segunda-feira, 9 de julho de 2012

CARROS DE F1 "CORREM" EM LOOPING INFINITO

Escultura tem modelos de Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi

Os fãs de Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Fórmula 1 em geral ganharam um bom motivo para conhecer a cidadezinha de Chichester, no condado de West Sussex, sul da Inglaterra. Isso porque, no fim de junho, o local ganhou uma escultura com nada menos do que seis lendários carros da escuderia Lotus - entre eles, modelos pilotados pelos dois maiores ídolos brasileiros do esporte a motor.
A obra é de autoria do prestigiado designer Gerry Judah, e foi criada como parte do Goodwood Festival of Speed, a maior festa de automobilismo do mundo, que ocorre todos os anos numa propriedade nobre chamada Goodwood House.
Feita com 60 toneladas de retalhos de aço, a escultura simula uma pista de corrida retorcida, com curvas em loopings que se cruzam, formando uma estrutura triangular por onde "correm" os veículos.
Além do Lotus 72E usado por Emerson Fittipaldi em 1973, e do 99T pilotado por Ayrton Senna em 1987, a lista de carros que compõem a escultura inclui o 32B de Jim Clark em 1965, o 49B de Graham Hill em 1968, o 79 de Mario Andretti em 1978, e o modelo com o qual a equipe corre na atual temporada, o Lotus F1 Team.
A obra é uma homenagem ao fundador da mitológica escuderia, o designer Colin Chapman, que introduziu os cockpits monopostos - planejados a partir do corpo do piloto, e não o contrário - no automobilismo.

Um comentário:

Igor * @fizomeu disse...

boa marcelão... gostei!!!