quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FELIPE NASR VAI DE GP2!

Uma nova esperança brasileira se aproxima da Fórmula 1. Felipe Nasr acertou sua participação na GP2 e vai disputar as preliminares do Mundial deste ano pela DAMS, atual campeã da categoria, diante dos olhares dos chefes de equipe da principal categoria do automobilismo. Nas últimas três temporadas, este brasiliense de 19 anos ganhou dois importantes títulos internacionais, que o credenciam como uma das principais promessas do país no esporte a motor, informa o site Globo.com.

- A decisão de correr nesta categoria pesou pelas opções de equipes que a gente tinha, e as melhores condições estavam na GP2. É um carro bastante avançado, muito próximo de um Fórmula 1, inclusive com pneus bem parecidos. Neste ano também teremos a opção de usar compostos macios, médios, duros, então é um passo a mais para alcançarmos o nosso objetivo principal – analisa o piloto.

Em 2008, quando era ainda um piloto de kart, Felipe disputou a preliminar do GP do Brasil pela Fórmula BMW. Terminou em segundo lugar e foi convidado para correr no campeonato europeu de 2009, onde seu talento despontou: foi campeão com nove vitórias, largando dez vezes na pole position. O passo seguinte foi a competitiva Fórmula 3 inglesa, formadora de nomes como os campeões Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Felipe fez um campeonato irregular no primeiro ano, mas em 2011 faturou o título com sete vitórias e chamou a atenção de grandes equipes da Fórmula 1. E ainda encerrou a temporada com um segundo lugar na corrida que reúne pilotos do mundo todo nas ruas de Macau.

Tudo isso rendeu a Felipe Nasr a 32ª colocação na lista dos 50 melhores do mundo da revista inglesa 'Autosport', sendo o primeiro entre os pilotos até 19 anos de idade. E 2012 já começou muito bem para ele. Estreando nas tradicionais 24 horas de Daytona, em janeiro, o piloto terminou em terceiro lugar, tornando-se também o mais jovem da história a subir ao pódio em cinquenta anos de história desta prova.

Agora chegou a vez de enfrentar o último degrau da escada que leva à Fórmula 1. Felipe Nasr acaba de ser contratado para disputar a GP2 pela equipe DAMS, a campeã do ano passado com o francês Romain Grosjean, atual titular da Lotus ao lado do finlandês Kimi Raikkonen. Apesar da transição para carros com mais que o dobro da potência em relação aos que ele guiava na F-3, a expectativa é de uma temporada competitiva.

- Eu não me vejo na pressão e ganhar o campeonato, não estou desesperado para fazer isso no primeiro ano. A vontade de ganhar está em mim, é claro, mas isso vai depender da minha adaptação, pois o carro tem 600 cavalos, contra os 250 que eu estava acostumado. Estou tranqüilo, pois entro na GP2 com um plano de dois anos, e acho que o maior desafio é entender o carro e me encaixar com a equipe, e aí sim buscar resultados. Se não der para vencer agora, vamos para o ano que vem – confia o piloto.

A partir deste ano, a GP2 disputará um campeonato mais longo, fruto da unificação dos torneios europeu e asiático. Serão 12 rodadas duplas, 11 delas nos mesmos finais de semana da Fórmula 1. A temporada 2012 começa em março, no circuito de Sepang, na Malásia.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

tá bem encaminhado... patrocínios fortes... agora precisa corresponder na pista!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Se fizer o que fez na F3, tá na F-1 em 2013!