segunda-feira, 30 de novembro de 2009

NASCE O FELIPINHO, FILHO DE FELIPE MASSA

Nasceu nessa segunda feira dia 30 de Novembro no hospital Albert Einstein em São Paulo, o primeiro herdeiro da familia Bassi Massa... Felipinho como já é chamado pela família de Felipe Massa e Anna Raffaela Bassi Massa.

Nasceu com 3,370Kg e veio para trazer alegria e deixar seu pai alguns décimos mais veloz, como diz a teoria de que a cada nascimento de um filho o piloto fica alguns décimos mais veloz. Vide Barrichello que em 2001 nasceu o Edurado e 2002 Rubinho fez o melhor campeonato de sua carreira até então, com 4 vitórias e guiando no mesmo nível de Michael Schumacher.

Parabéns Felipe Massa que este presente de Deus venha para alegrar, trazer fé e esperança para toda a família...

FOTO DO DIA

(clique para ampliar)



Ferraris e Viper, no pátio fechado, após a corrida da GT3, ontem em Interlagos.

SUPERBIKE: UMA NOVA MENTALIDADE

A última corrida do final de semana foi a prova exibição da Superbike, que entrará no calendário brasileiro em conjunto com as provas de GT que serão disputadas no ano que vem.

Após a corrida, participamos da coletiva de imprensa e uma coisa nos chamou a atenção e ficou me martelando a noite inteira: a falta de interesse da CBA.

Um campeonato bacana, com certa atratividade de público e muitas disputas e ultrapassagens, simplesmente foi ignorado pela atual gestão, que na verdade não gere nada.

Não adianta culpar pilotos, equipes e promotores se quem deveria mais apoiar o desenvolvimento do automobilismo e motociclismo brasileiro não o faz.

Acho que assim, podemos acreditar que muito da falta de identidade que tanto comentamos alguns posts abaixo, vem desta não gestão da confederação, que prefere esconder os eventos do que divulgá-los, como vemos aqui e no Brasil como um todo.

domingo, 29 de novembro de 2009

DESAFIO DAS ESTRELAS DE KART: MASSA VENCE, SCHUMACHER É O CAMPEÃO



CLASSIFICAÇÃO FINAL:
01º - 42 pontos - Michael Schumacher
02º - 36 pontos - Felipe Massa
03º - 26 pontos - Vitor Meira
04º - 25 pontos - Vitantonio Liuzzi
05º - 23 pontos - Rubens Barrichello
06º - 19 pontos - Tony Kanaan
07º - 13 pontos - Lucas di Grassi
08º - 11 pontos - Marcos Gomes
09º - 09 pontos - Max Wilson
10º - 08 pontos - Antonio Pizzonia / Christian Fittipaldi
12º - 07 pontos - Nelsinho Piquet / Enrique Bernoldi / Raphael Matos
15º - 06 pontos - Bia Figueiredo / Duda Pamplona
17º - 05 pontos - Ricardo Zonta
18º - 04 pontos - João Paulo de Oliveira / Tarso Marques
20º - 02 pontos - Mario Moraes / Xandinho Negrão
22º - 01 ponto - Luciano Burti
Não ponturaram: Popó Bueno / Felipe Giaffone / Eduardo Berlanda

FIM DE PROVA E DE COBERTURA

Neste momento alguns carros passeiam pela pista e a chuva se torna cada vez mais presente ao nosso redor tapando o pouco do sol que tivemos hoje e o Paulo Ricardo começa a fazer o seu show no camarote.

Aproveitamos o clima para encerrarmos a nossa cobertura in loco, direto de Interlagos.

Muito obrigado especial ao Stik, que pode trabalhar naquilo que sempre sonhou e se mostrou um grande talento, além da dupla dinâmica Andrei (ex-Tazio) e Natali (Tazio) e também do Caio Moraes, da assessoria de imprensa da GT3.

Muito obrigado a todos pela audiência e pelos comentários, até mais.

GT3: FOTO OFICIAL



A sala de imprensa, o nosso local de trabalho, os jornalistas, os pilotos da superbike e os loucos da GGOO disfarçados, mas em primeiro plano.

SUPERBIKE, A SURPRESA DO FINAL DE SEMANA

A Superbike acabou de correr aqui em Interlagos. Suas potentes motos levantaram a galera pela sua beleza e pela destreza de seus loucos pilotos.

As trocas constantes de posições deixaram todos de boca aberta, principalmente analisando os pontos de frenagem, na mureta dos boxes.

Quem acompanhou a corrida, viu um belo futuro, desde que mantenha a sua essência como demonstra a foto abaixo:

GT3 - Resumo da Coletiva

Depois da vitória da dupla Daniel Rafael e Claudio Dahruj com o Lamborghini Gallardo LP, seis pilotos, dentre eles os vencedores do GP, mostraram o ponto de vista deles em uma coletiva que durou por volta de 10 a 15 minutos. Valdeno Brito destacou a dificuldade que teve com seu carro: "Foi uma corrida dificil, não estava conseguindo segurar o (David) Muffato, fiquei muito preocupado com rendimento do carro". Já seu companheiro Miguel Palludo, lamentou não ter conseguido o segundo lugar:"faltou pouco", disse.

A dupla vencedora, Daniel Rafael e Claudio Dahruj, elogiou o carro e agradeceu a organização pela participação amistosa na última etapa da GT3. Para completar, não economizaram elogios ao Lamborghini Gallardo: "Ele é fantastico!", elogiou Daniel.

Allan Khodair e seu arcelo Hahn, elogiaram a categoria: "Apesar de terem falado sobre sua falencia no meio do ano, a categoria mostra que esta crescendo", disse Marcelo Kahn.

FOTO DO DIA: GT3 BRASIL



Foto de autoria de Andrei Spinassé (clique para ampliar), tirada a pouco de uma janela semi aberta daqui da sala de imprensa.

GT3: AS GRID GIRLS

A TESE*

Andrei Spinassé defende uma interessante tese, em seu blog. Como sua devida permissão, reproduzimos aqui:

Bom dia, visitantes. Já estou em Interlagos, onde hoje quatro categorias, GT3, Trofeo Maserati, Copa Clio e Superbike, realizam corridas. O céu está nublado e o asfalto, úmido.

