quarta-feira, 18 de março de 2009

SOS INTERLAGOS!

A idéia nos foi passada em Janeiro, durante o GP Cidade de São Paulo através de um abaixo assinado conduzido pelo Dú Cardim. Agora o que era só papel, passou a ser virtual, comandada por uma bela comissão formada por FRANCISCO LAMEIRÃO, INGO HOFFMANN, PAULO GOMES, BIRD CLEMENTE e BOB SHARP. A ideia, revigorar a pista velha de Interlagos.

Vamos fazer a nossa parte, vamos lutar pela volta da magia que é o velho circuito de Interlagos! Mais do que isso, vamos ajudar a transformar o complexo atual no SUPER INTERLAGOS, com três opções de traçados: FÓRMULA 1, ANEL de VELOCIDADE (ANEL EXTERNO, para provas de turismo) e CIRCUITO ANTIGO (para provas de longa duração e categorias de turismo).

Para participar, basta entrar no site oficial pró Interlagos, clicando aqui. Ou, participar mais ativamente através da realização de abaixo assinado, conforme segue:

OBSV."Cole o texto, imprima, obtenha assinaturas, e envie para":
World Copy
Rua Cesário Mota, 13. Bairro Boqueirão - Santos - S.P. Cep: 11045-040
Aos Cuidados de Daniela ou Júlia

CAMPANHA de REATIVAÇÃO do CIRCUITO de INTERLAGOS ANTIGO

REFORMA
Desde a grande reforma de Interlagos terminada no final de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em que a pista foi literalmente mutilada, a comunidade automobilística não pára de lamentar a decisão.O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.

Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.

Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".

PORQUE FICOU MENOR
A pista foi drasticamente reduzida, de 7.960 M para 4.309 M . Até aí compreensível, graças ao desempenho fantástico da Fórmula 1 e normas de segurança.

O que ninguém esperava era a redução da pista siguinificar abandono completo da original, ao contrário do que fora feito no Circuito de Nürburgring, na Alemanha em que foi construído um menor, de 4,5 km para a Fórmula 1, porém mantendo intacto o anterior de 22,8 M, 189 curvas.

Interlagos reformado, imaginava quem vivia em torno do automobilismo, significaria ter sido mantido o antigo, com seu miolo e anel externo, mais um novo e curto traçado que atendesse às necessidades da Fórmula 1 moderna.

Quando se soube que o traçado antigo seria abandonado para sempre, houve grande decepção. Entretanto, a luta para que isso não fosse feito foi pequena e muitos pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo até hoje se arrependem disso.

Desejo do Brasil, que se tornou referência mundial na Fórmula 1, títulos, vitórias, mitos eternos, nos fazem repensar a trajetória.

RETORNO
O retorno de Interlagos à plenitude é um anseio de todos que militam no automobilismo e até daqueles que já não pilotam mais.

Estudos demonstram ser viável reativar o traçado antigo, sem nenhuma interferência com o atual de Fórmula 1, uma vez que praticamente tudo do original continua a existir, estando apenas desativado.O único ponto do circuito antigo que exigirá mais trabalho será a Curva do Sargento, uma vez que ali foi construída uma quadra poliesportiva na gestão Marta Suplicy (sem uso atualmente). Mas não é nada que não possa ser resolvido.

Restabelecido o circuito original, poderão ali ser realizadas as famosas provas de longa duração, com toda a sua grandiosidade e espetáculo, hoje eclipsados pela pista de apenas 4,5 km de extensão que, inclusive, limita bastante o número de carros na largada.

O "Super Interlagos" representará a reafirmação da excelência e da supremacia de São Paulo como o maior centro de automobilismo do Hemisfério Sul.
Será possível, na mesma área, dispor-se de três circuitos em vez do único atual, com várias opções de traçado a saber:FÓRMULA 1, ANEL de VELOCIDADE e CIRCUITO ANTIGO.

Campanha de Reativação do Circuito de Interlagos Antigo
Você, como praticante ou entusiasta do automobilismo, paulistano ou não, pode participar desta campanha pondo seu nome completo, número de um documento de identidade e sua assinatura.

Este abaixo-assinado será levado à administração do Município de São Paulo.

Obrigado pelo seu apoio!

Comissão da campanha Pró-Reativação do Autódromo de Interlagos Antigo, formada por Francisco Lameirão, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Bird Clemente e Bob Sharp.

Assinaturas pró-reativação do Interlagos antigo, a seguir:


A GGOO também apoia esta ideia.

3 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Meu sonho é assistir uma corrida na pista antiga...
Tô dentro.

- IGOR! - disse...

e eu assino isso aonde???

Cristina disse...

No começo eu não ia assinar, porque achei que não veria mais F1 em Interlagos, mas depois de ler vi que dá pra realizar a "inmudança" e preservar a F1.

Assino duas vezes. Que a PM depois venha prender-me.