terça-feira, 14 de outubro de 2008

O VÍDEO QUE NINGUÉM VIU

A essa hora, milhões já viram, mas assitindo o Jornal da Globo agora há pouco, a reportagem sob o mesmo título mostrou o vídeo que roda na internet, que explica o porquê de Hamilton ter aparecido atrás de Massa na segunda volta.
Na entrada da curva 3, ele escapa e sai da pista quando tentava atacar Alonso, até lembrando o que muitos de nós vimos ao vivo ano passado no Brasil.
Mistério desvendado!!



Observando o jeito estranho que o carro saiu, e sem ele estar sendo pressionado por ninguém naquele momento, o motivo da escapada seria:

a) perdeu a frente no vácuo do Alonso?
b) procurava o Massa no retrovisor?
c) apertou o botão do neutro?
d) viu que era o Alonso e tremeu?
e) praticou pouco no rFactor?

Cartas para a redação!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

GP DO JAPÃO: ATÉ QUANDO?

Que a corrida no Japão foi emocionante, quase todos de nós vimos. Que o Hamilton está louco para perder mais um campeonato, também. o que não se pode admitir é essa intromissão da FIA diretamente no resultado da corrida.

Cada vez mais as decisões ultrapassam os limites da pista e acabam ficando sob responsabilidade dos comissários da prova, que enxergam o que poucos vêem, e punem a torto e a direito casos que nada tiveram de grave.

As últimas punições ocorridas devem servir como um alerta. Mais do que equilíbrio, a FIA, que obviamente tem interesses comerciais no evento, quer mostrar que todas as suas alterações geraram mais competitividade. Porém, competitividade sem tantos critérios.

Critérios que são utilizados em uma prova não são utilizadas em outras. Só para exemplificar: Hamilton X Webber na Itália e Massa X Hamilton no Japão. Um foi toque de corrida, outro passível de punição.

Até quando temos que aguentar isso?

domingo, 12 de outubro de 2008

O SEMPRE EMOCIONANTE GP DO JAPÃO

Que o GP do Japão prometia, principalmente pela configuração do grid de largada, isso era fato, mas não esperávamos tanto.
Com excessão às decisões da FIA, que anda querendo aparecer mais que os pilotos, a corrida foi de muita emoção, a começar pela primeira curva.

O que não era novidade ou dúvida pra ninguém, realmente aconteceu.
Hamilton após largar mal e perder a ponta para Kimi que, obviamente estava ali para tentar isso mesmo, tentou recupera-la no seu estilo já conhecido, o que desencadeou uma reviravolta, nem tão prevista assim, em toda a corrida.
Afobação, arrojo, imaturidade, habilidade, inexperiência ou estilo próprio? Ou ainda uma mistura bombástica de todas essas qualidades e defeitos? Cada um faz a sua análise, mas é fato que a monotonia da F-1 foi quebrada desde seu ingresso na categoria. Tem sido o homem show das corridas, o "Lewis Mansell" como já comentei aqui em outra oportunidade.


E por conta do seu estilo, fez um esparramo geral na primeira curva, onde prejudicou a sua corrida e dos demais que seguiam imediatamente atrás, beneficiando Kubica e Alonso que pularam para primeira e segunda posições respectivamente. Pela manobra "perigosa", Hamilton foi posteriormente punido pela Fia com o, já tão conhecido de todos, drive-trought.

E sem termos ainda entendido ou enxergado direito o que havia acontecido, antes da segunda curva, David Coulthard experimentou um pouco do seu próprio veneno, quando por conta da confusão inicial, foi atropelado e tirado da corrida por Kazuki Nakajima.

A corrida seguiu e, por obra do destino, Massa a frente de Hamilton.
Os dois candidatos diretos ao título, ali, ou melhor, lá atrás, juntinhos, com a corrida prejudicada e cada um sabendo que deveria andar mais que o outro.
E quando mal nos recuperavamos das emoções da primeira volta, eis que na segunda a adrenalina volta com força total, quando Hamilton, que virava melhor, pressionava nosso brazuca que deu uma escapada na chicane e permitiu a (parcial) ultrapassagem, mas na tentativa de recuperação, põe duas rodas na grama e provoca o toque que deixou o inglês na contra mão.

