No próximo dia 23 de agosto, quatro campeões mundiais alinharão no grid de largada para o GP da Europa, em Valência.
Michael Schumacher (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), Fernando Alonso (2005 e 2006), Kimi Raikkonen (2007) e Lewis Hamilton (2008), juntos, ostentarão nada menos que 11 títulos mundiais.
Quatro campeões não corriam juntos desde o campeonato de 1999. Naquela temporada, o próprio Schumacher (então bicampeão mundial), Damon Hill (1996), Jacques Villeneuve (1997) e Mika Hakkinen (1998) andaram juntos durante praticamente todo o ano.
O alemão era piloto da Ferrari e disputava o título com Hakkinen, da McLaren, quando sofreu um forte acidente na primeira volta do GP da Inglaterra, oitava etapa do campeonato, e quebrou as duas pernas. A lesão o deixou de fora de seis corridas, dando então a chance de Eddie Irvine, seu companheiro de equipe, lutar pela taça com o finlandês.
Damon Hill fazia o seu último ano de carreira na F-1, como piloto da Jordan. Em um campeonato apagado, acabou sendo substituído pelo jovem italiano Jarno Trulli na temporada seguinte. Heinz-Harald Frentzen, companheiro de equipe do inglês, lutou pelo título até o fim daquele ano.
Jacques Villeneuve, por sua vez, fazia sua temporada de estreia na BAR, que também estreava na F-1. O canadense havia trocado a tradicional Williams por um projeto arriscado ao lado do colega David Richards: em parceria com a British American Tobbaco, a BAR era praticamente uma "equipe própria" de Villeneuve. No entanto, os motores Renault Supertec não apresentaram o desempenho esperado e o filho de Gilles não marcou nenhum ponto no ano.
Campeões juntos em 2009
A situação de 2009 é um pouco diferente. Michael Schumacher retorna à categoria três anos após sua aposentadoria. No entanto, os sete títulos mundiais do alemão o transformaram em uma espécie de mito da F-1, e seu retorno, em substituição ao lesionado Felipe Massa, é aguardado com muita expectativa.
Fernando Alonso, bicampeão mundial e tido por muitos como um dos melhores pilotos do grid _talvez o mais completo_ sofre com o mau carro da Renault e está longe da luta por títulos, mas seu talento permanece incontestável e o retorno às vitórias parece apenas questão de tempo. Sua carreira segue a pleno vapor.
O mesmo se pode dizer de Lewis Hamilton. Campeão mais jovem da história, o piloto da McLaren conseguiu levar um dos piores carros da história da equipe à uma vitória quase inacreditável no último GP da Hungria, e deve dividir os títulos dos próximos anos com nomes como Alonso, Vettel e Massa.
Quem vive situação semelhante à de Damon Hill em 1999, é Kimi Raikkonen. Campeão em 2007, a partir do ano seguinte o finlandês entrou em uma fase de declínio que parece não ter fim. O piloto da Ferrari foi completamente dominado por Massa no ano passado, e está longe das vitórias há mais de um ano. Sua aposentadoria é dada como certa por muitos, bem como sua substituição por Alonso no time italiano.
Fonte: Tazio
2 comentários:
Noves fora, queremos ver isso mesmo, campeões na pista!
podiam chamar o hakkinen e villeneuve de volta tb!!! o hill, não...
Postar um comentário