terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Duelos Internos 2014: McLaren*

* Por Luis Fernando Ramos


Com o grid já formado e os testes em andamento - num quadro em que ainda é difícil avaliar o potencial de cada carro -, é hora de olhar para cada equipe e ver como elas estão de pilotos. Os duelos internos são sempre uma faceta interessante da Fórmula 1, colocando dois nomes lutando com as mesmas armas. Começamos a série hoje olhando para uma das duplas mais interessantes, a da McLaren.

É o clássico duelo entre o veterano que só tem a perder e o novato que só tem a ganhar. A Jenson Button cabe liderar a equipe num ano que é praticamente de transição para preparar a chegada dos motores Honda. Já Kevin Magnussen precisa justificar a aposta feita pelo time. Mas, para isso, basta andar próximo de um cara experiente e campeão do mundo. Se batê-lo, eventualmente ou frequentemente, o dinamarquês já entra no lucro.

Pessoalmente, acho que Button vai prevalecer nessa briga, mas terá de trabalhar para isso. Sua fraqueza está nas classificações, mas os indícios iniciais em Jerez apontam para um MP4-29 eficiente em voltas rápidas. Afora isso, a experiência deve fazer a diferença. Na Espanha, me impressionou o profissionalismo com que Button encarou o trabalho (e depois, as entrevistas), mesmo com uma expressão extremamente abatida pela perda de seu pai, sua maior referência. Transpareceu que, ao invés de se fechar, pode usar a perda como um incentivo a mais na busca pelo sucesso. E com a Honda chegando com força no ano que vem, ele sabe que tem uma chance real nas mãos de brigar por um novo título.

Já Magnussen me impressionou em Jerez pela tranquilidade com que está vivendo esta chegada na Fórmula 1. Nenhum sinal de deslumbramento ou desconforto com a oportunidade. Apesar da pouca idade, parecia convicto de que uma vaga numa equipe de ponta era algo seu de direito - e isto é sempre um bom sinal. Seus desempenho na World Series no ano passado mostra também que é um piloto muito regular e com uma taxa baixa de erros. Características importantes para se estabelecer na categoria neste ano. Em seu país, ele já é comparado a Fernando Alonso (leia aqui).

Potencial explosivo? Baixo. Button é inteligente o suficiente para marcar seu espaço sem partir para um confronto direto que pode minar o time. E Magnussen parece inteligente o suficiente para não causar problemas logo de cara. Além do mais, a prioridade dos dois está em se unir para melhorar o time em 2014. Uma eventual briga por vitórias e títulos, a lógica aponta, seria só no ano que vem.

E você, como vê este duelo se desenvolvendo?

Jenson Button
Número: 22
Local de Nascimento: Frome (Inglaterra)
Idade: 34
GPs disputados: 239
Vitórias: 15
Poles: 8
Melhores voltas: 8
Pontos: 1046

Kevin Magnussen
Número: 20
Local de Nascimento: Roskilde (Dinamarca)
Idade: 21
GPs disputados: 0
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Pontos: 0

Nenhum comentário: