sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AUTOMOBILISMO NO BRASIL*

* Por Luiz Razia

Já não é mais somente um jornalista que me pergunta: "Por que a situação brasileira no automobilismo de monoposto esta tao decaída?". Uma pergunta difícil, que deixa qualquer um inquieto, pois a resposta é ampla cheia de problemas e pessoas a serem acusadas. Porém, ao refletir um pouco sobre esse assunto, conclui que tudo é fruto de nós mesmos, como pessoas, dentro do Brasil.

Se eu sou piloto, preciso fazer minha parte, certo? Preciso de qualquer forma divulgar meu nome, divulgando a categoria em que corro, buscando patrocinadores desde cedo para ir conhecendo pessoas e empresas ao longo da minha carreira, falar o melhor possível de onde passo e meus passos para o futuro, e dar o sangue para o meu pais, coisas que todos os pilotos fazem. Por sua vez, o dono de equipe precisa ser o mais honesto possível, tratar sua equipe como se fosse sua casa, seus empregados como sua família e seus pilotos como filhos, doar seu coração aos seus projetos e fazer tudo com dignidade. As autoridades das confederações precisam olhar no espelho todo dia e perguntar o que eles estão fazendo de bom para o nosso automobilismo, como que eles estão se preocupando no dia-a-dia para as coisas melhorarem no mundo automobilístico no Brasil, da base até o categoria mais superior.

As empresas, por sua parte, precisam entender que automobilismo é uma ferramente genial de publicidade, pois atinge muitos veículos em um número só. Jornais, revistas, rádios, televisão, internet... São todos os veículos usados hoje em dia em uma corrida, e isso para qualquer empresa que precisa de publicidade é prato cheio, alem de contar com promoções que podem ser realizadas com equipes e pilotos.

Os jornalista, por sua vez, deveriam mostrar o lado bom das coisas. Claro, a critica é necessária, porém o incentivo também é importante, é preciso de um equilíbrio. Hoje o que mais se vê são criticas, especulações, difamaçõe entre outras coisas negativas que eu não consigo entender: por que alguém quer puxar o próprio barco para baixo? Talvez para salvar seu emprego. Mas a questão é seria, ao ponto de os próprios pilotos não serem bem quistos nos seus próprios países pelo numero de criticas recebidas dos veículos de noticias.

Os fãs de automobilismo por sua parte precisam também enxergar um outro lado, todos precisam ir ao autódromo, é fundamental demostrar que gostam de automobilismo. Todo mundo vai ver jogo de futebol, por que então não vão ver as corridas no autódromo? Tem tanto espaço e sem contar que é muito legal para quem gosta é claro.

Não é somente culpar os outros e pensar que as coisas vão mudar, (mania brasileira), de pensar que colocar a culpa nos outros é mais fácil do que olhar no espelho. Se você, de qualquer forma, tem poder dentro desses quesitos que mencionei e não esta nem se esforçando para melhorar a forma de que esta sendo tratado este esporte no Brasil, você também é um culpado da situação.

Aqui vai uma entrevista que fiz para a Radio CBN com o Guilherme, e ele me perguntou sobre isso e agora refletindo criei esses texto.

http://soundcloud.com/driveriot/entrevista-radio-cbn-guilherme

5 comentários:

ANDRE DE ITU disse...

o RAZIA ta chorando de barriga cheia,pois dinheiro para banca lo não deve faltar...NÃO FOI A MÃE DELE QUE FOI PRESA A UNS 10 DIAS ATRAS POR FAZER PARTE DO ESQUEMA DE GRILAGEM E DESVIO DE VERBAS DO MARCOS VALERIO?????? vai chorar na cama que é lugar quente RAZIA...

Rodrigo Cabral disse...

Ladronismo barato! Ir na Stock Car pagando ingresso inteiro sou maltratado...agora, pegando uma carona nas torcidas..digo patrocinador, onde poucos conhecem alguma coisa, ficam nos melhores lugares da arquibancada! ainda colocam uma grade de ferro separando na cana dura o local..pede para PM ajuntar todos para sair bem na foto do patrocinador.

Enfim..parece que estamos acordando..vide Interlagos, sem melhoras nenhuma no "G" e o preço...

Igor * @fizomeu disse...

seria bom o projeto de piloto "filhinho da mamãe" aprender melhor a escrever o português, talvez isso ajudaria o mesmo a conseguir os apoios necessários!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Oloko, zente, não sabia dessa do Razia não!!

ANDRE DE ITU disse...

leia aqui Marcão:http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/mae-do-piloto-luiz-razia-e-presa-na-operacao-terra-do-nunca-na-bahia