quinta-feira, 18 de junho de 2009

(OFF) O FIM DO DIPLOMA PARA JORNALISTAS

Jornalista não precisa de diploma para exercer a profissão. A notícia é de ontem e o que faço aqui é uma reflexão.

O Jornalista é responsável por coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais e eventos passados. É através do jornalismo que as histórias de uma nação ou de um povo são retratadas.

O fim da exigência de diploma, consequentemente dos estudos, nos leva a crer que hoje vivemos uma utopia, onde qualquer um pode fazer jornalismo. Mas, pera lá, eu como Administrador de empresas, tive todos os conceitos teóricos aplicados em diversas áreas de conhecimento administrativo, dentro do ambiente acadêmico e isso serviu (e ainda serve) de base para toda a minha conduta pessoal e profissional. O Jornalista não é diferente, é extremamente necessário a vivência acadêmica, bem como todos os conhecimentos que são adquiridos durante o curso que lhe dão base para exercer uma nobre profissão com ética e respeito ao seu leitor/ ouvinte.

Em um mundo globalizado, a notícia corre na velocidade da luz e chega até nós, online e ao vivo, a todo instante. Selecionamos o que queremos ver e ler. O responsável por isso, são os jornalistas.

Porém neste mesmo mundo globalizado, a tal da internet, este mar de informações sem fim, serve como base para que jornalistas se apropriem de idéias, pensamentos e até pautas já publicadas e faz disso a sua matéria. Respeito, Ética, pra que? Existe ai, uma subversão dos valores, onde a tal "Lei de Gerson" (aquela de se levar vantagem em tudo) se faz presente.

Ao não precisar de um diploma, como um jornalista exercerá a sua profissão? Quem ensinará à ele os caminhos e os trâmites legais de qualquer processo jornalistico? Qual manual de redação irá seguir? Se continuar assim, somente o seu chefe, um jornalista.

Com isso, com o tempo, essa profissão deixará de ter limites éticos e bastará dar um "copiar colar" em qualquer texto e escrever meia dúzia de palavras para se considerar jornalista. Jornalista é diferente de blogueiro que tem acesso a essas fontes e publica seus comentários e opiniões. Jornalista é aquele que leva notícia até você.

Como foi comparado pelos excelentíssimos senhores (e senhora) do STF, “Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”, disse o nobre ministro Gilmar Mendes. Será que essa comparação é feliz?

Partindo deste pressuposto, será que um enfermeiro pode assumir o papel de médico e realizar uma operação, afinal ele está lá todo dia e acompanha todos os processos, por que não?

Melhor ainda, será que eu, você, ou qualquer cidadão brasileiro, pode ser advogado ou ministro do STF? Não bastaria ler apenas algumas leis e delas tirar a sua conclusão? Para que uma carteira da OAB? Para que temos ministros, devidamente diplomados e "capacitados", se qualquer um pode fazer o mesmo papel?

A conclusão que se chega é: para que estudamos? Infelizmente, o Brasil sai perdendo. E o futuro dessa nação, é a ignorância.

5 comentários:

Octeto Racing Team disse...

Roque, seu texto foi simplesmente excelente. Sou jornalista e estou chocada com esta decisão. É um desrespeito sem tamanho aos profissionais da imprensa e à nação, como você mesmo mencionou.

Bjs, Ludy

Igor * @fizomeu disse...

bom como não sou cozinheiro, nem enfermeiro, muito menos jornalista (sou apenas o DPN da GGOO) fico feliz em saber que agora estou "legalizado" para escrever aqui no blog!!!

Fabricio Spada disse...

Perfeito, sem comentários, só elogios...

Daniel Macarenco disse...

Eu não renovarei minha matricula na faculdade, triste fim.

Lembrando que essa lei é para profissões que não possam vir a causar dano a saúde humana, como um médico por exemplo, ou seja, publicitários, pessoal de radio e tv, e até mesmo administradores de empresa tem que tomar cuidado.

Depois eu faço uma costela especial.

Marcos - Blog da GGOO disse...

Mãe, virei jornalista!!!!