quarta-feira, 6 de junho de 2012

Kubica se recupera de última cirurgia no cotovelo direito e já pode virar volante, garante médico


No fim de maio, Robert Kubica foi submetido a mais uma cirurgia para ajudar a melhorar a mobilidade de seu braço direito, ainda seriamente lesionado depois do gravíssimo acidente sofrido no Rali Ronde di Andora, na Itália, em 6 de fevereiro de 2011. Desde então, o ex-piloto de BMW e Renault não conseguiu voltar à F1 e vem lutando para se recuperar plenamente da quase tragédia na região da Ligúria. Desta vez a operação foi no cotovelo direito, informa o site Grande Prêmio.

O responsável por conduzir o procedimento cirúrgico no piloto polonês, de 27 anos, foi Dr. Ruggero Testoni, no hospital Pederzoli, localizado nas cercanias de Verona, na Itália. Durante a operação, o médico substituiu ossos lesionados do cotovelo de Robert por duas próteses. Na opinião do cirurgião, Kubica agora terá total capacidade para esterçar o volante de um carro.

Dr. Testoni também confirmou que o polonês já vinha realizando testes no simulador antes da operação, como treinamento físico e também para avaliar as condições dos membros lesionados após a batida em fevereiro do ano passado.

“Desta forma [com a cirurgia], o piloto poderá esterçar completamente o volante, enquanto antes ele era incapaz de fazê-lo para baixo, por isso ele era forçado a soltar o volante para virar à esquerda”, comentou o médico em entrevista à imprensa italiana. “A cirurgia foi precedida de uma série de testes em um simulador de carro. Vai levar pelo menos um mês para [ele] se estabilizar”, acrescentou.