Ontem fiquei de apontar a segunda razão pela qual a GT3, apesar de ter carros velozes e alguns bons pilotos, não leva muitos espectadores aos autódromos.

Pois bem, já disse que falta divulgação da categoria. Ontem, por exemplo, passou VT da primeira corrida do fim de semana no Sportv. Mas, claro, o VT vai ao ar após a prova já ter terminado. Muita gente que gosta de automobilismo nem tem conhecimento de que há uma categoria como a GT3 correndo em Interlagos neste fim de mês.

Outra coisa que falta é uma maior empatia do público para com os pilotos. Não há uma preocupação com a manutenção dos mesmos competidores durante todo o ano. Existe um grande entra e sai. Poucas duplas continuam as mesmas após mais de uma temporada. Isso enfraquece o elo, já que os fãs querem ter alguém para torcer, identificar-se com algum piloto.

Por exemplo, seria muito legal se as duplas Xandy Negrão/Andreas Mattheis e Ricardo Rosset/Walter Salles tivessem continuado neste ano. Mas, principalmente por motivos financeiros, ocorre instabilidade do mercado de pilotos e equipes.

O grid poderia ser maior, sem dúvida, também. Os Ford GT, dominadores do ano passado, fazem falta, por exemplo. Os carros, falando disso, são o ponto mais forte da GT3. Mas não são nada sem pilotos, que precisam ser mais valorizados e necessitam também valorizar mais a categoria.

A Truck talvez seja a mais estável do Brasil. Mesmo que um fã não leia notícia alguma durante uma pré-temporada, ele saberá, quando estiver no autódromo para a primeira prova do ano, que a maioria dos pilotos das principais equipes se mantém igual. Isso é fundamental.


Onde assinamos, Andrei?

GT3: A PRIMEIRA VEZ DE UM HOMEM...



Precisa falar mais alguma coisa?

Bom Dia

São 8h30 e São Paulo nos recebe com chuva.
Em Interlagos, tudo calmo, poucos jornalistas estão presentes. Em companhia do Roque, iremos começar os trabalhos.
Agora vamos aos boxes fazer algumas reportagens especiais, fotos e vídeos.
Até daqui a pouco.

sábado, 28 de novembro de 2009

FIM DE PAPO...

Mas só por hoje, porque amanhã tem muito mais.

Agradeço a colaboração, os papos, os comentários de bastidores e a troca de idéias de duas pessoas em especial, Andrei Spinassé (ex-Tazio) e Natali Chiconi (Tazio), que aparecem na foto comigo.


Agradeço também o apoio de Caio Moraes, assessor de imprensa da GT3.

A todos, muito obrigado e até amanhã.

BASTIDORES DE UMA NARRAÇÃO DE TV

É assim que o pessoal narra uma corrida da sala de imprensa.



Agora entendo o Galvão...

MARCA QUE FICA*

Nas palavras de Andrei Spinassé*, que também está aqui na sala de imprensa, em Interlagos, "Sébastien Buemi deixou sua marca em Interlagos. Não, ele não fez o recorde da pista nem venceu o GP Brasil de F-1. É que o adesivo com o nome do suíço ainda está no box que foi seu em outubro".



Em 2008, a Honda também deixou adesivo no chão da garagem, lembramos a pouco.

VEM AÍ A FIA GT1 WORLD CHAMPIONSHIP

Em entrevista coletiva aqui em Interlagos que contou com a presença de Stephane Ratel, organizador dos campeonatos de FIA GT, Formula 3 Inglesa e Le Mans Series, também de Antonio Hermann e Walter Derani, foi confirmada a etapa brasileira da categoria que estreia ano que vem.



O formato será de rodadas duplas, de uma hora de duração cada uma, sendo que a primeira prova é classificatória para a segunda, e a última vale pódio.

As equipes terão o padrão da F-1, com 2 carros por equipe, com a mesma pintura. Num primeiro momento, 6 marcas estão confirmadas: Aston Martin, Lamborghini, Ferrari, Maserati, Nissan e Porsche.

O FIA GT1 World Championship visitará 12 países: Emirados Árabes, África do Sul, República Tcheca, França, Canadá, Espanha, Alemanha, Portugal, Hungria, China e, encerrando o torneio 2010, o Brasil, no dia 28 de novembro.

GT3 AO VIVO: ABERTURA DOS TRABALHOS

Boa tarde, amigos da GGOO.

Devidamente instalados na sala de imprensa de Interlagos, começamos os trabalhos de transmissão ao vivo das etapas da GT3 Brasil, que ocorrem neste final de semana.

Ao meu lado, Rodrigo Ruiz, o lambe lambe favorito de Flávio Gomes. Quando, neste instante, Edgar Mello Filho adentra ao ambiente, comentando sobre a beleza da nova Lamborghini.

Enfim, em casa...que tem esta vista:

SESSÃO DESENHO COM A GGOO: TOM SLICK

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

F1: OS TESTES DE DEZEMBRO

A F-1 retomará suas atividades logo no início do próximo mês de dezembro, com os testes de inverno no autódromo de Jerez de La Frontera, na Espanha.

Nove equipes participarão das sessões que serão realizadas entre os dias 1º e 3, das 9h às 17h locais, informa o Tazio.

