quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sinal amarelo na Ferrari*

* Por Felipe Motta

É praxe nesta época do ano dizer que é impossível analisar quem está na frente de quem com base em testes de pré-temporada. No entanto, há sempre como pontuar algumas coisas.

Está claro que a Ferrari começou como a McLaren em 2011, ou seja, atrás. As declarações dos membros do time são transparentes. E acreditem: em um momento de início de trabalho ninguém cantará vantagem antes da hora. No entanto, uma equipe não fica fingindo estar mal só para dar de malandro. Isso não existe.

Está claro que o carro da Ferrari não funcionou bem na semana passada. Isso não significa (ainda) que nasceu mal. Um carro novo depende de alguns fatores. Até o time compreender bem suas reações é difícil pensar que ele não presta. Porém, quando houver a compreensão e nada avançar, temos o diagnóstico de que a vaca foi para o brejo.

A McLaren é um ótimo exemplo do que pode acontecer. Começou 2011 atolada em problemas, conseguiu dar a volta por cima ao assimilar as possibilidades do projeto e foi a segunda força do ano (e única a incomodar a Red Bull) com seis vitórias no total.

Mas para que isso aconteça uma equipe precisa entender seus erros e problemas, e a Ferrari não está neste ponto. Ela ainda parece perdida na tentativa de compreender seus novos componentes. E pior: tem apenas mais duas semanas de testes até a abertura do Mundial, em Melbourne, dia 18/03.

Caso seja mesmo um fracasso, estejam certos que a casa vai cair geral em Maranello. Não vai sobrar um por lá. A pressão por resultados é grande e dar um vexame não vai ajudar em nada. Se o carro de 2012 não melhorar, Stefano Domenicali e sua turma podem preparar seus pescoços.

Um comentário:

Igor * @fizomeu disse...

huahuahua... #chupaferrari