terça-feira, 20 de setembro de 2011

CIRCUITOS TRADICIONAIS OU NOVAS PISTAS?

Cada vez mais atuante como dirigente, Damon Hill manifestou a sua preocupação com o que acredita ser um desprezo da F1 com os circuitos tradicionais do automobilismo mundial. O presidente do Clube dos Pilotos Britânicos (BRDC, na sigla em inglês) afirmou que é necessário olhar mais para os torcedores e para os locais onde a F1 tradicionalmente tem fãs, segundo o site Grande Prêmio.

"Estou preocupado com a maneira como os eventos promovidos sobrevivem com as exigências da F1. Acho que a F1 faria muito bem se pensasse na sobrevivência dos circuitos e em fazer sobreviver os eventos promovidos, que é o realmente importante no mundo para este esporte", declarou o inglês.

O campeão da F1 em 1996 acrescentou que os circuitos tradicionais — como o de Silverstone, gerido pelo BRDC — estão ficando sobrecarregados com as exigências da F1. "Não estou falando sobre lugares que não tiveram corridas de F1 antes. Estou falando sobre lugares que sempre as tiveram. Se você continuar sugando demais, você vai quebrá-los."

Hill entende que, ao invés de se esforçar em agradar somente patrocinadores e convidados, a principal categoria do automobilismo mundial precisa olhar para o fã de sempre. "É preciso encontrar um equilíbrio entre o nível VIP, as pessoas que pagam pelo esporte, que são os patrocinadores, mas existe um ponto onde você precisa dar ao torcedor comum acesso ao esporte e o sentimento de ser recompensado por sua devoção", disse. "O futebol vem enfrentando o mesmo problema: se você tem estádios, uma proporção dele tem de ser de lugares acessíveis financeiramente", acrescentou Hill.

Porém, Bernie Ecclestone não para de pensar no futuro. A seis meses de iniciar a maior temporada da história da F1, com 20 corridas e a reestreia do GP dos Estados Unidos, o presidente da FOM afirmou que planeja voltar a dois países em breve com o calendário da categoria.

O inglês de 80 anos afirmou que a expansão da F1 continua, e não só para a Ásia. Segundo Bernie, o GP dos Estados Unidos pode ganhar uma 'companheira' na América do Norte. Outro destino possível da categoria pode ser o retorno ao continente africano.

"Depois da Rússia, eu gostaria de ir à África do Sul e ao México. Os dois países estão tentando fazer algo", declarou. A última vez que o país africano sediou uma corrida foi em 1993, no circuito de Kyalami. O México teve sua última prova um ano antes, no autódromo Hermanos Rodríguez.

Além dos citados, Ecclestone revelou que, mesmo em crise financeira, um país europeu espera sediar uma prova em breve. "A Grécia também está tentando ter uma corrida", afirmou. Questionado sobre as condições econômicas do país mediterrâneo, foi sucinto. "Os alemães vão emprestar dinheiro a eles", completou.

2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

PU-TA-QUE-PA-RI-U!!! (desculpem, tive que desabafar)
Até parece que o Hill andou lendo nosso blog, muito do que ele disse, sempre falamos aqui. Só que agora o mundo pode ler.
E a campanha continua: M.B.E.!!
E depois dessa declaração, Damon Hill para presidente da FOM.
EU APOIO!!

Daniel Macarenco disse...

Hill é o cara, aquela cara de messias parece não enganar.

E eu apoio Laguna Seca como pista para o GP dos EUA. Aquele Saca-rolhas...