A lista das equipes e pilotos que participarão do evento é a seguinte:

1º.dez
BMW - Alexander Rossi
Mercedes - Mike Conway e Marcus Ericsson
Ferrari - Jules Bianchi
Force India - J.R. Hildebrand
McLaren - A confirmar
Red Bull - Daniel Ricciardo
Renault - Bertrand Baguette
Toro Rosso - Brandon Hartley
Williams - Andy Soucek

2.dez
BMW - Esteban Gutierrez
Mercedes - Marcus Ericsson e Mike Conway
Ferrari - Jules Bianchi, Marco Zipoli e Pablo Sánchez López
Force India - Paul Di Resta
McLaren - A confirmar
Red Bull - Daniel Ricciardo
Renault - Lucas Di Grassi
Toro Rosso - Mirko Bortolotti
Williams - Nico Hulkenberg

3.dez
BMW - A confirmar
Mercedes - Mike Conway e Marcus Ericsson
Ferrari - Daniel Zampieri
Force India - Paul Di Resta e J.R. Hildebrand
McLaren - A confirmar
Red Bull Racing - Daniel Ricciardo
Renault - Lucas Di Grassi
Toro Rosso - Mirko Bortolotti
Williams - Nico Hulkenberg

Destaque para o brasileiro Lucas Di Grassi, que participará dos dois últimos dias pilotando pela Renault, pilotando pela última vez pela equipe francesa e de malas prontas para a Manor.

No entanto, entre todos estes nomes, Nico Hulkenberg, que testará pela Williams, é o único nome já confirmado para 2010 e que estará presente nas sessões, já testando especificidades do modelo do ano que vem.

[OFF] MEGA FEIRÃO DE FÁBRICA!! IPI REDUZIDO!!

Acho que vou aproveitar a prorrogação da redução do IPI e renovar meu capital.
Vendas inclusive direto na fábrica.
Seguem fotos de alguns modelos em promoção.










Dica do meu amigo Marcão, da Autobeti de São João da Boa Vista.
Aproveitem!!

GT3: A ESTREIA DA LAMBORGHINI GALLARDO LP560

A última rodada dupla da GT3 Brasil, que será disputada neste fim de semana em Interlagos, e que contará com a presença da GGOO, vai ser histórica.

As corridas marcarão a estréia de um dos carros mais cobiçados e desejados pelos fãs de automobilismo do mundo inteiro. Pela primeira vez no mundo um Lamborghini Gallardo LP 560 alinhará no grid de um campeonato GT3.



O carro que será pilotado pela dupla Cláudio Dahruj e Rafael Daniel é, praticamente igual ao seu antecessor, do ponto de vista visual, o Gallardo GT3, que vem sendo pilotado pela dupla Bruno Garfinkel e Chico Serra nas últimas corridas, porém o LP 560 tem muitas diferenças na parte estrutural.

"Basicamente, o Gallardo GT3 é um carro de rua adaptado para corrida, enquanto o LP 560 é um carro feito para as pistas. A suspensão é de triangulo independente, como os carros da Stock Car, e até mesmo o Ford GT. Tem amortecedor de corrida, os freios são maiores, assim como o aro das rodas. Então é bem diferente. Além disso, o motor tem 40 cavalos a mais, o câmbio não é o borboleta, que para corrida não é tão bom, é na alavanca, seqüencial de seis marchas... Enfim. É um carro todo foi feito para corrida”, detalhou Carlos Chiarelli, responsável pela preparação da supermáquina que será pilotada por Rafael Daniel e Cláudio Dahruj.

O Gallardo LP 560 é a versão 2010 do Gallardo GT3, por isso já tem todas essas evoluções. Apesar de ainda não saber o real potencial do carro, Chiarelli acredita que o novo modelo seja pelo menos um segundo mais rápido. Os engenheiros da Reiter Engineering, empresa alemã responsável pela preparação do modelo italiano, estão no Brasil e terão acompanhamento do departamento técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para garantir o equilíbrio de desempenho entre todos os carros da categoria.

INDY EM SP: MINHAS SUGESTÕES DE TRAÇADO

Como só saberemos ao certo o traçado e a localização da prova da Indy em São Paulo no dia 15 de dezembro, permito-me fazer um devaneio de algumas possibilidades de traçados, mesmo sabendo que a região preferida é o Sambódromo.

GP República Federativa da Mooca
Largada na Av. Paes de Barros, Rua dos Trilhos, Rua da Mooca passando no antigo setor fabril de São Paulo, hoje abandonado, faz o contorno na Radial Leste e volta. Os boxes poderiam ser a estação Bresser do metrô.

GP Assembléia Legislativa
Av. Pedro Álvares Cabral, contorna o monumento dos Bandeirantes (Empurra Empurra), República do Líbano entra a direita, túnel Ayrton Senna, 23 de maio e volta pela av. Pedro Álvares Cabral. O Obelisco poderia ser a entrada dos boxes.

GP Avenida Paulista
Mas o meu preferido, mesmo, é Paulista, segue reto, cruza a Consolação, entra a direita na rua Major Natanael, faz aqueles S malucos, contorna o Estádio do Pacaembu pela praça Charles Miller, sobe tudo, entra a esquerda na Av. Dr. Arnaldo, passa pelo túnel, Av. Paulista e no Parque trianon (Masp), faz um grampo e começa tudo denovo.

GP Interlagos (sonho)
Eu faria no anel externo de Interlagos, não prejudica a F1, já tem arquibancada pronta, é só recapear bem as curvas e o retão e construir os muros.

COLUNA DO ROQUE: A VOLTA DAS FÉRIAS

Diz a lenda que nada como um período de férias para repousarmos. Porém, nestas férias, o que menos fiz foi isso. Da correria do dia a dia empresarial e acadêmico, acompanhava de longe as notícias.

"Vejo caminhões e carros apressados a passar por mim
Estou sentado à beira de um caminho que não tem mais fim..."


Foi um tal de Bruno Senna pra cá, Rubens pra lá, Mercedes, Brawn, Alonso,Schumacher...uma série de fatos e factóides que, mesmo em um período de boatos, manteve os assuntos em pauta para as famosas discussões nas mesas de bar.

Porém, a saudade ia aumentando, numa tristeza que não tinha fim. E, neste sol paulista que "queima no meu rosto um resto de esperança, de ao menos ver de perto" os seus textos, fatos e fotos que eu trago na lembrança...Lembrei que eu preciso acabar logo com isso.

"Preciso lembrar que eu existo", e diante disso tudo, o período de descanso termina e precisamos voltar a nossa labuta voluntária e prazeirosa.

Assim, muitas novidades virão por ai sempre antenados com os acontecimentos, vamos devagarinho apresentando-as.

