segunda-feira, 22 de junho de 2009

COLUNA DO ROQUE: ESTAREMOS NO PENÚLTIMO CAPÍTULO?

A F-1 acabou! Esta foi a frase mais ouvida nos últimos dias diante da divulgação do racha entre equipes e FIA.

Diante deste quadro, uma incerteza tomou conta de cada um dos pilotos, chefes de equipes, presidentes de confederações e...torcedores.

Pera ai, os torcedores também ficaram preocupados?

Sim. Os torcedores são a alma da F-1. Diferentemente do Futebol onde as rixas terminam em briga, os torcedores de corridas em geral só pensam em se divertir, de preferencia levantando a sua bandeira, torcendo para seu ídolo ou o piloto local. São eles que fazem um GP ficar inesquecível.

De tantas histórias vividas em Interlagos, como não se lembrar da torcida incessante para que Alonso ganhasse de Hamilton ou ainda que Rubinho marcasse um ponto naquele fatídico ano de 2007? Ou ainda, como não se lembrar de toda torcida pró-Massa, as faixas de provocação. os chamados de chuva e o choro contido ou incontido no final do GP Brasil de 2008?

Episódios assim nos faz refletir o quanto o público em geral faz bem pro automobilismo. São eles que atraem, são eles que divulgam, são eles os animadores da festa toda.

Mas agora tudo tende a se findar. E desta festa toda, sobram os palhaços, aqueles que geralmente são os marginalizados nesta história toda: o público.

Dessa discussão toda, que sem dúvida terminará na paz entre equipes e FIA, bem que poderiam repensar em mais um ponto: como tratar dignamente o público em todos os sentidos. Das transmissões, da divulgação de imagens, do acesso do público aos pilotos (muitos heróis de uma nação) e principalmente nas facilidades dentro dos autódromos, que incluem bebidas de qualidade (geladas), acessos e comidas a preços razoáveis.

A única certeza disso tudo é que, independente das disputas relacionais entre FIA e FOTA, um pessoal louco e apaixonado estará presente nas corridas, a galera da GGOO!

3 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Essa é a única certeza nisso tudo, meu dileto e prezado amigo Roque, NÓS estaremos lá!!!
Seja F-1, Truck, GT3, Classic, etc, o importante é sentir lá de pertinho o ronco e o cheiro da borracha queimada!!
E sempre na companhia desses loucos daqui....

Marcos - Blog da GGOO disse...

Mas vamos torcer: M.M.M.....M.M.!!!

Igor * @fizomeu disse...

se será a penúltima ainda não sei, ctz é que estarei lá... tirando um sarro com o povo da GGOO!!!

pior que no calendário da FOTA não tem corrida no Brasil... só na argentina!!!

(GGOOargentina???)