Massa passou, o restante do grid também. Mas a Fia não passou em branco. Entrando em ação novamente, penaliza Massa com a passagem pelos boxes.
E a grande expectativa da corrida foi esperar o que fariam Massa e Hamilton, já que dessa forma, ambos no final do grid não marcavam pontos e Hamilton seria o grande beneficiado pois manteria a diferença com uma corrida a menos para Massa tentar a reação.
A diferença para a zona de pontuação era grande, seria necessário uma corrida espetacular de ambos para superarem o revés que sofreram.
Uma das grandes esperanças dos brasileiros, além de uma boa recuperação de Massa, era que os pit stops não nos proporcionassem alguma surpresa ruim, o que graças a Deus, não ocorreu.
O pirulito convencional foi reutilizado no lugar do eletrônico e tudo ocorreu dentro da normalidade esperada.

E Massa mais uma vez correspondeu na pista, fez um set final de corrida de arrepiar, diminuindo distâncias que aparentemente pareciam impossíveis dos competidores à sua frente, chegando a descontar 2 segundos por volta. E pilotando espetacularmente alcançou a zona de pontuação, colando no oitavo colocado, naquele momento, Mark Webber. Mas ainda faltava passar. E já na primeira tentativa, me fez chutar o teclado do computador, quando dividiu com ele um espaço que não existia no final da reta dos boxes (ainda bem que aquela mureta acabou logo) e terminando assim a corrida com o tão valioso ponto naquela altura dos acontecimentos. Mas levou dois, uma vez que após a corrida, a Fia (ela de novo) decidiu punir Sebastien Bourdais que após sair dos boxes fazia a primeira curva e se chocou com o próprio Massa que tentava a ultrapassagem.

E o grande nome da corrida foi o "príncipe das Astúrias" Fernando Alonso, que mais uma vez, aliando uma excelente estratégia, competência de campeão e uma boa dose de sorte, levou o caneco pela segunda vez consecutiva nesta temporada.



Méritos (além dos agradecimentos especiais a Hamilton) também para a Renault que conseguiu uma reação inesperada por conta de uma evolução surpreendente de seus carros no decorrer da temporada.
Se ninguém, nem os mais fanáticos dos "Renaultzistas" ou "Alonsistas" apostariam numa vitória este ano em virtude do que apresentava a equipe até o meio da temporada , o que dizer de duas seguidas?
Nem no melhor dos sonhos!!
Chegando em quarto, Nelsinho também se aproveitou da reviravolta inicial e fez uma boa corrida, chegando até a encostar em Kimi Raikkonen após sua ultima parada e nos deixando em grande expectativa de um duelo entre os dois pelo terceiro lugar, mas infelizmente ficou só na expectativa.
E esse foi o inesperado pódio do Japão, que teve além de Alonso no degrau mais alto, também Robert Kubica, que após brigar bastante com sua BMW que tanto surpreendeu no começo do ano e que caiu muito de produção, ainda conseguiu se sustentar em segundo, freando o ímpeto do atual campeão Kimi Raikkonen, que voltou melhor da última parada e pressionou muito, porém decepcionou mais uma vez, não conseguindo superar a fraca(?) BMW do polonês, tendo que se contentar com o terceiro lugar.
.
Mas não escrevi tudo isso só pra fazer um resumão da corrida, e sim pra ressaltar algumas coisas que me chamaram muito a atenção nesta etapa:
.
- Massa, que mostrou que está muito afim, está decidido em tirar em essa diferença e buscar o título, tá focado no caneco, dividiu a curva com Hamilton, tocou roda mesmo, andou como gente grande no final e conseguiu beliscar dois importantíssimos pontos. Como já disse Galvão Bueno no GP da China ano passado após aquela excepcional disputa com Kubica na última volta, "é isso que se espera de um piloto da Ferrari";
Foi punido.....paciência, ele não tem outra opção agora, não pode mais correr só pra somar pontos, é arriscar ou arriscar;
.
-Hamilton, que parece não ter aprendido com os erros do ano passado e insiste em dizer que não consegue pilotar de outra forma. Ele que teria que correr pelos pontos, mais uma vez jogou uma grande oportunidade fora. Se eu fosse inglês, estaria preocupado, mas como estou torcendo para o nosso brazuca, estou na realidade adorando. Além do fator show que ele proporciona;
.
Alonso, que está de volta na sua velha e boa forma, pilotando como o campeão que foi, ainda não contando com um dos melhores carros do grid, mas sabendo se aproveitar das evoluções do carro e de toda e qualquer oportunidade que os adversários lhe dão nas corridas;
.
E a toda poderosa Fia, que não quer mesmo que os bons tempos voltem, não quer que os pilotos arrisquem mais, ultrapassem, toquem rodas, que emocionem o público, ou seja, querem apenas "carrinhos de autorama" nas pistas.
Deixem os pilotos correrem, ultrapassarem, arriscarem, tocarem rodas, nos emocionar!!
É isso que queremos ver!!!
.
DEIXEM OS PILOTOS PILOTAREM PELO AMOR DE DEUS!!!
.
Abraço a todos.
.
fotos: globoesporte.com

