sexta-feira, 29 de maio de 2009

COLUNA DO ROQUE: OS BRASILEIROS

Do auge das expectativas a uma frustração ainda que contida. Esse é o panorama atual, analisando os pilotos brasileiros na temporada de 2009 da F-1. De Felipe Massa esperava-se um piloto aguerrido, lutando por vitórias, mas a Ferrari não colaborou. De Rubens, a surpresa e enfim a chance de um título, o que cada vez mais está difícil.

Analisando os aspectos históricos das decisões envolvendo os pilotos brasileiros temos a seguinte situação:

Emerson Fittipaldi (1972, 1974) - Seus adversários eram Jackie Stewart e Clay Regazzone e, com base na sabedoria e na consistencia, conseguiu o título.

Nelson Piquet (1981, 1983, 1987) - Foram seus adversários Carlos Reutemann, Alain Prost e Niguel Mansell e na base da malandragem e da competência superou os adversários.

Ayrton Senna (1988, 1990, 1991) - Foram seus adversários Alain Prost e Niguel Mansell, no talento e na determinação superou a todos.

Felipe Massa (2008) - Lewis Hamilton, na mais emocionante das decisões, perdeu para incompetência da equipe.

Rubens Barrichello (2009) - Jenson Button, nas promessas de sempre a não adptação ao carro.

De todos, Senna, Piquet e Barrichello disputaram o título contra companheiros de equipes, ditos primeiros pilotos. E na hora do vamos ver, usaram de artifícios psicológicos para desestabilizar seus companheiros e levar vantagem.

Ao ser bonzinho demais, abrir os detalhes de ajuste de carro para o companheiro, Barrichello simplesmente deixa as coisas acontecerem e com o mesmo discurso de sempre as águas vão passando debaixo da ponte.

A diferença é pouca e Button não é lá estas coisas, será que ele não pode esconder um pouco o jogo, esconder o papel higiênico, e pisando no acelerador da direta, desestabilizar o piloto inglês?

Piloto inglês, equipe inglesa...te lembra alguma coisa? Sim...Nelson Piquet. E, justamente na malandragem, ele conquistou o título.

Abre o olho, Rubens, abre o olho. As chances estão ai.

3 comentários:

Marcelão disse...

Rubinho muito boca mole.
E tipo asssim, não querendo falar assim, existe acelelador da esquerda?

Igor * @fizomeu disse...

acho que essa (última) chance já passou...

Marcos - Blog da GGOO disse...

Nem de longe ele tem a malandragem do Piquet....infelizmente...