sábado, 1 de fevereiro de 2014

Clássicos de corrida feitos de Lego são nossa nova obsessão*

* FlatOut


Clássicos de corrida feitos de Lego são nossa nova obsessão
Dá para montar praticamente qualquer coisa usando Lego. E, se você for um cara ligado em carros, também sabe que há quem faça miniaturas incríveis com os blocos dinamarqueses de montar. Quer se inspirar para fazer os seus próprios modelos? Fique, então, com uma seleção de carros de corrida clássicos que foram feitos peça a peça?
A comunidade de construtores de Lego é gigantesca. Para a alegria dos mortais como nós que, no máximo, usamos aquelas plataformas com rodinhas e alguns blocos para fazer sedãs quadrados, estes caras gostam de exibir seu trabalho pela internet, seja em blogs, fóruns, no Youtube ou no Flickr.
Para tentar te inspirar, separamos algumas (re)criações de carros de corrida clássicos, que vão de Fórmula 1 a Le Mans, com diferentes níveis de complexidade — há alguns modelos bastante detalhados e outros bem simples, quase caricatos. No entanto, todos são muito bacanas e te levam a pensar “por que eu nunca tentei fazer isto”? Só esperamos não surtir o efeito contrário, te fazendo achar que jamais será capaz de fazer algo neste nível.
classicos lego (12)
Este aqui é um Honda RA272, criado pelo usuário português do Flickr Biczzz. O RA272 foi o carro usado pela Honda na temporada de 1965 da Fórmula 1, e tinha um motor V12 de 1,5 litro que girava a mais de 14.000 RPM. Além do ronco sensacional, este também foi um dos carros mais bonitos a competir na F1 em nossa opinião.
O McLaren MP4/4 dispensa maiores comentários. Com ele, Alain Prost e Ayrton Senna venceram 15 das 16 corridas da temporada de Fórmula 1 de 1988, e conquistaram 15 das 16 pole positions. As exceções foram o GP de Silversone, em que Gehrard Berger ficou com a pole, e o GP da Italia, em Monza, que Berger venceu.
classicos lego
A recriação em Lego foi feita por Luca Rusconi, que tem uma queda por carros de Fórmula 1 clássicos e também fez o Lotus 79 e o Tyrell P34, entre outros.
classicos lego (3) classicos lego (2)
Voltando um pouco mais no tempo, o que dizer deste Alfa Romeo 8C 2600 Tipo B 1933 absurdamente detalhado, feito por Bob Alexander? O motor de oito cilindros em linha e 2,6 litros (daí seu nome) desenvolvia 215 cv, e levava o 8C de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Nesta configuração, o carro venceu as 24 Horas de Le Mans de 1933. Em 1935, Tazio Nuvolari venceu as “flechas de prata” da Mercedes no GP de Nürburgring ao volante de uma versão com motor do Tipo B equipada com motor de 3,2 litros.
classicos lego (5)classicos lego (4)
Outras das criações de Alexander incluem o inesquecível Porsche 917 com pintura Gulf — atente para os detalhes do cockpit e do motor flat-12 — e o Jaguar XJR-9 que, com seu V12 de sete litros, venceu as 24 Horas de Le Mans em 1988 pela primeira vez desde 1957, e quebrando o combo de vitórias da Porsche que vinha desde 1980.
classicos lego (7)porsche-917classicos lego (6)
Estes são só alguns exemplos. No fim do post você vai encontrar os links para as galerias no Flickr e ver que o trabalho destes caras é simplesmente deslumbrante.
“Mas, FlatOut!, vocês só mostram estes carros cheios de detalhes? Vou demorar anos para ficar assim?” Não se preocupe: também há recriações mais simples, porém tão bacanas quanto. Jake Moon tem um estilo mais minimalista e simples, que mostra que dá para fazer bem mais do que você fazia quando era criança sem precisar de maquetes virtuais ou kits e mais kits de Lego Technik.
classicos lego (11)
E ele até te ensina passo-a-passo como construir um Peel P50!
peeç
Agora você só precisa de uma versão de Lego do Jeremy Clarkson…

Nenhum comentário: