini: Obrigada pelo convite, no primeiro momento pensei que eu iria apenas TESTAR O SOM (risos) mas fico feliz com o convite e participação, e sucesso na nova temporada do VL. Um grande abraço a todos e CUIDE SE BEM...
Igor: (Isso se me convidarem novamente)
Douglas Vianna Stanquini: Agora que estreei no programa espero ser convidado outras vezes...
Marcos Pinto: cabô? Ficou uma porcaria, mas saindo assim de repente, até que serviu!
Igor: Boa noite
Marcos Pinto: Boa noite à todos, grande satisfação em refazer nosso querido e tão solicitado VL!
Douglas Vianna Stanquini: boa noite
Igor: Várias solicitações, em três anos, quase cinco pessoas pediram o retorno desse debate
Marcos Pinto: muitos pedidos
A. ROQUE: Eu sou o A. ROQUE e conduzirei os trabalhos nesta noite. Todos à postos, vamos às perguntas: Antes de falarmos da corrida, o que acharam dos carros, dos pilotos e das novidades para a temporada 2012 da F-1?
Marcos Pinto: Com excessão da Mclaren, o óbvio e a tão comentada horripilante alteração nos bicos dos carros por conta da nova regra de altura, a F-1 está especialista em fazer carros feios. Já os pilotos, poucas alterações, mas algumas boas surpresas, como vistas na corrida de ontem.
Douglas Vianna Stanquini: Confesso que não acompanhei a pré-temporada como nos anos anteriores, mas deu pra perceber que a limitação do difusor soprado mudou um pouco as forças da F-1. A mais prejudicada foi a RED BULL, como todos estão pensando, mas a que mais brigou para que esse difusor fosse proibido foi a Ferrari e onde ela está??? Bem atrás do que terminou o ano passado. Algumas gratas surpresas, como LOTUS, Sauber e WILLIAMS, vamos esperar semana que vem na Malásia, um outro tipo de circuito, para ver como estão as forças pra essa temporada, a Mclaren sempre foi forte em Melbourne e para a Red Bull não é o circuito que os agrada mais. Já a WILLIAMS e a LOTUS também m andam bem nesses tipos de circuito há alguns anos visto que Petrov foi pódio ano passado (2011). As expectativas são boas principalmente pelo equilibrio que é o mais interessante.
A. ROQUE: Após 19 anos, não vimos mais nos créditos o nome de Rubens Barrichello, eu, por exemplo me peguei, algumas vezes, procurando o nome dele nas posições. Rubens fará falta? O que será da F-1 sem Rubens? Como o torcedor irá assimilar isso?
Igor: A maior novidade de 2012 é ausência do Barrichello no grid, eu também procurei o nome dele durante os treinos livres. E bastou apenas um GP para já deixar saudades, na corrida, com certeza, ele conseguiria um resultado melhor que os atuais pilotos da Williams, que parece estar menos pior que o esperado nesse início de temporada!!!
Douglas Vianna Stanquini: Eu confesso que assimilei bem, eu já esperava e até torcia para que o Rubens voltasse a vencer e infelizmente na F-1 não dava mais, acho importante ele procurar um novo desafio e poder voltar a vencer e o melhor caminho era a INDY mesmo, com sua experiência e velocidade, conseguirá fazer um belo trabalho e quem sabe levantar o caneco de campeão como ele sempre almejou, mesmo não sendo na F-1, terá um imenso valor para quem o admira e torce pelo Rubens.
Marcos Pinto: O Rubinho foi prejudicado pela falta de resultados expressivos nas últimas temporadas, aliado ao fator idade, acredito que patrocinadores, e principalmente a própria equipe, não botaram fé na sua capacidade de obter resultados, mas no final, nem comprar a vaga ele conseguiu, o patrocínio maior de outro piloto falou mais alto, e isso é público e notório.
Acredito que ele tenha feito um bom negócio partindo pra outra categoria, a F-1 mercenária de hoje, não merece mais um piloto apaixonado como ele.
