domingo, 12 de maio de 2013

Em Duas Rodas: A corrida da Fênix.


A fênix, na mitologia grega, é o pássaro que depois de morto renasce das cinzas, na terceira etapa do Mundial de MotoGP de 2013, que aconteceu no último domingo, 05/04 no circuito espanhol de Jerez de La Frontera, ocorreu o renascimento de um piloto que não tinha outra opção, a não ser vencer, e foi justamente isso que fez com sua Honda o piloto Dani Pedrosa.

No campeonato do ano passado ele tinha tudo para ser o campeão, depois do acidente que tirou seu companheiro de equipe, Cassey Stoner, da disputa de vários grandes prêmios. Mas a disputa acabou sendo vencida pela regularidade do piloto, Jorge Lorenzo, da Yamaha.

Diferente da Fórmula 1, onde o jogo de equipe é comum, na MotoGP o piloto possui é um concorrente declarado em sua equipe. Em 2013 as duas equipes principais e oficiais, Honda e Yamaha, estão sem dúvidas com os 4 melhores pilotos da categoria e disputam um campeonato a parte.

No primeiro duelo no Qatar deu Yamaha com Lorenzo, no segundo, que aconteceu EUA, a primeira vitória - na categoria - de Marc Marquez com sua Honda e o terceiro GP,  na Espanha, a vitória, da "fênix", Dani Pedrosa e sua Honda. Agora os fãs da categoria torcem para a vitória do, "velhinho", Valentino Rossi.

Entre os 4 pilotos principais estão representantes de 3 gerações: Valentino Rossi o "coroa" da turma; Pedrosa e Lorenzo e o "menino" Marc Marquez. No grande prêmio da Espanha, com três espanhóis no pódio, o que chamou a atenção, além do renascimento de Pedrosa, foi a ultrapassagem do estreante, Marc Marquez, na última curva e com direito a toque entre as carenagens das motos, em cima do bi-campeão, Jorge Lorenzo.

Com Pedroza em primeiro, Marquez em segundo, Lorenzo em terceiro e Valentino em quarto, em uma corrida que todos esperavam as Yamahas na frente, o campeonato promete muito para as próximas corridas. Quando eu disse que Honda e Yamaha disputam um campeonato a parte, no quinto lugar ficou a Yamanha de Cal Crutchlow e em sexto a Honda de Álvaro Baustita.

Agora, aos fãs, é aguardar qual será o desenrolar da manobra de Marques em cima de Lorenzo, já que o piloto da Yamaha não estava com cara de muitos amigos depois da prova, e torcer para que o The Doctor vença o próximo GP, que será na França em 19/05, e assim deixe o campeonato ainda mais interessante. 

Um comentário:

Igor * @fizomeu disse...

Boa Sapatero... opinião é o que não falta aí, seja-bem vindo!!!