Afinal, não podemos ficar sentado a beira do caminho...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

São Paulo fecha acordo e vai receber corrida da Indy em 2010

Ribeirão Preto foi eliminada. Salvador surgiu forte e foi para o vinagre. Tinha sobrado o Rio, e até então só o Rio. Mas o Rio se voltou para as Olimpíadas, e o prefeito Eduardo Paes sumiu para a Indy. A novela da corrida brasileira caminhava para um fim dos mais lacônicos, e os representantes brasileiros partiram para um plano de emergência. Que deu certo. E São Paulo vai receber a prova em suas ruas em 2010.

Chegou um momento em que os organizadores da IndyCar, lá dos EUA, pressionaram o pessoal daqui do Brasil, capitaneado pela figura de Carlo Gancia. Haviam estipulado um prazo até esta quarta-feira (25) para que a situação fosse definida, o vai-ou-racha. E vai. Gancia costurou o acordo nos últimos dias, falando com o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, e com o prefeito Gilberto Kassab. Acertaram até que rápido demais diante do imbróglio dos últimos quatro ou cinco meses.

A corrida vai acontecer em 14 de março e vai abrir a temporada de 2010. A prefeitura de São Paulo deve emitir um comunicado nas próximas horas confirmando o acordo. Será a primeira corrida da Indy no Brasil desde 2000. O Rio utilizou o oval de Jacarepaguá por cinco anos. O próximo passo da parceria São Paulo-Indy é definir o traçado urbano e verificar os planos e estratégias de engenharia sobre os pontos próximos à pista de rua.

O Grande Prêmio apurou que o plano inicial da pista está nas ruas das proximidades do Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade. Outras duas áreas estão sendo estudadas.
Pela segunda vez, assim, São Paulo rouba do Rio um evento de grande porte no automobilismo. Em 1990, a prefeita Luiza Erundina tirou de Jacarepaguá a primazia de receber o GP do Brasil de F1. Agora, mais porqueo prefeito Eduardo Paes se desfez da Indy, a capital paulista acaba se sobrepondo. Há, também, a possibilidade de São Paulo receber a A1 GP, na mesma data, 14 de março. Mas aí é outra novela, relacionada com a possível morte da categoria.

Fonte: Grande Premio

Raikkonen na Red Bull e Rio de Janeiro sem IRL

Calma pessoal, Kimi Raikkonen não assinou com a Red Bull para a Temporada 2010 da F1. O que se diz na verdade, é que ele tem um pré-contrato com a escuderia para 2011. Quem garante é a versão portuguesa a revista Autosport, a publicação revelou que o campeão de 2007 já tem assinado um pré-contrato com a Red Bull, assinado após as negociações com a McLaren para o ano que vem terem falhado. Kimi deve assumir a vaga de Mark Webber e ser companheiro de Sebastian Vettel. De acordo com a revista, Kimi vai disputar o WRC em 2010 pela equipe oficial da Citroën, mantendo-se ativo em competições.

E sobre o Rio sem IRL...

Texto retirado do blog de Victor Martins

SÃO PAULO | Sobe som. Trilha sonora de “Tubarão”. Cenas de ação.

Está no ar mais um capítulo de “Um lugar a Indicar”. A novela do automobilismo.

Não há quem confirme categoricamente, com assinatura de acordo e tudo mais, em que lugar vai ser a corrida da Indy no Brasil. As únicas certezas em torno da história que já tem mais de quatro meses vêm na linha inversa, onde não vai acontecer. O que já se sabe é que a prova não será realizada em Ribeirão Preto, cidade favorita no começo e eliminada de pronto, e, agora, que não será no Rio.

Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, informou ao Blog Victal que a cidade que vai sediar as Olimpíadas em 2016 desistiu de receber a categoria nas ruas de Flamengo ou Botafogo em 2010. Mas não de maneira cordial, por assim dizer. Simplesmente porque o prefeito Eduardo Paes se portou como um fugitivo.

A insatisfação de Gancia com Paes era explícita. Perguntei se o Rio estava definitivamente fora da disputa. “O ego do prefeito subiu à cabeça”, falou o dirigente, já ratificando a informação. “Ele não atende o telefone quando eu ligo, quando o pessoal da [TV] Bandeirantes liga, gente que era amiga dele muito antes de ele ser político.”

Era certo que seria no Rio, a verdade é essa. Todos davam como certo. O amigo jornalista Américo Teixeira Jr., por exemplo, informou há um tempão que o anúncio estava por acontecer. O anúncio, aliás, vazou lá entre o pessoal da Indy, saiu no site da categoria, a tal matéria do título “Bom dia, Rio”. Pessoas muito próximas ao pessoal que cuida da Indy no Brasil e lá também iam nesta direção. O que deu errado? Como disseram, a resposta se encontra no “descendente de inca” Paes.

“Dizer não num negócio é algo normal, que pode acontecer”, falou Gancia. “Mas aí ele vai, aperta a mão, fala que vai fazer a corrida e depois some, nem atende o celular. Nem lamentável eu posso dizer que isso é…” Gancia ressaltou, ao longo da conversa, a situação. “Ele confirmou, apertou a mão e depois fez todo mundo perder tempo. Ele não atende o telefone para fugir do problema. E o problema são os devaneios da cabeça dele.”

O prefeito Paes foi procurado, via assessoria, mas não se manifestou ainda.

GARAGEM DO BELLOTE ENTREVISTA RAUL BOESEL

Entrevista do Blog Garagem do Bellote com o ex-piloto paranaense Raul Boesel, que passou pela Fórmula 1 no início dos anos 80, foi campeão mundial de marcas pela Jaguar em 1987 e piloto de Fórmula Indy por vários anos, é o brasileiro com mais participações nas 500 Milhas de Indianápolis. Alguns trechos:

"Um amigo me convidou para ir ao kartódromo em Curitiba para ajudá-lo a empurrar o Kart, nesse dia me deixou dar umas voltas. Daquele dia em diante mudou minha vida, o que eu queria era correr de kart, tinha uns 14 anos."

