segunda-feira, 4 de maio de 2009

DIFICULDADES DE BARRICHELLO - POR TEO JOSÉ

Rubens Barrichello tem na Brawn GP as mesmas condições que Jenson Button, a única diferença está no sistema de freios. Desde os tempos de Honda o material utilizado pelas pastilhas é diferente. Rubens tem uma freada mais agressiva, direta, já Jenson pega um pouco mais leve. A regulagem também sempre foi diferente.

Na Brawn, Rubens começou a ter nesta diferença também um problema. Com o material utilizado e a forma de frear, o aquecimento com temperatura do ar mais elevada faz com que o rendimento comece a ser afetado. Foi isto que o prejudicou no final de semana passado no Bahrein, a corrida com as mais altas marcas. Sem ter uma solução imediata, ele andou sem as chamadas 'calotas' traseiras, com isto perdia um pouco de aerodinâmica, coisa mínima mas que apresentava diferença. A tática de três paradas foi também para tentar esfriar um pouco todo sistema. Mesmo se não tivesse estas dificuldades, deveria terminar atrás do companheiro, já que devido a uma quebra de uma aleta do bico dianteiro teve sua classificação prejudicada e Button um fim de semana perfeito.

A solução para o problema do freio ainda não foi encontrada e Barrichello não se adapta a outro tipo de freada. Para a Espanha um novo material pode ser utilizado, mas no circuito de Barcelona suas chances serão maiores, já que lá é sempre mais complicado chegar a temperatura ideal do sistema de frenagem, isto ficou comprovado nos testes da pré-temporada.

A Brawn vai ter novidades em seu carro também, não todas que pretendia, mas com parte das inovações espera diminuir por volta entre três e quatro décimos. O brasileiro mantém sua motivação e otimismo do começo do ano, acha que é apenas uma fase aliada ao talento e competência do Button, mas que logo, logo poderá virar, principalmente depois de obter sua primeira vitória. Com os problemas enfrentados até agora, considera um bom começo de temporada, porque conseguiu marcar pontos e tem tempo para descontar a desvantagem.

Deixo claro que ainda acredito na possibilidade de disputar o título, resolvendo estes problemas e tendo uma postura mais agressiva. Até acho que ele também sabe disto. Vamos esperar.
Fonte: Blog do Teo José

4 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

talvez o problema seja no pedal ao lado do freio... já passou da hora da tal "faca nos dentes" que o barrichello tanto falou antes do campeonato e que até agora eu não vi!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Sim, vamos esperar...mas até quando?

Fabricio Spada disse...

Se na Espanha não mostrar serviço, ja era!

Rodrigo Cabral disse...

Essa é a disculpa genial..genial mesmo!

Para o erro da Brawm com o Barrica no último GP..e mais ainda..

a disculpa ideal que o Barrica estava procurando nos dizer..