terça-feira, 3 de julho de 2012

Bruno Senna precisa virar o jogo*

* Por Luis Fernando Ramos


Ficou muito legal a sabatina com Bruno Senna - é sempre especial para nós poder levar a pergunta de vocês, leitores, diretamente aos personagens da Fórmula 1. E ele respondeu tudo da forma direta com que costuma fazer, às vezes tomando cuidado para não entrar em polêmica, mas sendo sincero quanto aos problemas que está enfrentando nesta temporada de Fórmula 1 - seu primeiro ano “de verdade”, como ele havia me dito nessa entrevista publicada em junho no Lance!

Se o piloto brasileiro tem inteligência e discernimento de sobra para ficar na Fórmula 1, lhe falta algo fundamental: resultados em pista que justifiquem isso. O fato é que a Williams trabalha para colocar Valteri Bottas como titular do time no ano que vem - e o finlandês realmente está agradando à equipe nas suas participações em treinos livres às sextas-feiras.

Como numa bola de neve, é justamente nisso que mora o principal handicap de Bruno Senna. Perder uma sessão de treinos numa temporada tão equilibrada é começar a disputa em desvantagem. Basta ver exemplos como os de Kimi Raikkonen em Mônaco ou Jenson Button no Canadá, quando ficaram nos boxes no primeiro treino livre com problemas mecânicos e não voltaram a se encontrar no restante do final de semana.

Mas, sendo a Fórmula 1, um handicap não pode servir como justificativa. Se o problema é real, cabe ao piloto tirar forças de algum canto para reverter isso. Até o momento, a Williams viu um Pastor Maldonado errático e desperdiçando muitos pontos por isso (Austrália, Valência). Mas é, até agora, o piloto da equipe que mais está se colocando em posição de beliscar essa soma maior de pontos tão importante para a Williams.

Foram oito corridas de vinte e, pela escolha para o ano que vem da equipe estar claramente restrita aos três pilotos que ela tem hoje, é provável que a decisão da dupla de pilotos de 2013 só saia depois do encerramento da temporada. Mas, até lá, é preciso que Bruno Senna reverta completamente esse quadro: se classifique melhor no grid e some bons pontos com consistência. Senão, vai ficar fácil para a direção da equipe tomar uma decisão para o ano que vem. Se fosse hoje, eles certamente ficariam com Maldonado e Bottas.


Nenhum comentário: