sexta-feira, 28 de março de 2014
O que podemos tirar da primeira prova da Stock?*
* Por Bruno Vicaria
Muita gente viu com desconfiança a corrida de duplas da Stock Car, realizada no último domingo em Interlagos. Mas esta experiência se mostrou acertada e dificilmente deixará de fazer parte do calendário. Começar o ano com corridas de duplas deve virar a nova tradição da categoria.
As últimas experiências da Stock Car vêm sendo bem sucedidas. O "push-to-pass", os pontos dobrados, a Corrida do Milhão e, agora, esta prova de duplas. São atrativos que colocam fogo na corrida e puxam o público para perto do esporte.
O público, aliás, não decepcionou. As arquibancadas possuíam um público considerável e a maioria ali me parecia não ser de torcidas "corporativas" (ou o dinheiro encurtou a ponto de ninguém mais receber camisetas das marcas). Boa parte do setor "A" estava ocupado. Dentro, nem se fala: lotado.
Nem a chuva afastou o público, o que eu achei bem legal. Isso é sinal de comprometimento com o evento. Ou seja, a Stock está conseguindo encontrar seu nicho e as coisas estão se encaixando.
Na parte da corrida, a demora excessiva para a saída do safety car no início incomodou. Na minha humilde opinião, eu faria apenas uma volta de aquecimento, pois todos andaram na chuva no fim de semana e nada o que acontecesse no comportamento do carro seria desconhecido.
Pelo caráter especial, a prova deveria ter mais tempo. Pois, com a chuva, os convidados só conseguiram correr dez minutos e pouco pôde ser aproveitado. A prova deveria ter 1h20, pelo menos, com cada um andando 40 minutos.
Corridas mais longas podem mostrar coisas importantes no universo da Stock Car. Elas podem fornecer e apimentar ainda mais o espetáculo. Com mais tempo, os pilotos serão obrigados a parar nos boxes de qualquer maneira (as paradas de hoje em dia são muito mais espetáculo que qualquer outra coisa), terão de administrar o "push-to-pass" de uma forma melhor, terão de aprimorar seus condicionamentos físicos, etc, etc.
Provas mais longas também dariam um caráter mais profissional à Stock Car, como acontece no DTM. E seria também um custo/benefício melhor para as equipes (neste caso, não falo de televisão, que, para mim, é a grande vilã do cenário, por forçar a categoria a seguir suas condições para ser exibida - nem sempre - por ali).
Na pista, vimos que será um belo campeonato, obrigado. Agora basta ver como funcionará essa rodada dupla, talvez o ponto de maior curiosidade deste ano. Bem, Santa Cruz do Sul é logo ali...
Muita gente viu com desconfiança a corrida de duplas da Stock Car, realizada no último domingo em Interlagos. Mas esta experiência se mostrou acertada e dificilmente deixará de fazer parte do calendário. Começar o ano com corridas de duplas deve virar a nova tradição da categoria.
As últimas experiências da Stock Car vêm sendo bem sucedidas. O "push-to-pass", os pontos dobrados, a Corrida do Milhão e, agora, esta prova de duplas. São atrativos que colocam fogo na corrida e puxam o público para perto do esporte.
O público, aliás, não decepcionou. As arquibancadas possuíam um público considerável e a maioria ali me parecia não ser de torcidas "corporativas" (ou o dinheiro encurtou a ponto de ninguém mais receber camisetas das marcas). Boa parte do setor "A" estava ocupado. Dentro, nem se fala: lotado.
Nem a chuva afastou o público, o que eu achei bem legal. Isso é sinal de comprometimento com o evento. Ou seja, a Stock está conseguindo encontrar seu nicho e as coisas estão se encaixando.
Na parte da corrida, a demora excessiva para a saída do safety car no início incomodou. Na minha humilde opinião, eu faria apenas uma volta de aquecimento, pois todos andaram na chuva no fim de semana e nada o que acontecesse no comportamento do carro seria desconhecido.
Pelo caráter especial, a prova deveria ter mais tempo. Pois, com a chuva, os convidados só conseguiram correr dez minutos e pouco pôde ser aproveitado. A prova deveria ter 1h20, pelo menos, com cada um andando 40 minutos.
Corridas mais longas podem mostrar coisas importantes no universo da Stock Car. Elas podem fornecer e apimentar ainda mais o espetáculo. Com mais tempo, os pilotos serão obrigados a parar nos boxes de qualquer maneira (as paradas de hoje em dia são muito mais espetáculo que qualquer outra coisa), terão de administrar o "push-to-pass" de uma forma melhor, terão de aprimorar seus condicionamentos físicos, etc, etc.
Provas mais longas também dariam um caráter mais profissional à Stock Car, como acontece no DTM. E seria também um custo/benefício melhor para as equipes (neste caso, não falo de televisão, que, para mim, é a grande vilã do cenário, por forçar a categoria a seguir suas condições para ser exibida - nem sempre - por ali).
Na pista, vimos que será um belo campeonato, obrigado. Agora basta ver como funcionará essa rodada dupla, talvez o ponto de maior curiosidade deste ano. Bem, Santa Cruz do Sul é logo ali...
Marcadores:
GGOO,
STOCK CAR,
temporada 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário