Em 1996, a temporada de Fórmula 1 teve as seguintes provas:
Melbourne, Australia
Interlagos, Brasil
Buenos Aires, Argentina
Nürburgring, Alemanha
Imola, San Marino
Monte-Carlo, Monaco
Catalunya, Espanha
Circuito Gilles Villeneuve, Canada
Magny-Cours, França
Silverstone, Grã-Bretanha
Hockenheimring, Alemanha
Hungaroring, Hungria
Spa-Francorchamps, Bélgica
Monza, Italia
Estoril, Portugal
Suzuka, Japão
Desde 1997, qualquer nova pista entrante no calendário, ou mudanças no traçado passaram pelas mãos de Hermann Tilke, com exceção de Indianápolis. Tilke colocou projetou (ou reformou) os seguintes circuitos:
1997 - A1-Ring
1999 - Sepang International Circuit
2000 - Monza (primeira chicane)
2002 - Hockenheimring (novo traçado)
2002 - Nürburgring (novas curvas no começo da volta)
2003 - Monte-Carlo (novo desenho da Rascasse)
2003 - Magny-Cours (novas curvas no final da volta)
2003 - Hungaroring (novas curvas no final da volta)
2004 - Bahrain International Circuit
2004 – Shanghai International Circuit
2005 – Istanbul Park
2007 - Catalunya (nova chicane no final da volta)
2007 - Fuji (novo traçado)
2007 - Spa-Francorchamps (nova chicane no final da volta)
2008 - Valencia
2008 - Singapore
2009 - Abu Dhabi
2010 - Donington (novo traçado)
Diante deste quadro, o calendário de 2009 têm as seguintes pistas:
Melbourne, Australia
Sepang, Malasia
Shanghai International Circuit, China
Bahrain International Circuit, Bahrain
Circuit de Catalunya, EspanhaMonte-Carlo, Monaco
Istanbul, TurquiaSilverstone, Grã-Bretanha
Nürburgring, Alemanha
Hungaroring, Hungria
Valencia, Espanha
Spa-Francorchamps, Belgica
Monza, Italia
Marina Bay, Cingapura
Suzuka, Japão
Interlagos, Brasil
Yas Island, Abu Dhabi Vendo este quadro identificamos que 13 das 17 pistas do atual calendário (em destaque) passaram pelas pranchetas deste arquiteto ou seja, nada menos do que 76,5% das pistas!!!
Será que a Fórmula 1 existe mesmo ou o que existe é uma Fórmula Tilke, marcada pela falta de ultrapassagens, circuitos sem graça e planos?
2 comentários:
Juro que se ele inventar de mexer em Interlagos, inicio uma campanha pra lincha-lo!!
Acho que, em parte, é culpa também dos diretamente envolvidos na categoria, em especial, os pilotos.
Se todos reclamassem, ameaçassem boicotar e outras coisas, isso não continuaria.
Mas sob o falso manto da "segurança", os circuitos vão sendo "tilkados" e o espetáculo vai se perdendo.
Pistinhas de autorama para (alguns) pilotos de autorama....
esse tilke deve ter um caso com o bernie, só dá ele!!!
será que não existe mais ninguém no mundo com capacidade para projetar uma pista decente???
Postar um comentário