A nova edição da revista italiana Autosprint, que foi às bancas nesta semana, trata sobre o futuro de Felipe Massa. A publicação especializada em automobilismo afirma que um "caso de 20 milhões" de euros (cerca de R$ 50 milhões) representa um "enigma" que separa o piloto da renovação do contrato com a Ferrari, o qual se encerra em 2012.
A cifra é o equivalente, segundo o veículo, à diferença entre o valor recebido pelo campeão do Mundial de Construtores da Fórmula 1 e o quarto colocado da tabela, lugar ocupado atualmente pela Ferrari.
A revista, cuja capa mostra a imagem do brasileiro pilotando o carro vermelho e tem a manchete "intriga Massa", lembra que o piloto vem contribuindo pouco com a pontuação da equipe entre os construtores, informa o site Terra.
Após 11 corridas disputadas das 20 programadas para o calendário da F1 neste ano, ele soma 25 pontos, contra 164 de seu parceiro, o espanhol Fernando Alonso. Nas palavras da publicação, essa situação "está tocando o limite do paradoxo", além de eventualmente fazer a escuderia perder dinheiro nas cotas de divisão de prêmios.
A discussão da renovação do contrato de Massa, que na comparação da Autosprint se tornou um "romance policial", não teria avançado em agosto, quando a categoria permanece em férias - retorna em 2 de setembro, com o Grande Prêmio da Bélgica.
Segundo a revista, "para manter Felipe sob pressão a Ferrari anunciará o segundo piloto só no inverno (europeu)", o equivalente a novembro ou dezembro, ao fim da temporada. "Até agora se dizia (justamente) que o piloto não tinha alternativa senão convencer Maranello a mantê-lo por um outro ano, mas agora a pergunta é se a Ferrari tem alternativas", questiona o periódico.
Nesse contexto, a publicação lembra que o alemão Sebastian Vettel "ainda está longe" da equipe italiana, enquanto que o australiano Mark Webber foi confirmado pela Red Bull para o ano que vem e "em 2014 não interessará mais à Ferrari". A revista ressalta ainda que o inglês Jenson Button descartou uma transferência e que a renovação do contrato de Lewis Hamilton com a McLaren é "quase certa".
Mesmo sem muitas opções, a tendência ferrarista seria esperar para anunciar o futuro de Massa, deixando Alonso por mais tempo sem um parceiro definido. O espanhol, atual líder do Mundial de Pilotos, tem vínculo com a escuderia até 2016.
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