GGOO!!! BOLÃO F1 2008 - Resultados do GP do Japão

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - HAMILTON
Posição no Grid Aleatória (07º) - TRULLI
Volta mais rápida na corrida - MASSA
1º colocado na corrida - ALONSO
2º colocado na corrida - KUBICA
3º colocado na corrida - RAIKKONEN
4º colocado na corrida - PIQUET
5º colocado na corrida - TRULLI
6º colocado na corrida - VETTEL
7º colocado na corrida - MASSA
8º colocado na corrida - WEBBER

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
09 pontos - AUGUSTO ALAN BICO
06 pontos - CÁSSIO / A. ROQUE / STIK10
05 pontos - MARCOS / RODRIGO PIOIO
03 pontos - LEONARDO / SILVIO / DUFF
Os demais participantes não pontuaram
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
01º - 230 pontos - A. ROQUE
02º - 213 pontos - AUGUSTO ALAN BICO
03º - 178 pontos - RUI LENHARI
04º - 174 pontos - JIMMY
05º - 171 pontos - IGOR
06º - 170 pontos - LEONARDO
07º - 163 pontos - RODRIGO PIOIO
08º - 155 pontos - JOÃO
09º - 149 pontos - FABRICIO
10º - 147 pontos - RODRIGO CABRAL
11º - 144 pontos - MARCOS
12º - 143 pontos - RUDSON
13º - 124 pontos - STIK10
14º - 122 pontos - CÁSSIO
15º - 115 pontos - DUFF
16º - 097 pontos - ROSE
17º - 090 pontos - FERNANDA
18º - 088 pontos - SAMUEL SANCHES
19º - 075 pontos - JORGE
20º - 070 pontos - JORGE ASSOMBRADO
21º - 067 pontos - ELMER / MARILDA
23º - 064 pontos - CAROLINA
24º - 060 pontos - SILVIO / NETO ROX
26º - 058 pontos - OTÁVIO
27º - 055 pontos - DOU JUANES
28º - 049 pontos - JUNIOR GOMES
29º - 039 pontos - LOLI CAROLA
30º - 037 pontos - CLAU
31º - 033 pontos - CINTHIA
32º - 027 pontos - EDUARDO
33º - 015 pontos - ANDRÉ
34º - 012 pontos - LUCAS
35º - 003 pontos - KARLLUS
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

AS APOSTAS PARA O GP DA CHINA JÁ ESTÃO ABERTAS,
CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

sábado, 11 de outubro de 2008

GGOO MEMÓRIA: GP DO JAPÃO 1993

Na raça, na chuva, no sol e em cima de Prost, assim foi a vitória de Senna no GP do Japão de 1993. Fazendo uma largada melhor, ignorou o "carro de outro planeta" do piloto francês para vencer com relativa facilidade. Essa corrida também foi especial pois nela Rubens Barrichello marcou os seus primeiros pontos na Fórmula 1, chegando na quinta colocação.

A IMAGEM DO ANO

O GP de Cingapura já foi, estamos às vésperas do GP do Japão, aliás, neste exato momento, está rolando um GGOO chat enquanto esperamos o treino classificatório.
Mas essa é uma imagem que não consigo esquecer:


