segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Três gigantes*

* Por Luis Fernando Ramos



O Grande Prêmio de Abu Dhabi foi uma montanha-russa desenfreada de emoções de 55 voltas de duração. No lugar mais improvável: o circuito de Yas Marina, cuja curta história na Fórmula 1 havia sido escrita com corridas modorrentas. E que premiou o mais improvável dos vencedores. Kimi Raikkonen se tornou o oitavo piloto a ganhar uma corrida nesta temporada e o fez quando sua equipe a Lotus, dava sinais de estagnação no desenvolvimento do E20.

Foi mesmo um triunfo de piloto. Que começou com uma volta espetacular na classificação, o suficiente para colocá-lo em quarto lugar no grid. Sua largada foi excelente, superando Mark Webber e Pastor Maldonado de uma só vez. Depois, Raikkonen se aproveitou do abandono do líder Lewis Hamilton, que teve um problema de pressão de combustível em sua McLaren. Discretamente feliz, bem a seu estilo, o finlandês não deu bola para quem creditou sua vitória ao fator sorte.

- Ganhamos por que merecemos, fomos melhores neste final de semana. É simples assim. Alguns vão dizer que não foi merecido, mas eu não me importo: vencemos e levamos o máximo de pontos - falou o finlandês, que não vencia desde o GP da Bélgica de 2009. Foi também o primeiro triunfo de um time com o nome Lotus desde o GP dos Estados Unidos-Leste de 1987.

Mas Raikkonen não foi o único vencedor em Abu Dhabi. Num final de semana em que a Ferrari não conseguiu fazer funcionar a contento nenhuma das atualizações que trouxe para o F2012, o espanhol conseguiu diminuir sua diferença para o líder do Mundial Sebastian Vettel após uma ótima pilotagem, sabendo atacar nos momentos decisivos.

- Estou orgulhoso do trabalho que fizemos, nosso carro ficou em sexto ou sétimo em quase todas as sessões mas terminamos a corrida descontando três pontos em relação a Sebastian.

O alemão da Red Bull foi outro que deixou o circuito de Yas Marina com o sorriso de um vencedor. Depois do problema na classificação no sábado, largou dos boxes. E voltou para a última posição no meio da prova após precisar trocar uma asa avariada após erros seus no meio do pelotão. Ainda assim, se recuperou de forma incrível para terminar no pódio.

- O início do prova foi uma confusão só, mas foi uma corrida na qual, acima de tudo, me diverti. O resultado foi ótimo para nós, era uma boa chance para Fernando e a Ferrari se recuperarem mas não permitimos isso.

Para os brasileiros, uma prova lutada que resultou em pontos. Massa não teve um bom ritmo na parte inicial da prova, mas terminou em sétimo. Já Bruno Senna se recuperou de uma confusão na largada para ficar em oitavo ao final da prova.

Nenhum comentário: