domingo, 6 de julho de 2008

VOLTA LANÇADA: GP DA INGLATERRA

A. ROQUE: Bom dia amigos da GGOO, estamos aqui reunidos para mais um volta lançada, que analisará passo a passo, o GP da Inglaterra...Eu sou o A. ROQUE e ao meu lado no MSN estão, Stik, Fernanda e como convidado especial Gustavo Lovatto, que escreve para o blog Gucesar's Blog. Bom dia a todos.

Gustavo: Bom dia, é um prazer estar por aqui.

Fernanda: Salve GGOO!

A. ROQUE: Como temos que fazer as gentilezas da casa, Gustavo, o que achou da corrida?

Gustavo: Achei boa.Foi bem emocionante em algumas partes. Achei que a Ferrari voltou a ter dias de Casa da Mãe Joana.

A. ROQUE: E pra você, Stik, o GP da Inglaterra , começou bem atrapalhado com a chuva, qual a sua análise?

STIK diz: Bom dia Roque. Bom dia a todos dessa mesa, e a quem nos lê neste momento. Gostaria de agradecer ao Gustavo por aceitar o nosso convite. Bem. A corrida começou emocionante, com a rodada de Mark Webber, ali já dava pra perceber que seria uma corrida muito dura, disputada, e "loteria". E foi o que aconteceu, menos para Lewis Hamilton, que dominou a corrida após passar o Kovalainen. Tirando Hamilton, tem que se destacar Rubens Barrichello, corrida memorável, indiscutível, pra mim, o melhor piloto de chuva desde Ayrton Senna.

A. ROQUE: Vamos começar, então, de trás pra frente, como bem lembrou o Gustavo a Ferrari errou feio na mão, o que vocês acharam de toda a corrida e da estratégia especificamente da Ferrari?

Gustavo: Bem, eu achei que a corrida teve várias alternativas: Ora viamos o Kovalainen indo bem, ora era o Nelsinho Piquet, ora era o Rubinho...Pra quem gosta de corridas em que existem várias variáveis, a corrida foi boa. Sobre a estratégia da Ferrari, senti uma afobação enorme. A equipe parecia que decidia tudo as escuras, o que constratou com as escolhas da McLaren e Renault.

STIK: A corrida foi sensacional do começo ao fim, rodadas, ultrapassagens, não faltou emoção, quem acordou com sono, não precisou nem de café para ficar acordado. Já a estratégia da Ferrari foi lamentavel, parecia as vezes que ela queria mesmo ir contra tudo o que mais parecia certo, lastimável.

A. ROQUE: Mas, aí não falta o dedo de um verdadeiro estrategista, como bem lembrou o Galvão Bueno, não falta alguém que dê as ordens por lá?

Gustavo: Eu penso que o que falta é autoridade. Como bem disse uma reportagem na finada F1 Racing, a Ferrari sentiu em 2007 (e ainda sente) a falta de alguém com autoridade suficiente pra dar as ordens por lá.

STIK: A Ferrari desde o ano passado vive uma época de transação, creio sim que falta alguém para comandar, mas creio tambem que a "nova" Ferrari precisa se entrosar, precisa de tempo, apesar de já ter passado quase um ano e meio.

A. ROQUE: E com isso, o campeonato que parecia ser certo, vai escapando pelos dedos...

Gustavo: Eu penso que a Ferrari têm uma dupla de pilotos capaz de levar o campeonato mesmo sem organização.

STIK: Eu acredito que o campeonato é da Ferrari, McLaren tem bons pilotos, mas sem experiência.

A. ROQUE: Falando em Mclaren, ela deu um show à parte este final de semana, primeiramente com a pole de Kovalainen e depois com o Lewis Hamilton dando um show na pista molhada de Silverstone...

Fernanda: Alguem ja comentou do Trulli que marcou dois pontos? fez uma boa corrida.

A. ROQUE: Calma...estamos chegando lá...

Fernanda: É, segue uma ordem... desculpa.

A. ROQUE: Sem problemas.

STIK: Quem deu show foi o Hamilton, Kovalainen mostrou ser um piloto mediano mais uma vez, é só ver a classificação, onde ele está? Foi o piloto mais sortudo da ultima temporada, saiu de uma Renault e foi para uma McLaren, e não corresponde, e nem vai corresponder.

Gustavo: O Kovalainen inegavelmente evoluiu muito. Eu não duvido que a McLaren esteja favocerendo o Hamilton, que até agora têm feito muitas besteiras. Acho que o Kovalainen pode evoluir mais ainda.

A. ROQUE: Falando em evolução, a Toyota, quietinha, quietinha, vai marcando seus pontinhos, mais uma boa corrida do Trulli, certo Fernanda?

Fernanda: Trulli está evoluindo, fez uma boa corrida ficando em sétimo.

Gustavo: Bom, A Toyota é um time que eu não apostava um tostão furado. No máximo, em qualificações com o Jarno Trulli.

STIK: Apesar de ser um 8º lugar, achei que não foi lá essas coisas, a corrida terminou com 13 pilotos apenas. Mas é fato que a Toyota ter apresentado melhoras, pequenas, mas tem. Glock foi penúltimo, ficando a frente apenas de Massa.

