segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SOMOS INDEPENDENTES MESMO???

É meus amigos, hoje comemoramos a emancipação política de nosso país do reino de Portugal, graças a D. Pedro e seu histórico grito de "indepedência ou morte", bradado defronte sua escolta no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, onde hoje é a cidade de São Paulo, e retratada abaixo, numa imagem que a maioria conhece pelos livros de escola:

Muitas coisas acerca desse acontecimento, do jeito que conhecemos hoje, são constestadas por historadores, e até mesmo a ilustração acima, com o príncipe regente em suas vestimentas pomposas e todos os demais devidamente uniformizados e em seus lindos cavalos.
Alguns dizem que essa imagem não condiz com a realidade da época, uma vez que D. Pedro e sua comitiva voltavam de Santos e a subida da serra só era feita em burros, pois os cavalos não aguentavam tamanho esforço. E as roupas usadas também não eram essas, pois o calor não permitia, trajavam na realidade simples "mijões" de algodão.
Mas não é isso o que eu quero falar hoje.
A palavra independência tem mais significado do que se possa imaginar.
"INDEPENDÊNCIA OU MORTE"!!
É lindo isso do ponto de vista historico, mas o que estamos fazendo para justificar o que D. pedro nos proporcionou?
NADA!!
Sai ano, entra ano, nossos governantes só se preocupam com a taxas e impostos, a corrupção está desenfreada, grandes empresários praticam livremente o "enriquecer a qualquer custo", o tráfico de influências virou uma arte, e etc, etc, etc.
Continuamos escravizados por uma minoria dominante, que nos estorquem e nos rapinam. Exatamente como fazia a corte portuguesa em remotos tempos.
E hoje, depois de tudo e todo o ocorrido na nossa história, eu pergunto: somos independentes mesmo?
Temos nossa maior rivalidade no esporte atual com a Argentina, xingamos, tiramos sarro, desprezamos os "hermanos".
Mas eu, particularmente, os admiro, politicamente falando, pois quando um governante não corresponde aos interesses desse povo, eles vão a rua, protestam firmemente, fazem o conhecido "panelaço", e o tiram do poder. Há pouquíssimo tempo atrás, derrubaram dois deles em menos de um mês. E nós, fazemos o que?
Quando eu era criança pequena lá em Bauru, li uma pichação num muro que dizia assim - "O jeito é devolver o Brasil pra Portugal e pedir desculpas!!"
Se 30 anos atrás já tinha gente que achava que isso aqui não tinha mais jeito, que dirá hoje!!!
E Portugal vai nos mandar um sonoro "não aceitamos devoluções por mal uso do produto!" Hahahahaha....seria cômico se não fosse trágico.
Cadê os cara-pintadas, que tanto estardalhaço fizeram com Fernando Collor, e hoje aceitam passivamente tudo o que acontece. Muitos deles nem sabiam o que faziam lá.
O 7 de setembro é lindo, muitos desfiles militares, fanfarras, esquadrilha da fumaça, etc, mas....até quando ficaremos nessa pseudo-independência?
Ê povinho bunda....

3 comentários:

Prof. Augusto Roque disse...

Ê povinho bunda... (2).

Apesar de que, hoje, 7 de setembro, teve uma manifestação de jovens, contra o Sarney na Paulista.

Advinha quantas tvs cobrindo? Nenhuma.

Por que será? Será porque tem rabo preso?

Igor * @fizomeu disse...

é... a gente só ficou sabendo dessa manifestação contra o "dono do país" pq passou "sem querer" pela paulista...

o povo brasileiro é uma nação de manipulados que se contentam com as migalhas, quer sejam elas do sistema político ou do pastor que lhes prometem a salvação em discursos acalorados!!!

mas mesmo assim, duvido que haja no mundo lugar melhor para se viver do aqui...

sacha disse...

Pois é...
Eu tenho apenas 14 anos, ou seja nem voto, e ja estou indignada com o pais em que vivemos.
Posso tentar mudar a cabeça de alguns conhecidos meus,mudar minhas atitudes,enfin fazer o que é meu dever,boa parte disso eu faço so que penso o seguinte se quem pode opinar,questionar,mudar o nosso pais nao faz isso,se cala como estará o pais quando eu puder mudar???


ê povinho bunda...(3)