Librelato traz novidades para a Fenatran 2024
Há uma semana
Os ingressos da prova da Stock Car em Salvador acabaram em 48h. Abriram mais duas arquibancadas. Também rapidamente, os bilhetes se esgotaram. O mais barato custava R$ 80, com meia. O mais caro, R$ 120 — aproximadamente 1/4 do salário mínimo.
Eu não tenho R$ 120 para um ingresso de corrida. E não se engane: o baiano também não tem. Em 2004, o Estado era apenas o 16º do país em PIB per capita — este elevado por cidades extremamente desiguais como São Francisco do Conde, cheio de petróleo e de gente pobre.
Dito isso, vamos lá: o baiano é um apaixonado por automobilismo, como se pôde ver na pessimamente organizada etapa da F-Renault e Copa Clio, em 2005. Diz-se que 200 mil pessoas foram ao circuito, a maior audiência da história do esporte-motor brasileiro. Hoje, em Salvador, só se fala da corrida, muitíssimo bem promovida e assessorada por estas bandas. Por isso o público máximo. Mas eu me pergunto: o baiano fez bom negócio ao pagar R$ 120 por dois dias da categoria?
Pesquisei, pois. E fiquei um tanto surpreso. Neste final de semana, a F-Superliga corre em Donington Park. Os ingressos custam € 20 — R$ 53 — para os dias 31 e 1º. Menores de 16 anos, sim, 16, não pagam — na Stock, são as crianças até oito. Além dos carros de clubes de futebol, quem for ao tradicional autódromo inglês verá também a F1 Histórica (lembra dela?) e mais cinco categorias menores.
Continuemos: a F2 correrá também em Donington, duas semanas depois. R$ 56 pelo final de semana — no regime de “pague um, leve dois”. Novamente, quem tem até 16 anos entra de graça e pode ver ainda a F2 Histórica, a GT Cup e o Lotus Elise Trophy. Os pilotos da categoria de acesso à F1 da FIA até participam de uma tarde de autógrafos com o público. No sábado (15), será feita uma homenagem a Henry Surtees, falecido após acidente em Brands Hatch.
Não quero cansar o caro leitor: peço paciência. Quatro dias de automobilismo: F3000 Europeia + 24h de Zolder + Copa Clio Inglesa + GT4? R$ 66. DTM — veja bem, o DTM — e F3 Europeia em Nürburgring, amanhã e domingo, da reta dos boxes? R$ 87.
A Indy, agora. Juro que é a última. Em Kentucky, KY, o famoso oval de duplo sentido. Domingo, pra ver as corridas da Indy e da Lights, o menor ingresso custa R$ 75 e o maior R$ 131, ambos com direito a show de rock. Nossa, R$ 131? Um absurdo. Que sacana, essa IRL.
2 comentários:
SIM, pra mim SEMPRE vale a pena!!!
acho que pelo ineditismo do evento (1ª vez na bahia, 1ª corrida de rua da stock), o preço subiu mesmo... e com essa indústria das meias-entradas no brasil, quase todos pegam o desconto... pagar R$40 pelo evento não é o fim do mundo!!!
Ele tem um fundo de razão no seu texto, guardado suas respectivas proporções.
Aqui em SP, na Stock pagamos R$ 25,00 (com direito a meia) pra ver do setor A, R$ 50,00 pra quem quer fazer visitação de boxes.
Se compararmos com a Europa, pelo que é oferecido num fim de semana de corrida (A Cinthia já tinha me falado desses preços semana passada, €50 nas 24hs de Spa, no final de semana inteiro com acesso total aos boxes), realmente está um absurdo de caro na Bahia.
E como eu já disse várias vezes aqui, a Stock não tem me emocionado mais se comparada com outras categorias que já frequentamos, além da Globo, que adora anunciar a transmissão da categoria e passar vôlei ou atletismo no horário.
E a coisa vai além disso....
Independente de qualquer coisa, espero que os baianos tenham seu ingressos valorizados e a prova seja ótima pra eles, com muitas emoções.
Falar nisso, o Tio Briga conseguiu o ingresso dele?
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