* Por Victor Martins
Há dois anos, a Ferrari se via na seguinte situação: o carro não era bom o suficiente para brigar com Brawn e Red Bull e só uma vitória na temporada é o que a equipe apresentava de melhor. Ainda, a equipe ainda sentia os efeitos da saída abrupta de Massa por seu acidente na classificação na Hungria e não conseguia colocar ninguém à altura para substituí-lo — a ausência de testes e a impossibilidade de adaptação ao carro acabaram com as carreiras de Badoer e Fisichella.
Na frieza da análise, 2011 parece bem semelhante. A Ferrari é a terceira força e belisca aqui e ali o pódio quando um piloto da Red Bull e a McLaren falham — neste caso, geralmente Hamilton. Uma só vitória no Mundial, a de Alonso em Silverstone, e Massa num papel parecido com o de Fisichella: bem distante do desempenho do companheiro.
Em 2009, havia o temor de que Massa poderia não voltar, mas a presença de Raikkonen no ano seguinte era posta em xeque. O segundo ano seguido apagado do finlandês pesava na equipe que só tinha um piloto na prática. Os rumores se transformaram em realidade, e mesmo com um ano de contrato por vir, Kimi teve seu contrato rescindido e Alonso chegou.
A continuação de Felipe na equipe vermelha sempre foi colocada em dúvida, mas sempre Luca di Montezemolo e outros dirigentes da equipe sempre se apressaram em desmenti-los, e o tempo sempre veio lhes dando razão. Mas como Raikkonen, Massa está completando duas temporadas extremamente ruins, da mesma forma com uma temporada no papel.
Paralelo a isso, há a história de Kubica. Se voltar como antes, o polonês é piloto para andar na frente. É um dos melhores. A Renault, sua equipe, deu a ele e ao empresário um mês de prazo para que informem se Robert reúne condições para sentar em seu carro de 2012. Para quem saiu da sala de cirurgia pela última vez não tem muito tempo, e pela gravidade do acidente, um mês é até pouco para que se tenha pleno conhecimento de seu estado físico e se garanta 100% seu retorno triunfal.
Como a Renault está sendo irredutível em seu prazo, e ela não está errada, já há quem aponte aqui e ali que há uma porta se abrindo na Ferrari caso Kubica não esteja pronto para dar uma resposta até o fim de outubro. Seria interessante para a Ferrari esperar até o fim do ano, por exemplo? Como não há treinos pós-temporada, talvez não faria tanta diferença — afinal o carro do ano que vem já está no forno, ao gosto de Alonso.
Assim, a decisão que Kubica for tomar em relação à Renault deve ser acompanhada com atenção por Massa. Que ele se cubra. Com o histórico recente que a Ferrari apresenta e pelo descrito acima, é bem capaz que a equipe aposte num polonês remendado do que um brasileiro teoricamente inteiro.
11 comentários:
só lembrando que kubica e alonso são grandes amigos...
SR IGOR vc ainda não se manifestou esse ano a respeito das CAMISETAS e do CHURRAS NA FILA...ESSE ANO NÃO VAI ROLAR?
to qrendo entrar nesse esquema ai e tenho mais 2 cabras pra levar comigo.. bora agitar essa galera da gg!!..
E o Massinha vai tampar buraco onde???
Vai tampar buraco de cemitério, virar coveiro!!
E não duvido nada que se Kubica tenha realmente condições, senta na Ferrari em 2012.
André e Alex: o esquema da camiseta tá pronto, acho que amanhã já soltamos no comu.
massa! o esquema das camisas claro..rsrsr
andré, tô de férias, mas as coisas estão encaminhadas... se ainda deixarem, segunda-feira volto com tudo!!!
Camiseta?!?! Churras?!?! Como assim?!!?!? Nunca vi isso!!!
segura nooooooooisss!!!!!!!!!
Quanto ao churras, ainda não consultamos nosso DCF (Diretor de Churrasco na Fila) para saber da disponibilidade de sua agenda esse ano.
Assim que tivermos resposta, avisamos.
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