* Por Ivan Capelli
Enquanto a Fórmula 1 descansa após quatro dias de testes, a gente fica aqui queimando a cabeça tentando entender alguma coisa. A maior parte das análises se baseia nos tempos de volta, o que eu costumo desconsiderar. Assim, resolvi fazer outro tipo de levantamento: a quilometragem rodada.
Pois bem, eis o saldo de voltas das equipes nos primeiros quatro dias de testes em Jerez. Algumas surpresas inclusive.
1) Lotus – 404 voltas
2) Williams – 371
3) Caterham – 358
4) Mercedes – 348
5) Toro Rosso – 316
6) McLaren – 313
7) Force India – 308
8) Sauber – 297
9) Red Bull – 295
10) Ferrari – 270
11) Hispania – 108
O que dá para supor a respeito?
- As equipes grandes ainda não estavam preocupadas com resistência. Red Bull e Ferrari foram as que menos andaram (desconsiderando a Hispania, que estava com o carro do ano passado e não tem muito dinheiro).
- Em compensação, Lotus, Williams e Caterham andaram pra burro. No caso da Lotus, talvez a explicação seja outra: dar quilometragem a Kimi Raikkonen, que há mais de dois anos não tinha contato com um carro de Fórmula 1. O finlandês foi um dos pilotos que mais andou (mas isso a gente vai ver daqui a pouco).
- A Force India perdeu um dia de testes depois de uma panca de Jules Bianchi logo no começo da manhã. Não fosse isso, talvez tivesse feito um número de voltas similar ao de Lotus e Williams.
- A Sauber também teve problemas mecânicos com Kobayashi, provavelmente ficaria mais acima na tabela também.
- Posto isso, surpreende mesmo as poucas voltas de Ferrari e Red Bull. O programa dos times muito provavelmente previa avaliação de determinados componentes e do comportamento dos novos carros diante de algumas configurações bem específicas, sem exigir grande quilometragem.
- O carro da Williams pode vir a ser uma droga, mas é resistente. Foi a equipe que mais andou e não enfrentou panes mecânicas. É um ponto positivo.
Agora, o ranking de voltas dos pilotos:
1) Bruno Senna (Williams) – 249 voltas
2) Romain Grosjean (Lotus) – 212
3) Kimi Raikkonen (Lotus) – 192
4) Kamui Kobayashi (Sauber) – 181
5) Nico Rosberg (Mercedes) – 174
6) Michael Schumacher (Mercedes) – 174
7) Paul di Resta (Force India) – 170
8) Heikki Kovalainen (Caterham) – 167
9) Lewis Hamilton (McLaren) – 166
10) Felipe Massa (Ferrari) – 164
11) Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) – 159
12) Daniel Ricciardo (Toro Rosso) – 157
13) Mark Webber (Red Bull) – 150
14) Jenson Button (McLaren) – 147
15) Sebastian Vettel (Red Bull) – 145
16) Pastor Maldonado (Williams) – 122
17) Jarno Trulli (Caterham) – 117
18) Sergio Perez (Sauber) – 116
19) Pedro de la Rosa (Hispania) – 108
20) Fernando Alonso (Ferrari) – 106
21) Nico Hulkenberg (Force India) – 90
22) Giedo van der Garde (Caterham) – 74
23) Jules Bianchi (Force India) – 48
- A Williams investe é em Bruno Senna para desenvolver seu carro. Andou mais do que o dobro que seu companheiro Pastor Maldonado. Para o brasileiro, é o melhor cenário possível. Bruno até hoje não conseguiu fazer uma pré-temporada na Fórmula 1 e receber uma atenção assim da equipe é fundamental para seu desenvolvimento. Estas 249 voltas dadas correspondem a mais de 3 GPs completos de F1. É bastante coisa.
- Já a Lotus andou quase tanto quanto a Williams, mas dividiu seu trabalho quase que irmanamente. Grosjean e Raikkonen tiveram praticamente o mesmo tempo de pista.
- Nesse sentido, a Mercedes foi rigorosa. Exatas 174 voltas para cada um de seus dois pilotos, Rosberg e Schumacher. Também foi uma das equipes que mais andou, ainda que estivesse com o carro do ano passado.
- A Sauber, assim como a Williams, deu preferência a um piloto. No caso, Kobaysahi. Mesmo enfrentando problemas mecânicos, andou o equivalente a um GP a mais do que seu companheiro Perez. Pelo programa, deveria ter andado até mais.
- A Caterham centralizou os trabalhos em Heikki Kovalainen, deixando Jarno Trulli numa situação ruim. Cedeu o cockpit ao piloto de testes Giedo Van der Garde em um dia e ficou com um número de voltas muito baixo. Emprego em risco?
- Hulkenberg também andou muito pouco na Force India, tendo sido substituído em um dia por Jules Bianchi. O francês também dividiu um dia com o titular Di Resta. Mesmo assim, depois da besteira que fez ao bater o carro, terminou como o piloto com menos voltas.
- Dos pilotos de ponta, Fernando Alonso foi o que menos andou. Quem esquentou o banco da nova Ferrari foi mesmo Felipe Massa. Se isso quer dizer alguma coisa? Não sei.
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