terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TAZIO ENTREVISTA BARRICHELLO

Após ter completado 300 GPs em 2010, Rubens Barrichello segue este ano para a sua 19ª temporada na F-1.

Em entrevista exclusiva ao Tazio em Barcelona, o brasileiro explicou que mesmo com todo conhecimento acumulado na sua carreira na categoria, o mais importante é seguir motivado para trabalhar com a equipe no desenvolvimento do carro e para cada final de semana de corridas.

"Experiência é nada sem a motivação e vontade. Quando eu tinha 25 anos eu nunca achei que chegaria à F-1 com 38. E aos 38, eu tenho mais vontade do que quando tinha 25. Acho isso mais legal que a própria experiência."

"Outro dia recebi um e-mail da equipe se desculpando pelos pequenos problemas e dando parabéns pela motivação de andar. É um grande barato porque eu não esperava tudo isso. Chega um momento em que a energia começa a baixar e você fica cansado, querendo ir para casa. Não é o meu caso."

Entre 1999 e 2009, Barrichello teve como companheiros de equipe Johnny Herbert, na Stewart, Michael Schumacher, na Ferrari, e Jenson Button, na Brawn GP. Todos pilotos experientes e com vitórias em seus currículos. Porém, nos últimos dois anos, o brasileiro dividiu a equipe Williams com dois novatos: Nico Hulkenberg e, agora, Pastor Maldonado.

Mesmo assim, ele não acredita que fica sobrecarregado no trabalho de desenvolvimento da pré-temporada e diz que, mesmo com pilotos que estão andando pela primeira vez na F-1, sempre existe algo para se aprender.

"Acho que estou em uma fase muito boa não só de juventude como também de vontade de trabalhar. Estes treinos, como são muito individuais, não tem nada a ver o companheiro de equipe. Quando ele anda no carro, você até conhece outro tipo de informações de coisas que acontecem. Neste início de ano, o que mais importa é a quilometragem. E também, na vida, você tem que estar aberto para aprender de tudo e de todos. Foi assim com o Hulkenberg e está sendo assim com ele [Maldonado]."

Barrichello também afirma que está contente com o trabalho realizado na atual pré-temporada e que o FW33 é competitivo. Mesmo assim, o piloto de 38 anos admite que ainda seria importante conseguir trabalhar para que o modelo da Williams seja mais regular nos trechos longos com os novos pneus da Pirelli.

"Acho que o carro tem velocidade. Mas você olha os tempos da Red Bull, eles estão muito mais consistentes que os nossos. No 'long run', eles estão mais consistentes. Eu acredito que eles não têm menos gasolina, então temos que melhorar a nossa consistência em cima dos pneus, especialmente nos traseiros."

Sobre os compostos da empresa italiana, o brasileiro disse que espera que o desgaste mais acentuado, que deve obrigar os pilotos a fazerem mais pit stops e terem que administrar melhor a corrida, deve trazer mais emoção à categoria.

"Eu não sei qual é o objetivo da FIA e da Pirelli, mas acho que este ano teremos mais paradas no box, o que se torna mais interessante para a F-1. A adaptação aos pneus é tranquila, o pneu não difere muito, mas os traseiros estão gastando. E não é porque é pior, parece que a recomendação é essa e é o jeito que vai ser. Então, está todo mundo sofrendo um pouco com o desgaste do pneu traseiro, o que vai tornar a F-1 mais emocionante."

Experiente, Barrichello acredita que as principais novidades de 2011 ainda não foram descobertas por imprensa e adversários, e indica que Red Bull e Ferrari parecem começar na frente esta temporada.

"Acho que as fotos futuras que teremos assim que tivermos mais acesso aos carros, essas sim que vão nos dar uma ideia do que os carros são bonitos e fantásticos. Até agora, na visão externa, a única coisa que se vê é o escapamento da Renault, o resto, tudo que as equipes criaram, está por debaixo da carenagem. Por agora, acredito que a Red Bull e a Ferrari são as mais competitivas."

Para finalizar, perguntado se está animado para iniciar mais um campeonato em sua longa carreira, a resposta vem rápida e com um sorriso no rosto: "Com certeza!".

4 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

veremos barrichello no pódio esse ano!!!

ANDRE DE ITU disse...

NÃO veremos barrichello no pódio esse ano!!!

ANDRE DE ITU disse...

DESISTE IGOR...KKK

Marcos - Blog da GGOO disse...

Barrica World Champion!!!
I believe!!