"Quando comecei no automobilismo a Fórmula 1 era muito distante, coisa de sonho mesmo."

"Acredito que pelo começo de minha carreira ter sido em carros de turismo e depois Fórmula, me adaptei em diversos tipos de carro, mas também acredito que carro de corrida tem 4 rodas e pilotos têm que se adaptar a qualquer tipo."

"Hoje a Stock Car sem dúvida é a categoria principal (no Brasil)."

Link para a entrevista na íntegra:

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Itaipava GT Brasil

Além das corridas da Copa Renault Clio, Itaipava Trofeo Maserati e Itaipava GT3 Brasil, evento contará pela primeira vez com participação do TNT Superbike.

Confira a programação para a última etapa do Itaipava GT Brasil


O autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, receberá no próximo final de semana a última etapa do principal evento Gran Turismo do país, o Itaipava GT Brasil. A etapa contará com corridas que definirão os títulos da Copa Renault Clio e Itaipava Trofeo Maserati, além de duas corridas do Itaipava GT3 Brasil e uma do TNT Superbike. E claro, a GGOO estará lá. Confira a programação do evento.


SEXTA-FEIRA (30/10)
08h30 – 08h55: 1º treino livre TNT Superbike
09h05 – 09h55: 1º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 1º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
10h55 – 11h55: 1º treino livre Itaipava GT3 Brasil
12h05 – 12h30: 2º treino livre TNT Superbike
12h40 – 13h20: 2º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
13h30 – 14h20: 2º treino livre Copa Renault Clio
14h30 – 15h10: 3º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
15h20 – 16h20: 2º treino livre Itaipava GT3 Brasil
16h30 – 16h55: 3º treino livre TNT Superbike
17h05 – 17h45: 4º treino livre Itaipava Trofeo Maserati


SÁBADO (31/10)
08h00 – 08h20: 1º treino classificatório TNT Superbike
08h30 – 09h15: 3º treino livre Itaipava GT3 Brasil
09h25 – 10h15: 3º treino livre Copa Renault Clio
10h25 – 10h45: 2º treino classificatório TNT Superbike
10h55 – 11h35: 5º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h45 – 12h05: treino classificatório 1ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
12h25 – 12h45: treino classificatório 2ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
13h00 – 13h40: treino classificatório Copa Renault Clio
13h50 – 14h10: 3º treino classificatório TNT Superbike
14h20 – 14h40: treino classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h50 – 15h05: treino classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h20 – 15h35: Super Pole TNT Superbike
16h13: Largada 1ª corrida Itaipava GT3 Brasil


DOMINGO (01/11)
08h00 – 08h10: treino de aquecimento Copa Renault Clio
08h20 – 08h35: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
08h45 – 09h00: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
09h10 – 09h25: treino de aquecimento TNT Superbike
10h03: largada Copa Renault Clio
12h03: largada 2ª corrida Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada Itaipava Trofeo Maserati
15h07: largada TNT Superbike

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NICO ROSBERG É CONFIRMADO NA MERCEDES GP

Nota oficial publicada no site da Brawn GP (futura Mercedes GP em 2010) há poucos minutos, finalmente confirma a contratação do piloto alemão de 24 anos, que já disputou quatro temporadas na F1, sempre pela equipe Williams. Nenhuma surpresa em relação a esse anúncio, porém segue a expectativa sobre quem será seu companheiro na equipe.

Nico Rosberg já veste a camiseta da Mercedes

Confira o anúncio na íntegra (em inglês):

domingo, 22 de novembro de 2009

FIA WTCC: FARFUS VENCE EM MACAU, TARQUINI E SEAT SÃO OS CAMPEÕES

Nas ruas de Macau, hoje (22/11) foi disputada a última rodada do FIA WTCC 2009, com vitória do brasileiro Augusto Farfus na corrida 2, garantindo assim a terceira colocação no classificação final com 113 pontos. Mas quem fez a festa mesmo foi o italiano Gabriele Tarquini que ficou com o título da temporada ao somar 12 pontos nas corridas de hoje, totalizando 127 pontos.

Já entre as marcas, o título ficou para a Seat, que venceu a BMW por apenas três pontos (314x311). A Chevrolet ficou em terceiro com 215 pontos e a Lada com 83 pontos.

STOCK CAR: BURTI VENCE EM TARUMÃ, CACÁ É O CAMPEÃO

No autódromo de Tarumã, Luciano Burti conquistou hoje (22/11) pela manhã sua primeira vitória na categoria, sendo o décimo piloto diferente a vencer na temporada. Cacá Bueno chegou em quarto (mas beneficiou-se da punição ao seu companheiro de equipe Daniel Serra, subindo para a terceira posição) e garantiu o tricampeonato (2006-2007-2009) por antecipação. A última etapa da Stock/2009 está marcada para o dia 05 de dezembro no Autódromo de Interlagos em São Paulo.


sábado, 21 de novembro de 2009

A CAMISETA CHEGOU (2)

Não, ainda não é a GGOOcamiseta 2010!

No domingo seguinte ao GP Brasil, foi veiculada uma matéria sobre a carreira do piloto Rubens Barrichello no programa AUTO+ e ao final dela os apresentadores anunciaram que iriam sortear entre seus telespectadores camisetas oficiais da Brawn GP (que havia sido patrocinada no GP Brasil pela Cerveja Itaipava e TNT Energy Drink, os mesmos patrocinadores do programa) autografadas pelo piloto brasileiro.

Para isso, era necessário acessar o site do programa e dizer o porque você mereceria ganhar a camiseta. Não perdi tempo, corri para a frente do computador e contei toda a "saga" do final de semana em Interlagos; os muitos km de viagem, as quase 60 horas sem dormir, o sábado de chuva e emoções, a madrugada na fila e tudo que nós da GGOO vivenciamos juntos mais uma vez no setor G de Interlagos.