A. ROQUE: Sem o Rubens, o que esperar dos demais pilotos brasileiros?
Igor: Pouco, bem pouco, praticamente nada. Assim se algo positivo vier a acontecer já será lucro!
Marcos Pinto: Dos atuais pilotos não espero nada, infelizmente.
Douglas Vianna Stanquini: Eu espero que o Bruno Senna faça um ótimo trabalho, com a pré-temporada espero que ele entenda algo de diferente na forma de como conduzir um carro de F-1 em um fim de semana de grande premio, mas não será facil, o seu companheiro Maldonado já mostrou que será rapido e como já estava dando uma canseira no experiente Rubens Barrichello imagina no B. Senna que esta chegando agora... O Senna vai precisar de muita sorte e ousadia para mudar o rumo da força dentro da Williams.
FELIPE MASSA, infelizmente não dá mais, a maionese desandou faz tempo, na Ferrari não há o que se esperar do Felipe, qualquer um chega nele e ultrapassa mesmo sendo de equipes médias, ele não demonstra combate como demonstrava, principalmente em 2009, quando a Ferrari não tinha mais um carro vencedor mas ele dava o melhor e era combatente, Massa precisar mudar de ares e procurar um novo desafio para, ai sim, tentar reencontrar o caminho.
A. ROQUE: A F-1 começou na Austrália, o que acharam da corrida?
Igor: A corrida foi boa, mas bom mesmo é TER corrida depois de tantos meses de abstinência!
Marcos Pinto: Bem mais emocionante que as corridas anteriores, muitas trocas de posições, pilotos do meio do pelotão pra trás chegando na frente e mostrando arrojo, sem dizer as dificuldades da toda poderosa RBR, que vai ter que correr atrás das Mclarens e Mercedes. Isso vai ser bom pro mexer com as próximas corridas. Assim espero.
Douglas Vianna Stanquini: Como sempre agitada, pelas características do circuito e por ser a primeira corrida do ano, todo mundo está tentando buscar o limite e ver o real potencial de seus bólidos, como sempre o safety car ajuda a dar mais emoção na corrida, vamos ver se na Malásia teremos a mesma emoçao do GP da Austrália, e ver se Red Bull ainda é a equipe a ser batida ou se a Mclaren e a Mercedes já a alcançaram. E porque não a Ferrari, que pelo menos com Alonso foi muiiiito bem na corrida, mas na classificação, sempre com um rendimento abaixo do que na corrida.
Igor: Tivemos belos duelos e ultrapassagens, principalmente entre os pilotos das equipes médias.
A. ROQUE: A Red Bull perdeu a força ou foi um tropeço específico e pontual de começo de campeonato?
Douglas Vianna Stanquini: A força ainda esta la, em ritmo de corrida foram fortes, não tao fortes como ano passado, principalmente nas classificações, já que parece as forças se inverteram, a Mclaren está muito melhor em volta lançada, que inclusive é o nome do programa em que fui convidado a participar (risos), então vamos esperar com ansiedade para ver o que acontecerá na Malásia. Eu aposto em uma briga intensa de Mclaren e Red Bull e um pouco mais atrás Mercedes, Lotus e Alonso, todos brigando por décimos de segundo.
Igor: Acho que a Red Bull é a equipe que mais sofre com as mudanças de regulamento, mas ainda é muito forte. Se não está com o carro mais veloz, tem potencial, Vettel e Adrian Newey para compensar essa pequena desvantagem inicial.
Marcos Pinto: Acredito que são vários fatores, todas as equipes trabalham pra melhorar, principalmente que estão para trás, que até ano passado eram Mclarens, Ferraris e Mercedes, mas ao que parece, o principal fator foi o bico, a Mclaren se deu melhor por não ter que fazer grandes alterações estruturais por conta disso, apenas aperfeiçoou o carro anterior e isso parece ter facilitado o serviço.
Igor: Vettel conseguiu um resultado melhor do que seu carro permitia em Melbourne, ou seja, começaram somando pontos que podem ser fundamentais para o campeonato.
