quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Costela do STIK! - Um 2009 bem diferente.

"Ué!? A Costela do STIK voltou!?"

Calma nobre leitores, tudo não passa de um simples teste, se tudo der certo, a Costela voltará, porque torcida mais exigente que essa não existe, aqui realmente é o lugar onde reside os verdadeiros "bando de loucos".

Na minha volta falarei sobre um assunto muito sério, que não necessariamente será levado também, mas que sua possibilidade existe tanto que postei essa idéia no meu blog (não vou ficar postando link aqui, é chato, e deixa o blog feio) e a Williams prontamente copiou e sugeriu a FIA realizá-la!

Mas do que falarei afinal? Parem de se coçar, tomem um banho e se arrumem porque falaremos da F1 com 3 carros por equipe.

A idéia não é nova. Em 2002 a equipe Dart/Phoenix (O que?) comprou a falida Prost, mas não pode participar da temporada. Assim a categoria passou a ter 11 equipes das 12 que deveriam alinhar. No meio da temporada foi a vez da Arrows, diminuindo esse número para 10 equipes.

Boatos ao final de 2002 mostravam a F1 com 18 carros em 2003, tudo porque a Minardi poderia fechar as portas. Com isso, apareceu a proposta de 3 carros em 2 equipes, Ferrari e McLaren. Mas a Minardi só saiu em 2006, vendida para STR, e assim nada aconteceu.

Em 2009 essa possibilidade pode ser real, Super Aguri e Honda faliram e a F1 poderá ver a saída de mais uma equipe em um curto período de tempo. Seriam 16 carros no Grid. Para isso a Williams mandou a FIA uma proposta de 3 carros por equipe, 24 no Grid (ou não, pode haver uma pré-qualificação), se isso irá acontecer, só veremos ano que vem.

Praticamente todas as equipes tem seus 2 pilotos para a próxima temporada. Mas e se a FIA optar por um 3 carro por equipe. Qual piloto cada uma iria escolher para preencher esta vaga? Eu montei alguns palpites. Veja, discorde, concorde, opine e comente.


Ferrari: Luca Badoer

O "eterno" piloto de testes da Ferrari ganharia sua possivelmente única chance de correr com os carros da Scuderia Italiana, seria um grande premio a um piloto que nunca teve grandes chances.

McLaren: Pedro de la Rosa

O espanhol já demonstrou ter velocidade, junto com sua experiência, seria o piloto ideal para a McLaren, que apesar de ter um campeão, não tem pilotos experientes.

BMW: Christian Klien ou Rubens Barrichello

A BMW tem dois grandes pilotos, um experiente e outro jovem e que mostra potencial para ser campeão um dia. Ela poderia fazer duas escolhas. Um piloto jovem e que já correu, ou então um piloto consagrado e experiente. Também pode escolher Asmer, mas este ainda não mostra capacidade para a F1.

Renault: Lucas Di Grassi

A Renault, se levar em conta a qualidade, escolherá Di Grassi. Dos pilotos que tem, já mostrou muito na última GP2, sendo o melhor da categoria.

Toyota: Giorgio Pantano

Com a sua política, contrataria Pantano com facilidade. Em 2008 contratou Glock, em 2009 contratará Pantano.

Red Bull: Sébastien Bourdais

Na principal equipe vão os pilotos mais experientes, Bourdais apesar de não ser experiente, é velho, ficaria com a vaga e seria sua última chance.

Toro Rosso: Romain Grosjean

Buemi garantido. Senna seria segundo piloto. O 3º é uma incógnita, talvez Romain Grosjean da Renault emprestado.

Williams: Nico Hülkenberg

Nico Hülkenberg com certeza. Ou a equipe vai escolher o angolano Ricardo Teixeira?

Force India: Gary Paffett

Nova equipe "B" da F1, Gary, piloto de teste da equipe "A", viraria titular da "B"


Lembrando que, para isso ocorrer, uma dessas equipes deve sair. Qual será?

7 comentários:

Anônimo disse...

Daniel
Na Ferrari, entre Gené e Badoer,acho que entrava o Gené.

Na Mclaren, apesar de achar o De la Rosa merecor dessa vaga, a Mclaren já ferrou com ele tantas vezes que é capaz de nem com um 3º carro dar uma vaga pro cara. nao sei quem entraria.

Na Red Bull, se o 3º carro entrar só ano que vem, acho que podiam tentar o esopanhol Alguersuari.

Nas demais, sei lá...
Equipe que sairía...Toro Rosso...

Igor * @fizomeu disse...

será??? só sei que seria muito legal as equipes competirem com três carros cada...

Marcos - Blog da GGOO disse...

com relação às suas "previsões", até são sensatas, mas a grande dúvida é se realmente vai vingar esse esquema de 3 carros, ainda mais com a atual crise, considerando ainda que um terceiro carro iria contra a política de redução de custos que está senso implantado na categoria. No atual panorama, é mais fácil eles mudarem a regra da quantidade mínima de carros.
Maaaas.....na F-1, tudo acontece....
Sou a favor de um terceiro carro, além de uma inovação, seriam necessárias novas estratégias, iria dar mais competividade dentro da própria equipe e, teoricamente, penso eu, mais emoção.
Depois do Ronaldo no Curintia, não dúvido de mais nada nessa vida!
Aguardemos!!

Prof. Augusto Roque disse...

É uma idéia sensata, sem dúvida...só que ao invés de 3 carros por equipe, eu deixaria as portas abertas para a venda de chassis e motores, fazendo ressurgir os garagistas...

Das opções, colocaria o Barrichello na Toro Rosso, dentre Buemi e Senna, ele faria a diferença em prol da equipe.

Como bem disse a Priscila, é mais fácil o Gené entrar do que o Badoer, mas se tivesse que apostar, apostaria em Valentino Rossi.

Parabéns pela Costela!

Igor * @fizomeu disse...

de acordo roque... as equipes independentes são fundamentais, queremos é ver o grid cheio!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

Grid cheio é o que há!!!
Já imaginaram Mônaco com 40 carros largando???

Rodrigo Cabral disse...

Stik na área..que bom! e logo de cara um resumo do que pode acontecer nestas férias da F1.

Palpitando ou não, acho que podem reduzir os custos, os gastos, os subornos e as proprinas...além é claro do salgado preço dos ingressos na Europa e Ásia (pra nós também!!!).