E eis que na semana passada, recebo um e-mail da produção do programa, pedindo para eu confirmar o meu endereço e qual o tamanho da camiseta. Ganhei? Muita calma, só acredito quando a camiseta chegar aqui. E ela chegou mesmo! Linda e devidamente autografada pelo Rubens. Seguem abaixo as fotos:

Lembrando que o programa AUTO+ vai ao ar para todo Brasil aos domingos, a partir das 14h pela Rede TV! Sempre com ótimas matérias sobre automobilismo e promoções. E para quem não puder assistir ao programa na tv, todas as matérias ficam disponiveís no site: http://www.automaistv.com.br/

Fica aqui um agradecimento especial à Gabriela Garotti, da equipe Auto+ e a todos os participantes da GGOO, nossas histórias sempre rendem!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GGOO NA F-TRUCK: A SAGA DE UM P.M.I. EM CURITIBA

* Texto Marcelão Vargas
* Fotos: Fabricio & Marcelão


Sábado pela manhã, estava só de olho no relógio, enquanto fazia alguma coisa em casa, pois sabia que devia estar até as 13:00hs no hotel onde estava hospedada a Fernanda Quintão e pegar a credencial que daria direito a ver a F-Truck e mais umas mordomias. Após percorrer uns 12km de casa até o hotel, entrei na rua errada, mais 1,5km até conseguir chegar no hotel as 12:55hs. Putz pensei, só falta perder a hora de encontrar a Fernanda e não conseguir a tão esperada credencial.

Marcelão e Fernanda Quintão

Para minha alegria ao entrar na recepção já dou de cara com a Fernandinha, um docinho mineiro em pessoa, após apresentações formais e explicações do que a credencial daria direito, resolvi ir do hotel até o autódromo ver o Treino Classificatório e o Top Qualifing. Mais uns 11km de percurso, uns 30 graus e eu só pensando em parar para tomar umas Skol´s gelada, cheguei ao autódromo.

Camarote Volkswagen Caminhões e Ônibus

Credencial estufada no peito, fui procurar o camarote da VWCO, aí um segurança me diz que no sábado os camarotes e HC´s não estão liberados e indica um padock coberto, no final do S de Alta, que seria o único lugar livre naquele dia.Fiquei por lá fazendo algumas fotos e vídeos e depois fui dar uma volta pelos box.


Mais fotos e Skol´s (a panorâmica do box que já foi publicada no Blog), fui ver onde realmente ficava o camarote da VWCO, fui dando carteraço com a credencial até que consegui adentrar ao recinto, Ao chegar, percebi que a bagaça ainda estava toda fora de lugar, mesas amontoadas, pedestais sem monitores, caixas espalhadas, freezer carregado mas tudo quente e ninguém na área, tudo bem fiquei ali mesmo, em cima dos box, curtindo a movimentação. Mais fotos e vídeos e aquele monte de Bavária Premium quente sem poder toma-lás. O calor era tanto que fui obrigado a tomar uns sucos e 2 cocas quentes mesmo, na solidão de um camarote só para mim.

Fim do Qualifing, tirei mais umas figurinhas da equipe Volkswagen comemorando a Pole Position e fui para casa, porque já tinha cumprido o meu papel de PMI no sábado.


Domingão, chegou o dia da grande festa, lá pelas 8:30hs já estava fazendo uso das prerrogativas que aquela credencial no peito me facultava.

Direto para o camarote da VWCO, onde lindas e gentis garotas me aguardavam para dar as boas-vindas. De início sou convidado a participar do Concurso Click Truck, onde as garotas gentis e lindas me cedem uma câmera Olympus e um colete tipo fotógrafo profissional para eu ir fotografar o que quisesse durante todo o dia. Bom, posso gastar toda a memória da minha máquina e mais a memória da maquininha que as garotas insistiram que eu levasse. Fui gastar os megabytes.

Até aí nada do seu Fabrício aparecer, já tinha subido e descido, frente e verso dos box, esbanjando megabyte para todos os lados, resolvi dar um pit-stop no camarote para recompor o suor, já que a previsão do tempo errou feio, prevendo chuva no domingo e lá pelas 10:0hs já estava quente e ensolarado. Apareceu o Fabrício com a Anna, falei do tal concurso e ele também pegou mais uma câmera, neste momento acho que tínhamos um terabyte para gastar.

Lá vamos nós fantasiados de fotógrafos profissionais apontando nossas lentes para todos os lugares e buracos inimagináveis. Claro, se achando mais PMI ainda. Depois de trocentas fotos, retornamos ao camarote para molhar a garganta e usufruir das regalias oferecidas a nos PMI´s. Foi neste momento ao retornar para o camarote que ficamos sabendo que o pessoal da VWCO já estava na pista para dar a volta no Truck Teste, voltamos correndo para o box e entramos na pista para aguardar a nossa vez de andar no circuito (o vídeo da nossa volta já foi publicado no Blog). É um dos melhores momentos do evento, quem já participou sabe do gostinho no final, “quero mais”.

Depois disso, fomos churrasquear e bebemorar no conforto do nosso camarote, onde só podiam entrar PMI´s como nós.
Cansei de escrever. Só vou contar a história que rolou na hora de ir embora.

Lá se iam 3 PMI, felizes, cansados, satisfeitos, embalados pelos últimos goles de Bavária Premium, quando a caminho do estacionamento, se deparam com 4 embalagens de tamanhos variados, jogados ao lado da cerca que separa o circuito, da calçada que vai para o estacionamento. O Marcelão e o Fabrício na hora falaram: Vamos levar de lembrança da F-Truck. Esticaram-se, enfiaram mãos e braços pela cerca e conseguiram pegar duas embalagens, simplesmente um parachoque asa dianteira completo e um paralama de um F-Truck.Felizes e contando vantagens do prêmio que estavam carregando, dizendo que o Roque só tem pedaços quebrados de carros de corrida e eles tinham conseguido 2 peças inteiras, embaladas e bem pesadas até para carregar.

Até que chegaram ao carro, aí começou desandar a maionese. Pneu furado, o pára-choque não ia caber no carro, tinham que deixar a peça maior. Foi quando aparecem uns vinte catarinas de um ônibus que estava estacionado a uns 50 metros de nós, dizendo que aquelas peças eram deles. O Marcelão querendo defender os troféus, o Fabrício querendo trocar o pneu e a Anna só olhando aquela muvuca. Final da história, os catarinas trouxeram aquelas peças lá de Santa Catarina para uma das equipes da Truck e depois da corrida jogaram as embalagens pela cerca para alguém da equipe ir pegar, só que quem passou e pegou foram aqueles 3 PMI´s do início da história.