Parecia o final de semana perfeito, Massa e sua Ferrari perfeitos, a volta perfeita pra pole, a largada perfeita, abria vantagem sobre Hamilton, enfim, tudo caminhava para ser a corrida perfeita e que deixaria nosso brazuca na liderança do mundial, justamente em sua reta final.
Mas um "dedo podre" do responsável pelo pirulito eletrônico fez a carruagem virar abóbora.
Não adianta voltar o pirulito convencional se os erros - que de tão toscos já se tornaram inadmissíveis - não forem corrigidos. A cota já se estourou. Uma Ferrari que se preza não pode permitir tais ocorrências grotescas.
E a culpa ficou pro pirulito. O mecânico que errou com o convencional em 2000 com Schumacher e agora errou de novo com o eletrônico. E ele não foi despedido como muitos previam. Hoje e amanhã ele vai estar lá de novo.
Às vezes se faz necessário sacrificar alguém de uma equipe, para que os demais desta se conscientizem da seriedade da coisa, o que parece não estar ocorrendo na Ferrari desse ano, estão relevando demais.
Vão voltar para o pirulito convencional, mas o coitado do eletrônico não tem culpa, ele não acende sozinho, tem que ter um dedo apertando ali. A máquina só erra se o homem erra.
Na Ferrari se mantém o discurso "politicamente correto" de quem erra é a equipe e blá blá blá..
E o trabalho todo do Massa no fim de semana, como fica?? E a imagem da equipe que não errava e agora está quase no nível da Honda para se fazer chacotas??
E o campeonato, como fica?? Patrocinadores e todos os investimentos da equipe??
Até quando vão passar a mão na cabeça dos que erram?
Essa imagem mostra o baixo nível que desceu a Ferrari no quesito "erros grotescos".
Ela também mostra a impotência de um piloto, que cresceu muito em todos os sentidos, e que merecia um tratamento melhor.
Cingapura já foi, mas a (péssima) imagem ficou.

Abraço a todos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

TROCA...TROCA...

Enquanto a Ferrari substitui o sinal eletrônico de liberação dos boxes pelo velho e ainda eficiente pirulito...
A Honda, usará a novidade no GP do Japão...
...e que nenhum mecânico aperte o botão na hora errada.

GGOO MEMÓRIA: GP DO JAPÃO 1991

O ano do Tricampeonato de Ayrton Senna, em Suzuka, para não deixar dúvidas da qualidade excepcional que ele tinha como piloto. Vitória de Berger, após Senna abrir na última curva para que o companheiro o ultrapassasse.

Simplesmente emocionante! Pegue o lenço para enxugar as lágrimas.

RENAULT EM SP...

A Renault realizará no dia 30 de novembro uma exibição de seu carro de F-1 no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Em parceria com a prefeitura da capital paulista, a equipe francesa montará um circuito de rua que passará pela avenida Pedro Álvares Cabral, onde Nelsinho Piquet pilotará diante dos torcedores locais.

"Vai ser uma experiência única passar voando baixo pela avenida que circunda o Parque do Ibirapuera a bordo de um F-1. O fato de o evento acontecer no Brasil, minha terra e um dos países que mais acompanha de perto as emoções da F1, vai tornar essa aventura ainda mais especial", disse Piquet.

Além do evento da F-1, a Renault prepara também exibições de arrancada, desfile de carros antigos, apresentação de manobras especiais e performances de seus modelos antigos de competição.

Fonte: Tazio

- Edit-
07:59h

É o que informa Victor Martins em seu blog:

"A Renault deve anunciar hoje que vai trazer seu "Road Show" para São Paulo no fim de novembro.
Depois de se apresentar em Kiev e ter uma parada ainda neste mês em Lisboa, haverá uma apresentação do modelo R27 ou R28 na capital paulista, muito provavelmente com Lucas Di Grassi. "

Brasilia, Salvador e agora São Paulo, nunca antes na história deste país (epa, já ouvi esta frase em algum lugar) se viu tantos carros e equipes de Fórmula 1 fazendo efetivas ações mercadológicas andando em diferentes pontos deste Brasil.

COLUNA DO ROQUE: O DIA EM INTERLAGOS TREMEU

Muitas das vezes poucos gestos significam muito mais do que uma grande ação, assim começou a história do GP Brasil de 1999. Numa época em que a venda de ingressos era dificultada ao extremo, você só podia comprar diretamente na bilheteria do autódromo, uma ação mercadológica salvou aqueles tiveram dificuldades de adquirí-los.

Em uma ação inédita até então, a Petrobrás que acabara de ingressar na F-1, colocou um pacote especial de ingressos à venda na sua rede de postos de combustíveis. Ao comprar o ingresso, você ficaria em um setor exclusivo (setor E), com direto a lanche no local e ainda por cima ganhava um Kit composto por uma camiseta verde, um protetor auricular, uma almofadinha para se sentar e uma capa de chuva...tudo isso por apenas R$ 120,00. Sorte dos atrasadinhos que puderam comprar esta opção de ingresso com inúmeras vantagens, principalmente de acesso.

