quarta-feira, 1 de abril de 2009

MUDA TUDO? TRULLI PODE RECUPERAR POSIÇÃO

Comissários investigarão novamente manobra de Trulli x Hamilon.

Confira a matéria na íntegra publicada pelo site Grande Premio:

Lewis Hamilton deverá ser convocado pelos comissários da FIA, na tarde desta quinta-feira (2), em Sepang para esclarecer o episódio com Jarno Trulli durante o GP da Austrália. Os fiscais querem saber por que o inglês da McLaren passou Trulli sob bandeira amarela. A informação é do site da revista inglesa “Autosport”.

Na 57ª volta da corrida em Melbourne e sob intervenção do safety-car, o italiano escapou da pista, quando ocupava a terceira posição, e foi superado por Lewis Hamiton que, em seguida, devolveu a posição.

Os fiscais da prova entenderam que a ultrapassagem foi ilegal e puniram o piloto da Toyota com o acréscimo de 25 segundos em seu tempo total. Assim, Jarno perdeu o terceiro lugar e caiu para a 12ª colocação.

Um porta-voz da FIA confirmou que os comissários do GP australiano vão se reunir novamente para avaliar alguns detalhes do incidente que não estavam disponíveis no momento da decisão.

Entretanto, se os fiscais entenderem que Hamilton omitiu detalhes do episódio, o atual campeão poderá também sofrer sanções. Já Trulli, diante desse novo cenário, poderia recuperar os seis pontos do terceiro posto. Mesmo após a equipe japonesa ter desistido da apelação nesta quarta.

Depois da corrida, Hamilton, em entrevista ao canal “SpeedTV”, afirmou que a McLaren o instruiu a deixar Jarno passar. “Eu estava atrás de Trulli, sob a intervenção do safety-car, e é claro que não podemos ultrapassar nessas condições. Mas ele escapou da pista na última curva e foi parar na grama. Acho que foi por causa dos pneus frios. E eu fui forçado a passá-lo naquele momento. Reduzi a velocidade o máximo que pude. E aí me disseram que era para eu deixá-lo passar novamente. Mas, para ser sincero, não sei isso está dentro do regulamento. E se não está, então eu deveria ser o terceiro mesmo.

Martin Whitmarsh, chefe do time inglês, corroborou a história do piloto britânico. “No final, com o safety-car na pista, Trulli saiu do traçado, e Lewis não teve outra opção e teve de passá-lo. Jarno estava fora do circuito. Trulli, então, retomou o terceiro lugar ainda com a presença do safety-car”, explicou.

Porém, segundo a revista alemã "Auto Motor und Sport", o britânico teria dito aos comissários que só diminuiu a velocidade porque estava com problemas de comunicação.

Por outro lado, Trulli declarou que Hamilton estava muito lento. “Quando o safety-car saiu, Lewis Hamilton me passou, mas, de repente, ele ficou lento e jogou o carro para o lado. Pensei que ele estivesse com algum problema, por isso eu fiz a ultrapassagem”, contou.

Entende-se que, nos últimos dias, a FIA apurou novas provas, incluindo uma gravação da comunicação de rádio da McLaren, que não estava na transmissão da corrida e que, portanto, não apareceu como evidência para a tomada de decisão dos comissários.

2 comentários:

Rodrigo Cabral disse...

É notório e verídico que Trulli saiu da pista, com o mesmo problema que Nelsinho Piquet teve, freios não aquecidos adequadamente!

A FIA marcou bobeira em anunciar uma punição sem verificar os dados..também acredito que acertou na medida em que ainda continua verificando o incidente e a punição aplicada.

É contraditório a afirmação do inglês.

Hamilton poderia, de fato, ter devolvido a posição conforme as regras..porém, a maneira pode ser questionável, dúbia e vantajosa para ele. Bastava simular um defeito.. reduzir a velocidade, encostar o carro, abrir passagem, etc... até que o Trulli o superasse, visando assim alcançar outros objetivos na prova.

Acho que o inglês entrou cedo de mais na mira da FIA!

Igor * @fizomeu disse...

espero que não mudem nada...
não tô afim de refazer os cálculos do bolão!!!

mas o que realmente importa é que:
"Bolívia 6x1 Argentina"
huahuahuahuahuahua... (3)