Depois do pneu trocado, voltamos para casa contando que tudo o que passamos naquele dia não iríamos esquecer tão cedo.

Foto Oficial: Anna, Fabricio e Marcelão

Por que naquele dia nos fomos PMI (Pessoas Muito Importantes) ou VIP (Very Important Person)

Obrigado Fernanda Quintão e GGOO.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GARAGEM DO BELLOTE ENTREVISTA BIA FIGUEIREDO

Mais uma ótima entrevista do Blog Garagem do Bellote, dessa vez com a brasileira Bia Figueiredo. Após duas temporadas disputadas na Indy Lights, seu objetivo para 2010 é conseguir uma vaga competitiva na Fórmula Indy. Abaixo, alguns trechos:

"Sempre gostei dos dois, das bonecas e dos carrinhos, adorava assistir o Ayrton Senna na Fórmula 1 e o Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy."

"Acho que o kart foi a época mais difícil, pois no começo os meninos pegavam no meu pé."

"O grande ídolo é o Ayrton."

"Lugar de mulher é onde ela quiser."

A entrevista na íntegra, aqui:
http://www.garagemdobellote.com.br/2009/11/entrevista-ana-beatriz-figueiredo.html

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESPECIAL GGOO: TEAM LOTUS PARTE 1

Depois do vice campeonato de construtores e do vice de pilotos com Jim Clark, a equipe Lotus começou a fazer a história dela na F1. Em 1963 a história foi outra: Clark se tornou o então mais jovem campeão, aos 27 anos, além de bater ou igualar muitos recordes de uma temporada: 7 vitórias, 7 poles 6 voltas mais rápidas (igualando Ascari em 1952) 73 pontos absolutos (54 válidos), 9 pódios (até então recorde, e também recorde de pódios consecutivos). O desempenho pode fazer parecer que o Lotus 25 era um carro muito superior em 1963. Impressão falsa. Ele foi uma maquina "um pouco melhor" que a concorrência no balanço do ano. Clark é quem fazia a diferença. Na abertura do campeonato, em Monte Carlo, Clark perdeu a liderança para Graham Hill na largada, mas recuperou 18 voltas depois. O "Escocês voador" liderou por 60 voltas, até a caixa de câmbio do carro quebrar. Após o GP de estréia, Clark venceu as 4 corridas seguintes consecutivamente, e mais impressionante, com o mesmo jogo de pneus. Na Alemanha, usando pelo quinto GP os mesmos pneus, e com problemas no motor, chegou em segundo com muita dificuldade. Na Itália, aonde ainda era massacrado pela opnião publica, venceu a dura batalha com o Ferrari de Surtees, o BRM de Hill e o Braham de Gurney, que nessa corrida tinham carros nitidamente melhores, sagrando-se assim, campeão por antecipação. Nos EUA, problemas com a bateria na largada, fizeram Clark perder mais de uma volta em relação a todos os concorrentes já no começo da prova. Ele fez uma corrida de recuperação e chegou em terceiro. Nesse ano Clark estreou nas 500 Milhas de Indianápolis. O Lotus de motor traseiro foi motivo de piada antes da corrida. Mas quase venceu.


Jim Clark no GP da Italia de 1963


A Lotus de 1963 (Lotus 25)


Jim Clark


Lotus 25

GGOO NA F-TRUCK: UMA VOLTA NA PISTA DE CURITIBA

Com um pouco de atraso, vamos postando o material produzido pela sucursal GGOOcuritiba durante o final de semana Vip da Fórmula Truck. Confira o vídeo do Truck Test da Volkswagen Caminhões pela pista.

Narração e imagens: Marcelão
Comentários on-board: Fabricio e Anna

OFICIAL: BUTTON ASSINA COM A MCLAREN

Por 3 anos, formará com Lewis Hamilton, o time britânico da F-1.

Segue o press-release da Mclaren em Inglês:

VODAFONE McLAREN MERCEDES SIGNS REIGNING WORLD CHAMPION JENSON BUTTON TO MULTI-YEAR DEAL18th November 2009

Sensational double World Champion driver line-up created as Jenson Button joins Lewis Hamilton at Vodafone McLaren Mercedes

Woking, 18 November 2009: Vodafone McLaren Mercedes is delighted to announce the signing of the reigning World Champion Jenson Button to a multi-year deal. He will be partnered by 2008 World Champion Lewis Hamilton, who will be embarking on his fourth consecutive season as a Vodafone McLaren Mercedes driver.

This unique partnership will mark:

- The first time in Formula 1 history that a team has started the new season with a line-up featuring the most recent two successive World Champions

- The first pairing of two British World Champions since Graham Hill [1962, 1968] partnered Jim Clark [1963, 1965] at Lotus in 1968

Jenson Button
2009 Formula 1 World Champion
Vodafone McLaren Mercedes car #1
“It’s always a difficult decision to leave a team when you’ve been there for so long. But life is all about challenges – and, most important of all, it’s about challenging yourself. So, although I won the World Championship with Brawn GP last year, and I’ll never forget that, I was always adamant that I wanted to continue to set myself fresh challenges.

“So that’s why I’ve decided to join Vodafone McLaren Mercedes. You can’t help but be affected by this team’s phenomenal history. McLaren is one of the greats of world sport, and its achievements and list of past champions read like a Who’s Who of Formula 1 – Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen and of course my new team-mate Lewis Hamilton. I’ve followed the McLaren team ever since I was a small boy, and it feels unbelievable to finally be a part of it.

“When I visited the McLaren Technology Centre earlier this month, it wasn’t simply the technical resources and the incredible standards of excellence that impressed me. No, I was equally struck by the ambition, the motivation and the winning spirit that flow through everybody there. And then there’s the team’s epic history: put it this way, the trophy cabinets seem to stretch for miles.