Mias uma vez a Prefeitura de São Paulo colocava à disposição dos aficcionados brasileiros um sistema de transporte dito inteligente. Dito porque esqueciam de ensinar o caminho de Interlagos para os motoristas, então a viagem do metro república até a pista sempre rendia muitas risadas do pessoal ensinando o melhor caminho para se chegar. Como cada um sabe uma forma diferente de se chegar, muitas vezes os próprios passageiros se atrapalhavam e confundiam as bolas, o que gerava uma reclamação enorme dos demais e muitas risadas quando o motorista não se conformava com o trabalho.

Desta forma só conseguimos chegar ao setor E por volta das 9 horas da manhã na expectativa de ver Rubens Barrichello correr. Nos treinos ele deu um show à parte, contra as Mclarens do outro planeta, Rubinho conseguira o 3º tempo, mas devido à equipe em que ele estava e seus desempenhos anteriores pouca gente acreditava numa possível zebra, mas neste dia os raios intensos de sol indicavam uma coisa diferente. Surpresas estavam para acontecer.

E começaram a acontecer logo na largada, com Coulthard ficando parado e Barrichello largando bem pulando para o segundo lugar. Arquibancada em festa, gritos, ansiedade. Ninguém tirava o olho da pista...de repente a surpresa, Hakkinen fica lento, parece que a marcha certa não entrou e Rubinho passa para primeiro. De um circuito de F-1, Interlagos vira um estádio de futebol com 75 mil pessoas gritando sem parar o nome de Barrichello.

Um vibração sem tamanho, olhares incrédulos, uma alegria sem fim, algo impossível de descrever, será que era o dia? - alguns perguntavam...mas esta festa toda durou 19 voltas. O tempo de Barrichello parar nos boxes. Depois disso, ao voltar atrás de alguns pilotos que não haviam parado ainda, teve tempo para realizar novas ultrapassagens, com arrojo e coragem, reascendendo a vibração da galera. Ele chegaria facilmente no pódium, porém a sorte não acompanha Rubinho em seu GP local, e o resto está registrado na história...

GP BRASIL: CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam 22 dias para a Galera da GGOO se reencontrar e amarelar o Setor G de Interlagos.

Tá esperando o que? Acha nós lá!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FOTO DO DIA

Em uma época de bons exemplos, a filha do chefe...



... defendendo uma boa causa.

GGOO MEMÓRIA: GP DO JAPÃO 1990

E Senna deu o troco, na única vacilada de Alain Prost se deixa sua Mclaren bater na Ferrari do francês. Fim de prova para ambos e título mundial para o brasileiro. Melhor que isso só a festa pela dobradinha brasileira com Piquet em primeiro e Moreno em segundo.



Alegria brasileira em plena madrugada...bons tempos, estes.

FIM PRÓXIMO?

Lembram daquela musiquinha de origem mexicana: "Ai, ai, ai, ai... Tá chegando a hora..." ?

Rubens Barrichello certamente está com ela na cabeça.

Deu no Grande Prêmio: Barrichello pode se aposentar!

Honda e Barrichello sequer conversaram sobre renovação até o momento, e o que é pior, a quipe nipônica estaria conversando com Bruno Senna, fatos esses que têm feito o piloto considerar a aposentadoria, mesmo contra a sua vontade.

"Muito se especula em nomes, em coisas. Tem um silêncio muito grande dentro da Honda, que é super desforável neste momento para os pilotos. Fora da pista, isso me enche um pouco", desabafou o piloto em coletiva concedida no Japão.

Caso a renovação não ocorra, Barrichello tem as seguintes possibilidades:

-Toro Rosso: na equipe italiana o nome de Sebastien Buemi é dado como praticamente certo. Bourdais tem sem futuro incerto ainda e briga pela segunda vaga que teria leve tendência à um piloto mais experiente, de acordo com a preferência dos diretores da equipe. É aí que Barrichello poderia se encaixar, porém disputaria vaga com Sato e, mais remotamente, com Alonso. Correm por fora, ainda, Nelsinho Piquet e Bruno Senna (apadrinhado pelo dono da equipe, Gerard Berger);

-Renault: o fraco desempenho de Nelsinho Piquet não garante uma vaga na equipe e já correm boatos de que o brasileiro estaria negociando com Honda e Toro Rosso. Alonso tem carta branca na equipe. Muito se fala em Di Grassi no lugar de Piquet. O atual piloto de testes da Renault vêm agradando a equipe com seus resultados, tanto na GP2 quanto nos testes.

Especulações à parte, se depender da vontade de Rubens Barrichello, ele continuará na principal categoria do automobilismo mundial, "Não estou preparado para me aposentar. Não é o final do mundo, mas eu daria praticamente tudo para estar em um carro de F-1 em 2009".

