segunda-feira, 26 de março de 2012

CARTA ABERTA AO CANAL SPORTV

Ao canal SporTV, canal de TV a cabo, PAGA!

RESPEITO*
sm (lat respectu) 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão. 3 Apreço, atenção, consideração. 4 Acatamento, deferência. 5 Obediência, submissão. 6 Referência, relação. 7 Medo, temor. 8 Direito, justiça, razão

CONSIDERAÇÃO*
sf (lat consideratione) 1 Ato de considerar. 2 Raciocínio, reflexão, opinião. 3 Deferência, estima ou importância que se dá a alguém. 4 Atenção. 5 Valimento, importância. 6Circunspeção no que se diz ou no que se faz. sf plPonderações, reflexões.

As definições acima foram extraídas do dicionário Michaelis, cujo exemplar deveria estar presente na mesa dos senhores, diretores da redação, pois mostraram total desconhecimento do significado destas palavras para com os fãs do automobilismo nesse domingo. Não deram a mínima importância a nenhuma dessas definições.

Estava na grade de programação deste canal, as 00:00 hs deste domingo, o evento GP2, etapa de abertura desta categoria de automobilismo, com transmissão ao vivo.
Houve um atraso de 10 minutos, devido ao jogo de vôlei que se estendeu, se não me engano, até o set desempate. Até aí, tudo bem, imaginei que os senhores transmitiriam a GP2, com delay (desculpem minha ignorância, não sei se é possível fazer um delay de 10 ou 15 minutos), ou VT em seguida.
Não, os senhores não o fizeram, entrou no ar o SporTV News, que NÃO estava na programação, enquanto o evento ao vivo, programado na grade do canal, acontecia.
Falta de respeito e consideração!!

Após centenas de reclamações de inúmeros telespectadores, via Twitter, os senhores com certeza perceberam o erro crasso que cometeram, tanto que o apresentador do jornal informou que faria uma pausa para a transmissão da corrida e voltaria em seguida.
Pensei: - “Opa, agora vai!!”
Simplesmente os senhores colocam no ar um bloco GIGANTESCO de comercias, enquanto o evento ao vivo, programado na grade do canal, acontecia.
Falta de respeito e consideração (2)!!!!

Eis que entra a vinheta da GP2 (aleluia) e começa a transmissão.
- “Que legal, vou ver a ultrapassagem do Luiz Razia na largada que lhe rendeu a liderança e as do Felipe Nars (essas informações pipocavam no Twitter, devido a falta de transmissão)
Entra então a transmissão, AO VIVO, com a corrida já na 14ª volta, e os narradores dando bom dia, convidando os telespectadores a acompanha-los em todas as emoções da corrida.
TODAS? E a largada? E as ultrapassagens dos brasileiros? A corrida tinha 30 voltas, e os senhores começaram a transmissão na metade!!
Os narradores (não os culpo, isso deveria ter partido da direção do canal) não se deram ao trabalho sequer de inventar uma desculpa esfarrapada para justificar o atraso, começaram a narração como se nada tivesse acontecido.
Falta de respeito e consideração (3)!!!!

Contente com o resultado da corrida e muito decepcionado com a atitude da emissora, fui dormir, pois havia trabalhado o dia inteiro e ficado acordado até tarde. E em virtude disso, abri mão de assistir a F-1 pela TV Globo, devido o horário, pois estava programado na grade deste canal o VT da F-1 as 08:00 hs.
Pois bem, eram 08:15 hs, os senhores ainda transmitiam o VT da GP2, que estava programado para as 07:00 hs. E quando terminou, começou o VT da segunda corrida da GP2. Até aí, tudo bem, não tinha assistido mesmo. Até imaginei que devido ao atraso da F-1, os senhores também atrasariam o VT
Porém, eram mais de 09:00 hs quando terminou o VT da GP2, entrou o programa Rumo à Londres, que NÃO estava na grade da programação.
Falta de respeito e consideração (4)!!!!

E tome avalanche de reclamações via Twitter, e, de novo, somente depois disso (parece que a coisa só funciona no grito), os senhores soltaram um pedido de “desculpas”, que devido ao atraso da F-1 estavam editando e divulgariam em breve novo horário.
Esse “em breve” se traduziu na exibição do VT somente as 18:00 horas, quando, inevitavelmente, eu já sabia de todos os detalhes da corridas, tirando aquele tesão de não saber o fim.
Entre o horário do término da F-1 e o fim do VT da GP2 se passou muito mais de uma hora.
Editando o que? Cortar o pedaço da interrupção da prova e juntar as outras duas é tão difícil assim? Com todos os recursos de hoje?
E com relação à GP2, qual a desculpa?
Falta de respeito e consideração (5)!!!!

