sexta-feira, 21 de março de 2008

SHOW DE ERROS EM SEPANG

O primeiro dia de treinos da F-1 em um circuito permanente como o de Sepang mostrou que a maioria dos pilotos ainda não se habituou completamente a guiar sem os auxílios eletrônicos nos carros, principalmente o controle de tração.

Erros consideráveis de 16 pilotos diferentes foram capturados pela geradora de imagens da categoria. E muitos deles foram cometidos na curva que antecede a reta principal: um cotovelo para a esquerda que é contornado a, aproximadamente, 84 km/h – local onde o TC tinha uma função essencial, pois controlava o carro na retomada de velocidade.

Nesta, que é a 15ª curva do circuito de 5.543 metros, não houve diferença entre os pilotos acostumados a correr sem o chamado TC e os que sempre correram na F-1 com o sistema: desde o estreante Kazuki Nakajima ao bicampeão Fernando Alonso – que chegaram a rodar – , entre outros que a contornaram praticamente de lado, como Sébastien Bourdais, Lewis Hamilton e Timo Glock.

Em outros pontos da pista, que é repleta de curvas “cegas” (que o piloto não consegue visualizar a aproximação), foi notável o trabalho braçal de muitos ao tentar segurar o carro. Giancarlo Fisichella, Nico Rosberg, Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Mark Webber, Nick Heidfeld, Sebastian Vettel, Adrian Sutil, David Coulthard e Heikki Kovalainen; todos eles colocaram duas ou quatro rodas na brita, ou na grama.

E a “desculpa” de que o traçado estaria sujo não cola: Sepang é usado regularmente por categorias locais e, no mesmo fim de semana do GP da Malásia, são realizados três eventos preliminares: a GP2 asiática, a Speedcar e a Porsche Cup asiática.

Fonte: Grande Prêmio

Cada corrida que passa vejo em Barrichello o exemplo a ser seguido.

Um comentário:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Resumindo: novo show de "barbeiragens" e rodadas!!