Possibilidades expostas, resta apenas espererar para saber qual rumo o grid da F1 tomará para 2009. Mas uma coisa é certa, tal rumo depende - e muito - da decisão do bicampeão Fernando Alonso.

MÔNACO, BIOCOMBUSTÍVEIS E O FUTURO...

Como bem dissemos ontem, o futuro dos automóveis (e porque não da sociedade) depende de atitudes concretas que geram uma transformação do atual status quo para um novo paradigma baseado no desenvolvimento das nações atrás de um atuação mais economicamente sustentável, socialmente justa e ecologicamente correta.

Diante deste quadro, vozes em prol desta mudança começam a surgir timidamente através de ações concretas (e não como aquela marca de pneus japoneses que pinta o pneu de verde para conscientizar as pessoas e pouco ou nada faz para melhorar todo o resto). Uma das primeiras personalidades realicionadas a Fórmula 1 a assumir a causa é o Príncipe Albers de Mônaco querendo a utilização de biocombustíveis em seu GP, substituindo a tradicional gasolina.

Uma idéia que deve ser aplaudida e comemorada. É através de atitudes assim que a transformação do mundo se consolida. Notícia positiva também para o Brasil, detentor da melhor tecnologia sobre biocombustíveis do mundo.

Sinceramente torço para campanha pelo uso de Biocombustíveis na F-1 dê certo e que o seu sucesso seja imediato...só espero que não chamem o presidente Lula para ser um dos padrinhos desta causa.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Velho Frank



Frank Williams, em uma de suas últimas fotos antes do acidente em Março daquele ano.

GGOO MEMÓRIA: GP DO JAPÃO 1989

Brigas, ultrapassagens, disputas...tudo isso marcou o GP do Japão de 1989. Senna deu um show, primeiro perseguindo Alain Prost e, depois do acidente, ultrapassando Nannini na penúltima volta. Pena que todo este esforço não resultou em vitória e sim em uma punição.

FUJI BY PULGA

E nosso "bug" predileto aprontou mais uma das suas e, com Rubens Barrichello, nos mostra os detalhes da pista de Fuji.




O mais legal é o que acontece no finalizinho do vídeo, só espero que não aconteça na realidade...

GP BRASIL F1 2008 - Saiu a Programação Oficial

Sexta, 31 de Outubro:
07:00h: Abertura dos Portões
08:45h-09:15h: Treino Livre Formula BMW
10:00h-11:30h: Treino Livre Formula 1
14:00h-15:30h: Treino Livre Formula 1
16:30h-17:05h: Treino Livre Porche Club
17:20h-17:55h: Treino Livre Trofeo Maserati

Sábado, 1º de Novembro:
07:00h: Abertura dos Portões
11:00h-12:00h: Treino Livre Formula 1
14:00h-15:00h: Sessão de Classificação Formula 1

15:15h-15:45h: Formula BMW
16:00h-
16:35h: Sessão de Classificação Trofeo Maserati
16:00h-17:20h: Sessão de Classificação Porsche Club

Domingo, 2 de Novembro:
07:00h: Abertura dos Portões
09:00h-09:35h: Formula BMW
09:50h-10:25h: Trofeo Maserati
10:40h-11:10h: Porsche Cup
11:25h-11:45h: Desfile Carros de Serviço
14:20h: Formação do Grid de Largada
15:00h: 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

Toda a programação está sujeita a modificações sem aviso prévio
Fonte: www.autodromointerlagos.com

A SUSTENTABILIDADE E OS CARROS DE CORRIDA...

Aderindo a campanha da FIA "Make Cars Green", a Bridgestone utilizará no GP do Japão pneus com listras verdes como forma de promover a busca por veículos menos nocivos ao meio-ambiente.

Pera aí, quer dizer que pintar simplesmente o pneu de verde ajudará a conscientizar as pessoas? Que balela. Antes de mais nada é preciso saber se o pneu que vai ser utilizado foi composto por todo um processo estratégico de ações sustentaveis.

Da retirada do sugo da seringueira à forma como um pneu é confeccionado, levando-se em conta os impactos nas comunidades fim, tudo isso deve se considerar para a elaboração de um pneu "verde".

Simplesmente pintá-lo além de utilizar-se de instrumentos poluidores representará uma falta de conhecimento do conceito básico de sustentabilidade: "um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um longo período de tempo".

Em tempo, os pneus em Fuji terão o seguinte aspecto:



Acho que só combinará com a Honda...