A. ROQUE: A disputa do campeonato será entre Button, Vettel e Hamilton? Vocês incluiriam mais alguém? Alonso surpreenderá?
Marcos Pinto: Mercedes já vinha numa ascensão dos anos anteriores e parece ter achado o caminho. Já a Ferrari não tem explicação em ter um carro pior que o do ano passado, chega a ser ridículo uma equipe desse porte não conseguir acertar o carro. A RBR não está morta, tem um Adrian Newey por lá.
Igor: A Mercedes foi a minha maior decepção em ritmo de corrida, parece ter um carro bom apenas para os treinos, aonde o uso do DRS é ilimitado. Inicialmente, a disputa é entre Button, Vettel e Hamilton, na ordem do pódio em Melbourne.
Marcos Pinto: Não aposto no Alonso, por mais habilidoso que ele seja e consiga extrair milagrosos resultados dessa péssima Ferrari, desde o ano passado, eu incluiria os pilotos da Mercedes. Mas tudo isso baseado nas impressões dessa primeira corrida, ainda é cedo. Mas a aposta certa é Mclaren. A Lotus parece vir forte, precisamos ainda observar os próximos resultados.
Douglas Vianna Stanquini: A explicação à Ferrari é o desespero, viu que seu projeto antigo não era vencedor e teve que mudar tudo, como a Red Bull também mudou bastante, mas a Red Bull não tem a pressão que a Ferrari tem e os engenheiros da Ferrari devem ter muitas mas muitas ideias, imaginem como que não está Maranello? Ai para escolher a certa é complicado muita gente esta opinando ali, e isso pode ser a explicação pra não ter acertado a mão de novo, mas acho normal, é carro tolatmente novo, nem eles devem saber onde mexer para melhorar o carro; a pré-temporada foi curta, 3 sessões apenas, e a Ferrari vai lançar uma versão B, a evolução desse primeiro modelo e com certeza irão melhorar.
Igor: Em ritmo de corrida, a Lotus me parece mais forte que a Mercedes, Alonso tem equipamento inferior à essas equipes mas sempre consegue extrair um pouco mais e brigar por posições surpreendentes.
A. ROQUE: E dos brasileiros...algum comentário?
Marcos Pinto: Numa palavra?? DECEPÇÃO
Douglas Vianna Stanquini : BOA SORTE a eles, porque vão precisar... Trilha sonora do Massa??? AI SE EU TE PEGO... Te enforco Felipe (muitos risos)
Igor: Bruno deu azar na largada, foi atingido e isso prejudicou sua prova. Massa, é ex-piloto em atividade, o pior do grid atual, lento, inconstante, destruidor de pneus.
A. ROQUE: No acidente entre Massa e Bruno, algum culpado?
Douglas Vianna Stanquini: não vi esse acidente, já estava dormindo (risos) estou sabendo disso agora pra ser sincero... (mais risos). Na verdade acordei com o Button na volta de celebração.
Marcos Pinto: Massa está mostrando, mais uma vez, que não é páreo para Alonso, não tem a mesma competência, tendo o mesmo carro. Já Bruno Senna, que tanto gerou expectativas pois participou de toda uma pré temporada, acompanhou todo o desenvolvimento e testes, ainda não mostrou a que veio. Espero sinceramente estar enganado sobre ele, mas vai sofrer pra conseguir resultados expressivos.
Igor: Acho que o Bruno foi otimista demais e o Massa forçou a barra, empurrando o piloto da Williams além da zebra externa!
Marcos Pinto: No acidente acredito que não haja culpado evidente, mas acredito que o Massa poderia ter evitado, não precisava ter esparramado tanto em cima do bruno, tentou desesperadamente não perder a posição depois de uma péssima tentativa de ultrapassagem, e deu no que deu.
