quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Williams: pronta para 2013, mas não para 2012*

* Por Luis Fernando Ramos

A novela da definição pela vaga que resta na equipe Williams continua a todo vapor e é acompanhada com interesse pelos torcedores brasileiros. Afinal, a briga por ela envolve dois nomes daqui, Rubens Barrichello e Bruno Senna. O primeiro foi apontado por diversos jornalistas europeus nesta semana como o favorito para ficar com a vaga. O segundo chegou até a ter um eventual acerto veiculado aqui no Brasil no final do ano passado, algo que o silêncio da equipe não corrobora. Entre os dois ainda tem o alemão Adrian Sutil, que fez um campeonato decente em 2011 e luta para permanecer na categoria.

Eu não acredito nessa história de um piloto está mais próximo da vaga do que outro. Enquanto as negociações estão ocorrendo, a chance de cada piloto que conversa com um time é de 50%: ou assina o contrato e corre, ou não assina e não corre. É claro que o desejo do público em geral de saber o que está acontecendo faz com que parte da imprensa comece a tentar medir essas chances intermediárias, mas elas não tem efeito nenhum enquanto a tinta com a assinatura de um piloto não secar no papel. É assim que funciona.

Está aí a novela de Kimi Raikkönen com a própria Williams como exemplo. Muitos juravam que ele estava assinado com o time de Grove, mas no final das contas o finlandês fechou com a Renault, para a surpresa geral de todos que julgavam medir com precisão o termômetro das negociações.

O que deve estar certo para os pilotos que negociam a vaga é que ela será apenas transitória. Pois, se ainda a Williams não definiu 2012, ela já tem tudo certo para 2013: o finlandês Valteri Bottas tem todo o apoio da direção do time e está sendo preparado minuciosamente para estrear na categoria. Vai andar no primeiro treino livre de 15 das 20 corridas da temporada e certamente assumirá o posto de titular no ano que vem.

Já Pastor Maldonado continua na equipe pelo tempo que quiser, desde que Hugo Chávez continue despejando um caminhão de dinheiro por lá e o congresso venezuelano não interferir - não há ninguém no mercado capaz de cobrir o que ele oferece.

Assim, a vaga que resta para 2012 vem com prazo de validade determinado: até 31 de dezembro deste ano.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

será que a williams sobrevive até 2013??? não sei não hein...

Fabricio Spada disse...

Se sobrevive até la não sabemos.
Mas dentre os nomes cotado para a vaga de 2012, a melhor opção para preparar um piloto (Valteri Bottas) para 2013 é Rubens Barrichelo.
Aposto que da Rubinho na cabeça pra 2012...