Gustavo: Massa que estave irreconhecível...

A. ROQUE: Antes de falarmos dos pilotos que se destacam na chuva, falemos das BMWs, queria ou não, mostrou o seu valor e seu desempenho, tanto ocm o Kubica quanto com Heidfeld.

STIK: Kubica mostra a cada corrida que tem talento de sobra para ser campeão, Heidfeld parecia que viria a ser seu escudeiro, famoso 2º piloto, mas hoje correu bem e sem erros mereceu o segundo posto.

Gustavo: O Heidfeld deve ter tido algum problema. Caiu muito de 2007 pra 2008 (Ou será que foi o Kubica que melhorou mesmo?).

A. ROQUE: Ainda acho que foi o Kubica que melhorou muito.

Fernanda: Pilotos se destacam na chuva!

A. ROQUE: Falando em pilotos que se destacaram na chuva, para mim o nome da corrida foi Rubens Barrichello, gostaria que vocês falassem um pouquinho sobre a corrida dele.

Gustavo: Levar aquela barca furada chamada Honda ao pódio têm que ser reconhecido mesmo.

Fernanda: Ah o brasileiro ganhou dez posições só na primeira volta, claro que muitos carros "rodaram", ainda fez uma boa escolha colocando pneus para chuva forte.

STIK: Falar um pouquinho dele hoje é não reconhecer o que vimos hoje, perfeita em tudo, estratégia, pilotagem, foi um gênio. Só não é melhor na chuva que Ayrton Senna. E tudo isso com uma âncora. Sem erros, onde seria fácil errar, mostrou toda sua experiencia.

Gustavo: A Honda teve o que a Ferrari não teve hoje: um excelente estratégista e um piloto que fez uma corridaça na chuva.

STIK: Rubens Barrichello em 10º posição na classificação, pode aposentar, terei orgulho em dizer que vi ele correndo, e sempre lembrarei desta corrida em questão.

Gustavo: Falando na classificação.Temos uma triplíce empate na tabela.

STIK: 9 de 18 corridas, 3 pilotos nas 1º posição com 48 pontos, o que vem logo depois tem 46, o que posso pedir mais? Campeonato embolado, e quem ganha com isso somos nós, que veremos os piltos brigando por cada pontinho nas corridas restantes. Na "série B" da F1, retira-se BMW, McLaren e Ferrari, quem está "ganhando" é o Trulli com 19 pontos contra 24 do Kovalainen.

A. ROQUE: Para encerrarmos, gostaria de agradecer a todos pela presença e pediria que cada um comentasse sua expectativa para o restante da temporada.

Gustavo: Minha expectativa é que a briga se acirre cada vez mais entre McLaren e Ferrari. A McLaren conta com uma equipe mais organizada, mas a Ferrari têm 2 pilotos de muito talento e com muita experiência para contornar. Acho que o vencedor do campeonato sai do duelo interno da Ferrari. Também aposto que o Nelsinho Piquet vai igualar a disputa com o Alonso. Mas não acho que vai bate-lo.

STIK: Expectativa de disputa entre Massa e Raikkonen, Ferrari deve dominar e BMW deve ser a 2ª melhor equipe. Gostaria de dizer mais duas coisas também, Bruno Senna e Lucas Di Grassi fizeram a dobradinha brasileira na GP2. Bruno Senna mostra que pode mesmo chegar a F1 em 2009, e Di Grassi, que na F 3000 já deu show em cima de Kubica e Vettel, mostra que merece uma chance tambem. Por último...Piquet e Bourdais. O 1º começou mal e agora parece melhorar, o outro começou bem e depois nada, tirando as Force India, são os dois últimos com 2 pontos, são os mais estreantes do ano (Glock já correu antes e Nakajima uma ano passado) isso parece ser mesmo o fato de serem estreantes. Mas será que ano que vem eles irão melhorar? Mas vão continuar na categoria ano que vem para mostrar isso?

Gustavo: O Bourdais,com certeza, fica na Toro Rosso.

STIK: E lá se vão 5 corridas sem a Super Aguri...

Fernanda: Sinceramente, acredito em um desempenho melhor da Ferrari que esta me deixando a desejar, erros atras de erros, digo pois sinto falta de uma visão estratégica, Raikkonen não me conveceu nem mostrou potencial em ir atras de uma pole. Lewis Hamilton é um piloto muito surpreendente, não podemos ter a visão "win or wall" como já li pelos críticos, acho que este tem futuro e em breve estará ocupando lugar numa equipe maior. Vimos também que após 3 anos o piloto que muitos dizem que já nao tem mais nada a acrescentar para a historia da formula 1 veio mostrando que ainda está "vivo" e acredito que Rubens barrichelo ainda está em forma e nos dará muitas alegrias. Eu particularmente, acredito na experiência, capacidade e na perseverância do piloto.

A. ROQUE: Muito obrigado a todos, encerramos aqui mais um Volta Lançada!

Um comentário:

Rodrigo Cabral disse...

Boa esta coluna...Parabéns aos participantes.

E tem mais, as opiniões veio antes dos demais blog's e jornais do assunto.

Com uma riqueza de detalhes e percepção da corrida, muito bom!