Douglas Vianna Stanquini: Ultimamente o Massa só disputa posiçao com quem ele acha que vai dar bochicho, como o Hamilton no ano passado, pela rivalidade que foi criada e com o Bruno que, por ser brasileiro e por estar em uma equipe com menos estrutura que a dele, vai dar o que falar se for ultrapassado. Falta é vontade pro Massa, ele terminou 2011 sendo ultrapassado pelo Rubinho em Interlagos e não quis começar denovo levando uma ultrapassagem de mais um brasileiro da Williams.
A. ROQUE: O que esperar da próxima corrida? E do campeonato?
Marcos Pinto: O que esperamos há anos e parece que tivemos um pouco nessa corrida, pegas, ultrapassagens, diversificação dos pilotos na frente, surpresas com as equipes médias dando pressão nas de ponta, ou seja, tudo o que uma boa corrida deve ter. E pro campeonato, que isso ocorra o ano inteiro e a decisão seja aqui no Brasil, de preferência, na curva do lago, bem na nossa frente!
Douglas Vianna Stanquini: Espero que a próxima corrida seja equilibrada, principalmente com 3 escuderias brigando pela pole e o campeonato o mesmo, equilíbrio é a arma do sucesso de qualquer categoria no automobilismo.
Igor: A expectativa para a próxima corrida é ter muito sono, a largada será às 5h da manhã. E também tem Stock às 9h30 e Indy às 13h30, o domingão não poderá ter maiores compromissos. O campeonato deve ser muito mais equilibrado e acho que é isso que todo mundo quer ver mesmo.
Douglas Vianna Stanquini: A ousadia depende dos pilotos, parece que temos bons pilotos para arriscar e serem ousados, então os pegas vao ser emocionantes.
Marcos Pinto: Amém!!!
A. ROQUE: Para encerrarmos, apostas para a corrida que vem? Como será o desempenho do Rubens na Indy?
Igor: Malásia sempre chove, muito. Isso garante uma corrida agitada e com resultados inesperados! Na Indy, aposto em um Top5 do Barrichello na sua estréia.
Douglas Vianna Stanquini: Espero que ele (Rubens) termine a corrida e consiga se dar bem com o regulamento da Indy durante a corrida e que se ele sair da pista espere dentro carro para ser empurrado já que na Indy isso vale, e deveria valer na F-1, mas o Sr. Balestre fez questão de ESCANCARAR que não se deve empurrar um carro. É CRIME! E aí ninguém tem coragem de mudar isso hoje e todo mundo cair matando no titulo que tiraram de Senna em 89.
Marcos Pinto: Aposta de segurança: Mclaren na frente, seja qual for o piloto!! E a expectativa do Rubinho na Indy é muito boa, os testes mostraram que ele tem potencial pra excelentes resultados. E tomara que a primeira vitória seja no Anhembi, também na nossa frente!
Douglas Vianna Stanquini: Malásia, equilibrio, não dá pra apostar em alguem com segurança, talvez Mclaren que venceu ontem, mas é outro tipo de pista outras características.
A. ROQUE: Vamos encerrando nosso primeiro Volta Lançada do ano, agradecendo a todos que participaram e contribuíram para esse texto, bom dia e até o próximo.
Marcos Pinto: Até a próxima, se o sono permitir, porque o domingo vai ser cheio!
Igor: Domingo que vem, sem falta.
Douglas Vianna Stanquini: Obrigada pelo convite, no primeiro momento pensei que eu iria apenas TESTAR O SOM (risos) mas fico feliz com o convite e participação, e sucesso na nova temporada do VL. Um grande abraço a todos e CUIDE SE BEM...
Igor: (Isso se me convidarem novamente)
Douglas Vianna Stanquini: Agora que estreei no programa espero ser convidado outras vezes...
Marcos Pinto: cabô? Ficou uma porcaria, mas saindo assim de repente, até que serviu!
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Um comentário:
Massa! tem q acertar o carro logo...do contrário não chega ao fim da temporada.
ao Bruno, uma vez lançado na F1 (vide caso do Nelsinho), se não mostrar a que veio vai ser fritado em velocidade 5.
Esperava mais!
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