domingo, 12 de outubro de 2008
O SEMPRE EMOCIONANTE GP DO JAPÃO
Com excessão às decisões da FIA, que anda querendo aparecer mais que os pilotos, a corrida foi de muita emoção, a começar pela primeira curva.
O que não era novidade ou dúvida pra ninguém, realmente aconteceu.
Hamilton após largar mal e perder a ponta para Kimi que, obviamente estava ali para tentar isso mesmo, tentou recupera-la no seu estilo já conhecido, o que desencadeou uma reviravolta, nem tão prevista assim, em toda a corrida.
Afobação, arrojo, imaturidade, habilidade, inexperiência ou estilo próprio? Ou ainda uma mistura bombástica de todas essas qualidades e defeitos? Cada um faz a sua análise, mas é fato que a monotonia da F-1 foi quebrada desde seu ingresso na categoria. Tem sido o homem show das corridas, o "Lewis Mansell" como já comentei aqui em outra oportunidade.
E por conta do seu estilo, fez um esparramo geral na primeira curva, onde prejudicou a sua corrida e dos demais que seguiam imediatamente atrás, beneficiando Kubica e Alonso que pularam para primeira e segunda posições respectivamente. Pela manobra "perigosa", Hamilton foi posteriormente punido pela Fia com o, já tão conhecido de todos, drive-trought.
E sem termos ainda entendido ou enxergado direito o que havia acontecido, antes da segunda curva, David Coulthard experimentou um pouco do seu próprio veneno, quando por conta da confusão inicial, foi atropelado e tirado da corrida por Kazuki Nakajima.
A corrida seguiu e, por obra do destino, Massa a frente de Hamilton.
Os dois candidatos diretos ao título, ali, ou melhor, lá atrás, juntinhos, com a corrida prejudicada e cada um sabendo que deveria andar mais que o outro.
E quando mal nos recuperavamos das emoções da primeira volta, eis que na segunda a adrenalina volta com força total, quando Hamilton, que virava melhor, pressionava nosso brazuca que deu uma escapada na chicane e permitiu a (parcial) ultrapassagem, mas na tentativa de recuperação, põe duas rodas na grama e provoca o toque que deixou o inglês na contra mão.
Massa passou, o restante do grid também. Mas a Fia não passou em branco. Entrando em ação novamente, penaliza Massa com a passagem pelos boxes.
E a grande expectativa da corrida foi esperar o que fariam Massa e Hamilton, já que dessa forma, ambos no final do grid não marcavam pontos e Hamilton seria o grande beneficiado pois manteria a diferença com uma corrida a menos para Massa tentar a reação.
A diferença para a zona de pontuação era grande, seria necessário uma corrida espetacular de ambos para superarem o revés que sofreram.
Uma das grandes esperanças dos brasileiros, além de uma boa recuperação de Massa, era que os pit stops não nos proporcionassem alguma surpresa ruim, o que graças a Deus, não ocorreu.
O pirulito convencional foi reutilizado no lugar do eletrônico e tudo ocorreu dentro da normalidade esperada.
E Massa mais uma vez correspondeu na pista, fez um set final de corrida de arrepiar, diminuindo distâncias que aparentemente pareciam impossíveis dos competidores à sua frente, chegando a descontar 2 segundos por volta. E pilotando espetacularmente alcançou a zona de pontuação, colando no oitavo colocado, naquele momento, Mark Webber. Mas ainda faltava passar. E já na primeira tentativa, me fez chutar o teclado do computador, quando dividiu com ele um espaço que não existia no final da reta dos boxes (ainda bem que aquela mureta acabou logo) e terminando assim a corrida com o tão valioso ponto naquela altura dos acontecimentos. Mas levou dois, uma vez que após a corrida, a Fia (ela de novo) decidiu punir Sebastien Bourdais que após sair dos boxes fazia a primeira curva e se chocou com o próprio Massa que tentava a ultrapassagem.
E o grande nome da corrida foi o "príncipe das Astúrias" Fernando Alonso, que mais uma vez, aliando uma excelente estratégia, competência de campeão e uma boa dose de sorte, levou o caneco pela segunda vez consecutiva nesta temporada.
Méritos (além dos agradecimentos especiais a Hamilton) também para a Renault que conseguiu uma reação inesperada por conta de uma evolução surpreendente de seus carros no decorrer da temporada.
3 comentários:
putz... se eu soubesse que iria ler uma descrição tão detalhada da corrida tinha ido dormir mais cedo, rsrs... boa marcão!!!
Excelente Marcão!
Parodiando o jingle da campanha presidencial: "Deixa os pilotos pilotarem, Deixa os pilotos disputarem, Deixa os pilotos se baterem..."
Que saco isso, malas!
Inspiracao hein... Essas longas madrugadas digitando... hummmm o que sera que anda inspirando nosso presidente hein???
Concordo com o Igor... se eu soubesse que ia ler tudo isso aqui... tinha dormido ate mais tarde!!!
Bjkas
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