sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
COLUNA DO ROQUE: SÓ NO JEITINHO
Faltando pouco mais de 60 dias para a abertura da temporada da Fórmula 1, as equipes começaram a colocar o seu "time em campo" e mostrar as suas pseudo armas para um longo campeonato.
Por mais que tais testes não representem muita coisa em termos de competitividade para o público, para as equipes é interessante uma vez que os pilotos estão descobrindo o funcionamento do novo carro, suas caracteristicas, seu modo adequado de pilotar, além de testar componentes específicos.
E aí que entra o jeitinho das equipes, sempre buscando brechas no regulamento, usa e abusa de artifícios para obter melhores resultados.
A história começa com as especulações de quem vai usar o Kers na primeira corrida ou não. Muitos dizem que ainda não o tem pronto, após os primeiros testes, algumas equipes já falam em usar miniKers somente para a largada e outras já falam em usar o equipamento em sua integralidade.
E vai mais além, com algumas equipes ainda testando o carro novo com artifícios do ano passado, onde o carro vivia cheio de penduricalhos, asinhas e afins. Seria isso falta de confiança no carro? Falta de um piloto que realmente saiba entender problemas e passar as melhores informações para os engenheiros? Ou será que o negócio destes pilotos é só sentar no carro e acelerar?
Enquanto o final de semana da corrida da Australia não chegar, as equipes passarão a maior parte do tempo buscando soluções baseadas em resultados de pista (suas e de seus concorrentes) e, acima de tudo, buscarão subterfúgios por meio das brechas no regulamento, dando um jeitinho aqui, um jeitinho acolá para fazer de tal carro, um carro vencedor.
E uma dúvida fica, se houverem muitos problemas nos carros, será que o piloto também dará o seu jeitinho ou os atuais "pilotos de simulador" não saberão improvisar?
Respostas na corrida de abertuda do campeonato, na Australia.
Por mais que tais testes não representem muita coisa em termos de competitividade para o público, para as equipes é interessante uma vez que os pilotos estão descobrindo o funcionamento do novo carro, suas caracteristicas, seu modo adequado de pilotar, além de testar componentes específicos.
E aí que entra o jeitinho das equipes, sempre buscando brechas no regulamento, usa e abusa de artifícios para obter melhores resultados.
A história começa com as especulações de quem vai usar o Kers na primeira corrida ou não. Muitos dizem que ainda não o tem pronto, após os primeiros testes, algumas equipes já falam em usar miniKers somente para a largada e outras já falam em usar o equipamento em sua integralidade.
E vai mais além, com algumas equipes ainda testando o carro novo com artifícios do ano passado, onde o carro vivia cheio de penduricalhos, asinhas e afins. Seria isso falta de confiança no carro? Falta de um piloto que realmente saiba entender problemas e passar as melhores informações para os engenheiros? Ou será que o negócio destes pilotos é só sentar no carro e acelerar?
Enquanto o final de semana da corrida da Australia não chegar, as equipes passarão a maior parte do tempo buscando soluções baseadas em resultados de pista (suas e de seus concorrentes) e, acima de tudo, buscarão subterfúgios por meio das brechas no regulamento, dando um jeitinho aqui, um jeitinho acolá para fazer de tal carro, um carro vencedor.
E uma dúvida fica, se houverem muitos problemas nos carros, será que o piloto também dará o seu jeitinho ou os atuais "pilotos de simulador" não saberão improvisar?
Respostas na corrida de abertuda do campeonato, na Australia.
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5 comentários:
Jeitinho... então esse ano dá massa... nada como os brasileiros para darem um jeitinho!!! hehehehe
graças a Deus nós brasileiros somos os mestres do jeitinho..e vamo q vamo, que esse ano é Massa..
Eu Acredito!!!! kkkkkkkkkkkk
existem um dito popular que diz:
"Se mudar a cor do capim, o burro more de fome."
Veremos quem é quem nesse campeonato.
Neste caso, entendo que jeitinho signifique habilidade, talento, competência.
Pra mim que, acompanho corridas desde que me conheço por gente (final da década de 70), e vi pilotos andarem em carros que dependiam de pura habilidade e perícia, fico perplexo em ver alguns falarem de seus carros hoje, que não são bons, que saem muito de frente ou traseira, é instável, o KERS atrapalha, não tem mais TC, falta asa, etc.
PILOTO QUE É PILOTO, ACELERA COM OS 2 PÉS, PÕE A BARATA DE LADO NA CURVA, SEGURA NO BRAÇO E VAI EMBORA!!
Se derem um carro dos anos 70 pra eles hoje, nem saem do lugar, se sairem, não fazem a primeira curva.
Lastimável...muito pilotinho de autorama tirando lugar de gente boa.
Mas essa, é só minha singela e humilde opinião.
PS: dinossauro é a mãe!!
regulamento novo, todo mundo tentando dar uma de esperto... já aparecem asinhas disfarçadas, bigornas, até espelhos retorvisores e escapamentos foram usado com apêndice aerodinâmico... o que vale??? o que não vale???
e só reiterando o comentário do nosso amigo tiranossauro rex acima... hoje em dia tá cheio de piloto de autorama mesmo!!!
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