quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pintou o campeão?*

* Por Teo José


Will Power chegou em 2º lugar, nesse domingo, no GP de Sonoma. Saiu na pole, liderou o maior número de voltas e só perdeu para seu companheiro Ryan Briscoe devido a uma troca mais lenta nos boxes em uma bandeira amarela. Ele ainda é líder e tem 422 pontos contra 386 de Ryan Hunter-Reay e 381 do Hélio Castroneves. O brasileiro saiu em quarto perdeu uma posição na primeira volta, cometeu um erro ao tentar ultrapassar Dixon [bateu na traseira do piloto da Ganassi] e foi punido. Por isso caiu para 26º lugar, mas acabou em sexto. O prejuízo com a prova de recuperação foi bem menor do que aparentava.

Faltam duas provas para o fim: Baltimore, circuito de rua, no próximo domingo; e Fontana, oval longo, dia 15. Desta forma estão em jogo ainda 106 pontos. Olhando apenas os números podemos dizer que tudo está aberto. Está. Para mim, até a página 2. Power depois de lutar pelo campeonato nos dois últimos anos, agora esta com mais experiência. É um piloto mais completo para categoria e, no momento, está pelo menos dois passos na frente dos adversários. Sem falar que tem a preferência da Penske. Na Indy este fato não é tão grande, mas tem sim um significado. Por menos que seja, pode fazer a diferença na hora da verdade.

Em Baltimore, ele tem todas as possibilidades de terminar na frente de seus rivais. Em Fontana, por ser oval, pode ter mais dificuldades - principalmente com Helio. Mas acredito que vai chegar com uma boa diferença para administrar. Por isso vejo o australiano como grande favorito ao titulo. Coloco a corrida do próximo domingo como fundamental para os três.

Rubens Barrichello terminou em Sonoma na quarta colocação, após ter largado em 11º. Foi o melhor resultado dele e a prova mais constante. Depois de criticar muito sua equipe, ontem disse que o resultado tinha muito do trabalho de seu engenheiro e mecânicos.

Rubens está buscando um carro mais rápido e uma melhor estrutura. Para isto é fundamental o apoio de alguma empresa. No momento se apega a Honda [hoje corre com Chevrolet]. Pode conseguir algo melhor, mas não acredito que desembarque em uma Chip Ganassi. Apenas palpite. Agora é curtir até sexta o bom resultado de ontem e continuar negociando.

Nenhum comentário: