* Por Tony Dodgins - do Autosport.com
A temporada de boatos da F1 sempre começa nesta época do ano. A maior parte dos rumores e da especulação é sobre os planos de Lewis Hamilton, mas, em Montreal, o campeão de 2008 não estava atuando nos bastidores.
“Não estou pensando sobre o meu futuro”, disse Hamilton. “Tenho pessoas que fazem isso por mim. Em algum momento, vou sentar e dizer o que acho, mas, agora, estou tentando vencer outro campeonato. Quem sabe, talvez eu nem continue no próximo ano...”
Isso parece uma coisa estranha de se dizer, e enquanto Lewis não entra na discussão com a imprensa sobre o seu futuro, você não pode apostar que ele não esteja pensando nisso.
Não é uma decisão fácil. Qualquer potencial rota para a Ferrari parece estar bloqueada por Fernando Alonso em um futuro previsível, e então existe o rumor sobre a opção da equipe por Sebastian Vettel para 2014.
Um chefe de equipe disse no Canadá que, quando a música parar, todos os principais jogadores ficarão provavelmente sentados onde estão, incluindo Felipe Massa na Ferrari.
Se você fosse Lewis, o que faria? Continuar na mesma posição parece ser uma opção. Ou talvez ele pense em renovar antigas amizades com Nico Rosberg, na Mercedes. O time da estrela de três pontas com certeza gostaria de trazê-lo, se eles tivessem coragem suficiente para dizer a Michael Schumacher que não existe mais espaço para o heptacampeão.
Se isso acontecer e Michael não quiser parar, Bernie Ecclestone disse há algum tempo que gostaria de ver as duas grandes estrelas da Alemanha (Vettel e Rosberg) juntos na Red Bull. Isso poderia funcionar?
Webber na Ferrari é um acordo que eu consigo enxergar. Mas o chefe dele não concordaria. “Por que ele iria querer sair?” questionou Christian Horner, em Monte Carlo, depois que Webber conquistou a sua segunda vitória no GP de Mônaco com uma Red Bull.
Acho que a sensação é que, depois da tenacidade demonstrada por Webber na Red Bull e a sua negativa de apenas atuar em um papel de coadjuvante de Vettel, por que ele aceitaria ser o segundo de Alonso na Ferrari? Parece que é de compreensão geral que qualquer um que vá para Maranello precisa aceitar este papel em seu destino. Alonso controla a Ferrari de uma forma muito maior até mesmo do que Schumacher controlou.
Acredita-se que a Scuderia está inteiramente contente com o que tem – e por que não estaria? – e não pensa em fazer nada para tirar Alonso de sua zona de conforto.
Se a suposta opção da Ferrari por Vettel em 2014 tem algum fundo de verdade, é interessante que Alonso esteja preparado para ter o alemão ao seu lado, mas não Hamilton. Ele precisa estar silenciosamente confiante de que pode administrar o fato de ter o campeão de 2010 e 2011 no mesmo carro que ele. Mas Lewis? Ele já passou por esta experiência antes...
Mas Alonso e Webber se dão bem e talvez Fernando veja Mark como um companheiro de equipe ideal, rápido e confiante, mas não rápido como Lewis. Então, voltando à questão de Horner: por que Webber iria querer sair?
Bem, primeiro, ele fará 36 anos em agosto. Um bebê perto de Schumacher talvez, mas claramente mais perto do final sua carreira do que do começo. E que lugar melhor para terminar a carreira do que na Ferrari?
Segundo, Webber é um verdadeiro entusiasta do esporte. Logo após o triunfo em Mônaco, ele foi direto para a Ilha de Man (no Mar da Irlanda), apoiar John McGuinness, vencedor pela 16º vez de uma corrida de TT. Um tipo de pessoa que a mágica de Maranello iria registrar.
No entanto, se Vettel está vindo em 2014, isso não significaria que a vaga ficaria aberta apenas por um ano? Possivelmente, mas e se Sebastian não for? Em qualquer caso, no final de 2013, Webber completará sua 12ª temporada na F1 e pode achar que já é o bastante.
E toda a história de ser o número dois? Bem, talvez, mas se você olhar na história recente, a distinção não era clara na fase Raikkonen/Massa. Quando Felipe andava bem, ele tinha a permissão de fazer isso, e o fez entre 2007 e a metade de 2009.
Também, Webber é realista. Ele passou os últimos seis anos na Red Bull em um carro altamente competitivo nas últimas quatro temporadas. Pilotou carros de Adrian Newey e teve a sua chance de ser campeão, em 2010.
Não aconteceu para ele e podemos imaginar o quanto o australiano se lamenta por aquele GP da Coreia. Sim, você pode pensar que foi apenas um de 19, mas...
Hoje, Webber pode ver as coisas de uma maneira diferente. Newey é muito mais do que apenas um aerodinamicista, mas também é justo dizer que ele é um gênio da aerodinâmica. Mas será que a FIA não tirou parte de sua influência com as mudanças na regra sobre o difusor soprado e as restrições mais rígidas sobre as asas flexíveis? Se existe um momento para pilotar para outro time, pode ser agora.
A Ferrari pode não estar tendo uma grande temporada, mas está se aproximando disso e Alonso está na briga pelo campeonato. E você sabe que, com certeza, mesmo em um ano ruim, Maranello não irá colocá-lo no nível da HRT. Além disso, nunca um australiano pilotou para a Ferrari.
O que a Scuderia veria em Webber? Um competidor rápido, focado, determinado, confiável e corajoso, que trabalharia bem com Alonso e ajudaria no campeonato de construtores. E recentemente, não foi Luca di Montezemolo que falou da importância da experiência? Não foi por acidente, alguém suspeita. Aí está, me convenci.
2 comentários:
assunto off post: SERÁ ESTE O NOSSO FIM???
http://tazio.uol.com.br/noticia/spturis-interlagos-tera-nova-area-de-boxes-na-reta-oposta/
to começando a ficar preocupado...imaginem os preços dos ingressos,ja que NOSSO SETOR sera totalmente transformado(assassinado)!
Nosso setor??
Esquece, ali NUNCA mais será nosso setor...
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