É meus amigos, hoje comemoramos a emancipação política de nosso país do reino de Portugal, graças a D. Pedro e seu histórico grito de "indepedência ou morte", bradado defronte sua escolta no dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, onde hoje é a cidade de São Paulo, e retratada abaixo, numa imagem que a maioria conhece pelos livros de escola:
Muitas coisas acerca desse acontecimento, do jeito que conhecemos hoje, são constestadas por historadores, e até mesmo a ilustração acima, com o príncipe regente em suas vestimentas pomposas e todos os demais devidamente uniformizados e em seus lindos cavalos.
Alguns dizem que essa imagem não condiz com a realidade da época, uma vez que D. Pedro e sua comitiva voltavam de Santos e a subida da serra só era feita em burros, pois os cavalos não aguentavam tamanho esforço. E as roupas usadas também não eram essas, pois o calor não permitia, trajavam na realidade simples "mijões" de algodão.
Mas não é isso o que eu quero falar hoje.
A palavra independência tem mais significado do que se possa imaginar.
"INDEPENDÊNCIA OU MORTE"!!
É lindo isso do ponto de vista historico, mas o que estamos fazendo para justificar o que D. pedro nos proporcionou?
NADA!!
Sai ano, entra ano, nossos governantes só se preocupam com a taxas e impostos, a corrupção está desenfreada, grandes empresários praticam livremente o "enriquecer a qualquer custo", o tráfico de influências virou uma arte, e etc, etc, etc.
Continuamos escravizados por uma minoria dominante, que nos estorquem e nos rapinam. Exatamente como fazia a corte portuguesa em remotos tempos.
E hoje, depois de tudo e todo o ocorrido na nossa história, eu pergunto: somos independentes mesmo?
Temos nossa maior rivalidade no esporte atual com a Argentina, xingamos, tiramos sarro, desprezamos os "hermanos".
Mas eu, particularmente, os admiro, politicamente falando, pois quando um governante não corresponde aos interesses desse povo, eles vão a rua, protestam firmemente, fazem o conhecido "panelaço", e o tiram do poder. Há pouquíssimo tempo atrás, derrubaram dois deles em menos de um mês. E nós, fazemos o que?
Quando eu era criança pequena lá em Bauru, li uma pichação num muro que dizia assim - "O jeito é devolver o Brasil pra Portugal e pedir desculpas!!"
Se 30 anos atrás já tinha gente que achava que isso aqui não tinha mais jeito, que dirá hoje!!!
E Portugal vai nos mandar um sonoro "não aceitamos devoluções por mal uso do produto!" Hahahahaha....seria cômico se não fosse trágico.
Cadê os cara-pintadas, que tanto estardalhaço fizeram com Fernando Collor, e hoje aceitam passivamente tudo o que acontece. Muitos deles nem sabiam o que faziam lá.
O 7 de setembro é lindo, muitos desfiles militares, fanfarras, esquadrilha da fumaça, etc, mas....até quando ficaremos nessa pseudo-independência?
Ê povinho bunda....
3 comentários:
Ê povinho bunda... (2).
Apesar de que, hoje, 7 de setembro, teve uma manifestação de jovens, contra o Sarney na Paulista.
Advinha quantas tvs cobrindo? Nenhuma.
Por que será? Será porque tem rabo preso?
é... a gente só ficou sabendo dessa manifestação contra o "dono do país" pq passou "sem querer" pela paulista...
o povo brasileiro é uma nação de manipulados que se contentam com as migalhas, quer sejam elas do sistema político ou do pastor que lhes prometem a salvação em discursos acalorados!!!
mas mesmo assim, duvido que haja no mundo lugar melhor para se viver do aqui...
Pois é...
Eu tenho apenas 14 anos, ou seja nem voto, e ja estou indignada com o pais em que vivemos.
Posso tentar mudar a cabeça de alguns conhecidos meus,mudar minhas atitudes,enfin fazer o que é meu dever,boa parte disso eu faço so que penso o seguinte se quem pode opinar,questionar,mudar o nosso pais nao faz isso,se cala como estará o pais quando eu puder mudar???
ê povinho bunda...(3)
Postar um comentário