quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FERRARI - QUEM É O PRIMEIRO PILOTO??

Vejamos Felipe Massa testando seu carro em Mugello:

Vejamos agora, Kimi Haikkonen: Percebeu alguma coisa estranha?

Não!!!


Veja os números dos carros.

Achou?

É...realmente, o ângulo das fotos e o local que ficou estampado, não ajuda muito a visualização dos números, mas faça uma forcinha que você consegue.

Achou agora? Tá ali, em cima do logotipo da Shell. E aí, achou estranho?

Sim, eu também achei muito feio esse modelo, mas não é isso que quero dizer.

Explico.


Após a FIA publicar a numeração dos pilotos para a temporada 2009, estranhou-se o fato de Felipe Massa ter ficado com o nº 4, uma vez que, geralmente, o piloto melhor colocado na temporada anterior recebe o primeiro número da equipe, neste caso, o nº 3.
Isso não é regra, mas pratica-se esse procedimento por respeito ao desempenho do piloto, salvo excessões como, por exemplo, um piloto que seja declaradamente o primeiro da equipe, ou comum acordo entre ambos na escolha.

Mas na Ferrari (a única que não respeitou essa sequência), sempre se pregou não haver primeiro piloto, e pelo que se sabe, Massa também não pediu o número 4, mediante frase dele mesmo, questionando a publicação da FIA.

Então qual seria o motivo então?

Não que isso vá fazer a diferença, mas o importante é a simbologia que representa para o piloto, receber o primeiro número, mostra o reconhecimento da equipe pelo seu trabalho, é o lado psicológico, o respeito, entre outros fatores envolvidos nisso.

Depois de ceder a (que seria outra linda e merecida) vitória diante de sua torcida em 2007 para dar o campeonato ao Kimi, sofrer com todos os erros da equipe em 2008 que lhe custaram o título, e ainda sim, por seus méritos e competência quase conseguir o caneco em mais um show em Interlagos, será que não merecia essa atitude de respeito da sua equipe?

Se todas as outras equipes têm essa prática ética, por que a Ferrari também não a adota?

Depois de tudo o que se passou com Rubinho (até onde sabemos), será que vão sacanear outro brazuca?

Espero que não, que tenha igualdades de condições, joguem limpo e se redimam das trapalhadas do ano passado. Nada mais justo.

Mas.....isso tudo é apenas minha singela e humilde opinião.

6 comentários:

Cin disse...

Uuuuuuuuiiiiiiiiii!!!
É... concordo que a Ferrari tem que decidir se tem primeiro piloto ou não... publicamente né...

Porque esse discursinho que todos tem igualdade dentro da equipe, que a prioridade é sempre a equipe já cansou né?

Mas seja com número 3 ou 4... espero que o Massa e a Ferrari possam ter um campeonato digno da qualidade que os 2 tem!!! Mas tipo assim... essa é minha singela opinião!

Rodrigo Lopes disse...

Se olharmos bem, reparem que o número 4 parece a letra A...
número 3 pro raikkonen pela numeração da FIA, e a letra A pro Massa, pra indicar o primeiro elemento do alfabeto... rs

Duff disse...

Massa é sãopaulino, pediu pra ficar de 4... certeza...

Augusto Roque disse...

Pelo visto, as piadinhas vão rolar solta.

Será que pegarão tão pesado quanto pegam com o Rubinho?

Carolina Nicolini disse...

eu acho o Kimi um gato!!!, mas isso é apenas minha singela e humilde opinião.

- IGOR! - disse...

na boa... brasileiro tem mania de ser sempre o "coitadinho" na história, sempre surgem as teorias de conspiração...

o número do carro é um detalhe insignificante, deixem os dois se pegarem na pista pra resolver esse assunto de primeiro piloto... é lá que vale!!!