segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brasil tricampeão em Daytona*

* Por Rodrigo Mattar

Oito anos após a vitória de Christian Fittipaldi e parceiros na edição de 2004, as 24 Horas de Daytona voltam a ter um brasileiro no topo do pódio. E justo nas Bodas de Ouro da clássica corrida estadunidense. Oswaldo “Ozz” Negri, em parceria com John Pew, Justin Wilson e AJ Allmendinger, venceram após uma longa batalha com o Riley Ford da Starworks Motorsport, que largou da pole position.

A Mike Shank Racing levou a vitória após um total de 761 voltas, ou pouco mais de 4.359 km percorridos, depois de performances extraordinárias tanto de Negri quanto de Allmendinger, suportando ambos a enorme pressão imposta pelo escocês Allan McNish, cujas qualidades em provas de Endurance são realmente indiscutíveis.

E ainda teve mais: o velho Riley Ford geração 2 ainda teve uma bela sobrevida com um excelente 3º lugar conquistado por Gustavo Yacaman/Jorge Gonçalvez/Michael McDowell/Felipe Nasr – sim, tivemos dois brasileiros no pódio. Felipe também fez uma belíssima corrida, portando-se com a calma de um veterano para quem estreava num verdadeiro templo do automobilismo e que tem apenas 19 anos de idade.

A Ganassi tentou repetir a vitória do ano passado, mas desta vez não foi além de um 4º lugar com o carro #02 de Dario Franchitti/Juan Pablo Montoya/Jamie McMurray/Scott Dixon, que só disputarão as 24 Horas. O outro quarteto, onde figuram os atuais campeões Memo Rojas Jr. e Scott Pruett, que foram acompanhados por Graham Rahal e Joey Hand, chegou em 6º.

Entre eles, mais um carro com um brasileiro a bordo: o melhor Corvette DP, guiado por Christian Fittipaldi/David Donohue/Darren Law, da Action Express. O bólido da marca da gravatinha mostrou-se veloz, mas pouco resistente. Dos cinco novos protótipos, três acabaram terminando entre os dez primeiros, mas em posições muito abaixo do que pareciam que iriam conquistar após os treinos livres.

Na classe GT, vitória da Porsche com a Magnus Racing e o quarteto formado por Andy Lally/John Potter/Rene Rast/Richard Lietz, após luta encarniçada com outras duas boas equipes que representam a marca de Stuttgart: a TRG, que chegou em 2º com o carro de Jeroen Bleekemolen/Steven Bertheau/Spencer Pumpelly/Wolf Henzler/Marc Goossens e a Brumos, terceira colocada com Leh Keen/Andrew Davis/Marc Lieb/Hurley Haywood – que colocou hoje um ponto final em sua longa carreira, com direito a 40 participações nas 24 Horas de Daytona e cinco vitórias – a última delas em 1991.

A Stevenson Motorsports ainda salvou um bom 4º lugar com o Camaro GT.R, enquanto o melhor entre os carros novos homologados para o campeonato de 2012 foi a Ferrari F458 de Olivier Beretta/Andrea Bertolini/Toni Vilander, que defenderam com galhardia a honra da Casa de Maranello e da Risi Competizione, que perdeu no meio da disputa o carro de Giancarlo Fisichella/Gianmaria Bruni/Raphael Matos. O trio do carro #63 acabou em quinto, à frente do Mazda RX-8 da Speedsource. Fecharam os dez primeiros um segundo Porsche da TRG, a Ferrari da AIM Autosport, o Camaro da Autohaus e o Mazda da Dempsey Racing que teve na tripulação o próprio McDreamy, o “Dr. Derek Shepherd” de Grey’s Anatomy.

Nesta divisão, sem sombra de dúvida, a grande decepção foi o mau desempenho das duas BMW M3 da Turner Motorsports, que mesmo com o reforço de alguns pilotos da montadora alemã, estiveram longe de serem competitivos. Os novos Audi R8 Grand-Am também não foram bem em sua estreia – faltou confiabilidade aos dois carros germânicos vistos na pista. O Dodge Viper da Racers Edge Motorsports nem fez cosquinha nos adversários.

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