Mas o fator principal nesses dois episódios, é que faltou uma atitude básica de quem é contratado para prestar um serviço e não pode cumprir esse contrato junto ao seu cliente: uma satisfação.
Sim, afinal de contas, eu tenho que pagar para poder assistir ao canal dos senhores, não é sinal aberto.
Um simples GC durante o programa que estiver passando no momento, informando que devido tal motivo o programa tal não será exibido no horário, uma mensagem nas redes sociais, no site, evitaria todo esse desgaste e essa insatisfação que os senhores provocaram em seus clientes, como pode ser visto principalmente pelos “elogios” que os senhores receberam via Twitter, canal onde também havia um pessoal reclamando que os senhores não exibiram um jogo de futebol feminino, se não me engano, entre Brasil x Canadá, que também estava programado e não foi ao ar. Ou seja, a falta de respeito e consideração não está sendo tão rara assim para com os assinantes do canal.

Os senhores podem achar que sou um idiota perdendo tempo em escrever tudo isso aqui por causa de um simples programa de TV.
Não se trata apenas do programa em si.
O que os senhores precisam entender, é que as pessoas que realmente são fãs de esporte, cada um na sua modalidade, chegam a modificar suas rotinas, seus horários, seus compromissos, para poder, com todo o direito que tem, curtir seu programa predileto naquele horário.
Eu sou um dos “zumbis” que ficam assistindo os treinos de F-1 na madrugada, dando audiência para os senhores, perdendo horas de sono, trabalhando cansado, alterando minha rotina.
Me programo de diversas formas para, naquele horário, conforme a grade de programação anunciada pelos senhores, eu esteja livre e desimpedido para curtir o meu programa favorito.
E tenham a certeza de que eu não sou o único a fazer isso, os senhores sabem pela audiência quantos mais tem.

Não sou tão ignorante a ponto de não entender que imprevistos acontecem, mas da próxima vez, avisem por favor, para que eu e muitas outras pessoas, não fiquem como palhaços na frente da TV, vítimas do descaso dos senhores.

Caso contrário, o slogan do canal corre o sério risco de mudar para “SporTV, o canal campeão em reclamações”!!

5 comentários:

Leandro disse...

Bela carta, você tem razão em todos os itens do texto, parabéns pela coragem e iniciativa desta publicação.

Igor * @fizomeu disse...

pau neles, presidente!!!

Fabricio Spada disse...

Perfeito, fiquei numa puta duvida de assistir a F1 na Globo ou as 8h no sportv, ainda bem acordei pouco antes das 5h e por incrível que pareça eu tava susse e bora assistir F1, caso contrario teria perdido a corrida... Fica uma dica, essa reclamação merecia ser publicada no www.reclameaqui.com.br

Rafael Vieira disse...

Bem, se ainda não bastasse a zona que foi feita pela Sportv em sua programação, ela possui 3 canais, isso mesmo, a Sportv no canal 39, Sportv 2 no canal 38 e Sportv 3 no canal 35, então fica a pergunta, pra tanto canal? Pra lambança ser maior?

Aproveitando, deixa eu escovar a NET também, pois esse final de semana tive que viajar, com isso assistir F1 fora de casa nunca é tão bom quando em casa no sofá com todos os recursos possíveis (HD, 5.1, Laptop, biscoito Negresco e Coca-Cola), então, eis que eu pago pelo tal do NET HD MAX, que é para deixar gravando a corrida enquanto estava nessa viagem, certo?

ERRADO, pois com o atraso da prova na Malasia o que aconteceu? A gravação ficou sem o final da corrida, olha o absurdo dessa operadorinha amadora, pois se o programa atrasa, não tem um FDP dentro dela pra prestar atenção e ajustar isso na hora e evitar caras como eu ficarem insatisfeitos, mas se vc ainda tá achando pouco, eu pedi para gravar a segunda corrida da GP2 que iria começar as 18:45 do domingo, adivinha o que ele gravou? A corrida de F1, resumindo F1 em HD e 5.1, fiquei sem o final e a G prova 2 da GP2, nem gravado foi, pois foi na verdade gravado o GP de F1, esse sim com o final. Alguém sabe dizer se a Sky é menos ruim.

Abraços,

Rafael Vieira

Marcos - Blog da GGOO disse...

Rafael, é tudo a "lesma lerda"!!!