segunda-feira, 18 de maio de 2009

F-1: CURIOSIDADES

Algumas curiosidades sobre a Fórmula 1, que recebemos por email (enviado por Rosiane Stabile).

Você sabia que:

- O piloto com a maior seqüência de pódios é o alemão Michael Schumacher. Foram 21 pódios consecutivos iniciados no GP dos EUA de 2001 até o GP do Japão de 2002.

- O campeão com a melhor média de pole positions é Nigel Mansell em 1992 - obteve 14 poles num total de 16 corridas - índice de 87,5%.

- Denny Hulme em 1967 e Niki Lauda em 1984 foram campeões sem nenhuma pole position.

- Juan Manuel Fangio foi campeão em todas as 4 equipes em que correu - Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Maserati.

- A menor diferença entre um campeão e um vice foi em 1984 - Niki Lauda venceu Alain Prost por apenas meio ponto.

- Jochen Rindt é o único piloto campeão póstumo. Ele morreu na curva Parabólica de Monza, no dia 5 de setembro de 1970, mas só foi campeão no dia 4 de outubro daquele ano, quando Emerson Fittipaldi lhe garantiu o título, com a sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP dos Estados Unidos.

- Em duas temporadas, 1964 e 1988, o vice fez mais pontos do que o campeão. Em 1964 Graham Hill fez 41 pontos mas, pelo regulamento da época, teve que tirar 2 e John Surtees, o campeão, manteve os seus 40. Em 1988 Alain Prost fez 105 pontos, mas teve que tirar três segundos lugares e ficou com 87. O campeão Ayrton Senna fez 94, mas teve que tirar um quarto e um sexto e ficou com 90.

- Os únicos campeões com apenas uma vitória foram Mike Hawthorn em 1958 e Keke Rosberg em 1982.

- O Brasil é o único país com dois tricampeões de Fórmula 1 e com três pilotos com mais de um título mundial - Nelson Piquet (3), Ayrton Senna (3) e Emerson Fittipaldi (2)

- Stirling Moss é o único piloto da história da Fórmula 1 que conseguiu classificar-se entre os 3 primeiros em 7 temporadas consecutivas. De 1955 a 1958 foi vice-campeão e de 1959 a 1961 foi terceiro colocado no campeonato. Ele é considerado o melhor piloto inglês de todos os tempos e o melhor piloto não-campeão da história da F-1.

- A última vitória de um carro com pneus Firestone aconteceu no GP dos EUA na temporada de 1972 - quando Emerson Fittipaldi ganhou seu primeiro campeonato mundial na F-1.

- A corrida de Fórmula mais curta de todos os tempos foi o GP da Austrália, na temporada de 1991 disputado no circuito de Adelaide, devido a uma chuva torrencial, e após dezenas de acidentes e derrapadas sensacionais. O total de voltas válidas foi de apenas 14.

- O pior final de semana da história da Fórmula 1 foi a do GP de Imola, na temporada de 1994. Chamado de Final de Semana Negro, ele mostrou ao mundo várias tragédias e situações de graves riscos: no treino da sexta-feira Rubens Barrichello sofreu grave acidente, saindo machucado; no treino de sábado morreu o piloto Roland Ratzenberger numa colisão na curva Gilles Villeneuve; durante a corrida JJ Letho e Pedro Lamy colidiram, ferindo muitos espectadores; e duas voltas depois do reinício da corrida Ayrton Senna não conseguiu fazer a curva Tamburello, devido a problemas na barra de direção, e morreu tragicamente. A corrida prosseguiu novamente, e um acidente nos boxes causou graves ferimentos num mecânico que foi atropelado.

Fonte: Blog do automobilismo brasileiro

3 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Valeu Rose, muito boas as curiosidades!!

Rodrigo Cabral disse...

Que detalhes Rose!

Estas curiosidades..já lembrando o trágico final de semana para a F1..muito bem lembrado estes detalhes.

- IGOR! - disse...

boas curiosidades...
já conhecia algumas...
mas outras foram novidade pra mim!!!