“From a personal point of view, it’s also a great pleasure to be joining a fellow British World Champion. Lewis has achieved an incredible level of success in a very short period of time, and he’s a wonderfully gifted driver who has earned the respect of every Formula 1 driver. I’m sure there’s plenty that we can learn from each other, and I’m really looking forward to using our combined knowledge to push the team forward.

“Also, I think it’s fantastic that we’ll be forming an all-British line-up. I know that we both fly the flag with pride, and I sincerely hope we can make the whole of the United Kingdom, as well as Vodafone McLaren Mercedes fans across the world, proud. Nothing means more to me than to be able to represent my country, and I’m looking forward to both of us painting Formula 1’s circuits red, white and blue for many years to come.

“While I’m fully aware that there’s a tremendous amount of hard work ahead, I’m absolutely certain that Vodafone McLaren Mercedes will be able to deliver where it matters: on track. I’m already looking forward to starting work with the engineers at the McLaren Technology Centre as we begin our preparations for the 2010 season – and the defence of my world championship. This is a team that always goes racing to win, and I’m looking forward to being part of that.

“Last but very far from least, I want to say that the 2009 season will always have a special place in my memory, and I’m absolutely sure that everybody at Brawn GP who worked so hard to achieve our World Championship successes feels exactly the same way about it. Equally, I want to thank the guys at Mercedes-Benz HighPerformanceEngines, without whom we’d never have been as competitive as we were. I’m so pleased that I’ll still be using their engines in 2010 and beyond.

“So I wish all my old Brawn GP mates well in their new Mercedes Grand Prix adventure, just as I hope they’ll wish me well in my new Vodafone McLaren Mercedes adventure.”

Lewis Hamilton
2008 Formula 1 World Champion
Vodafone McLaren Mercedes car #2
“It’s fantastic news that Jenson has decided to join Vodafone McLaren Mercedes – and I’m looking forward to working with him and our engineers to make sure we kick off the 2010 season with a car that’s competitive enough to win the World Championship – but I want to send my best wishes for the future to my 2008-09 team-mate and now good friend Heikki Kovalainen, who is one of the nicest human beings I’ve ever met.

“I already know Jenson, and we get on very well together. We both really want our team to succeed. Although we’ll be pushing each other hard, I’m sure we’ll very quickly establish a great working relationship. He’s an exceptional driver: very controlled and very smooth, and he has a real depth of knowledge and experience. I think we’ll complement each other very well, and our collaboration will make the team stronger as a result. Also, I’m delighted to be racing alongside a fellow British World Champion, and I believe we can pull together to make Vodafone McLaren Mercedes the best team on the grid.

“I’m sure Jenson has already started to appreciate our team’s unique culture and the special family atmosphere that makes it such an incredible place to live and work. We really are like one big family – and I’m sure Jenson will feel the warmth of that welcome from day one.

“Obviously, as a British driver, I’m also thrilled that we’ll be flying the flag for the United Kingdom, and I think today’s announcement is fantastic news for all British sports fans. I hope they’ll be giving us their full support when the season kicks off next March. I’m already looking forward to Silverstone – it’ll be massive!

“Looking ahead, I think the results from the second half of 2009 speak for themselves, and I’m convinced we can carry that momentum through the winter and into the new season. I’ve been closely following the development of our 2010 challenger, the MP4-25, and I think it’s going to be a state-of-the-art car that will enable both of us to consistently fight for victories.”

Martin Whitmarsh
Team principal, Vodafone McLaren Mercedes
“Everybody at Vodafone McLaren Mercedes is absolutely delighted to be able to welcome Jenson to our team. It has always been our policy to employ the two very best possible drivers – and, in Jenson and Lewis, we feel we not only have the fastest pairing on the 2010 grid, but also the two most complete, professional and dedicated drivers in Formula 1.

“Moreover, I’m confident that we’ll be able to successfully balance and harness Jenson’s and Lewis’s complementary skill-sets. Our engineers are already looking forward to working with Jenson, and I’m convinced that such a strong and dynamic driver line-up will make us an even more complete and competitive operation. Now we have to provide Jenson and Lewis with race-winning machinery.

“I want to make clear that Jenson’s decision to join us was in no way motivated by money. We’ll be paying him no more than he could be getting elsewhere, and that fact is a reflection of not only Jenson’s belief in Vodafone McLaren Mercedes but also his desire and ambition to build on the phenomenal results he achieved during the 2009 season.

“I also want to thank Heikki for his selfless contribution over the past two years. As well as being very quick, Heikki was and remains a great character whom we’ll all miss considerably. It goes without saying that we wish him all the best for next season, and would be very pleased if he were to secure a good drive for 2010.

“We’re ambitious, we’re motivated and we’re hungrier than ever. We make no secret of our ambition for next year: Vodafone McLaren Mercedes wants to win both World Championships – and, with Jenson and Lewis, we believe we’re better equipped than any other team in the pitlane to do exactly that.”

Jenson Button (GBR)
Date of birth: 19 January 1980 (29)
World championships: 1 (2009)
Wins: 7
Pole positions: 7
Points: 327
GP starts: 170

Lewis Hamilton (GBR)
Date of birth: 7 January 1985 (24)
World championships: 1 (2008)
Wins: 11
Pole positions: 17
Points: 256
GP starts: 52


Voltarei as minhas férias.

FILMANDO O PRÓPRIO ACIDENTE

Em full screen e com som, dá pra pular na cadeira!!
Realmente impressionante.


FOTO DO DIA (DE SÁBADO, NA F-TRUCK)

clique na imagem para ampliar, vale a pena!

Belíssima panorâmica dos boxes da Fórmula Truck em Curitiba durante os treinos no último sábado, 14/11 (by Marcelão). O primeiro dos muitos cliques dos nossos GGOOvips que publicaremos aqui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

AONDE VOCÊ ESTAVA HÁ UM MÊS ATRÁS?

Interlagos, 17/10/2009, sábado. Emoção para fazer esquecer toda a canseira e chuva que não nos deu trégua durante todo o dia. Para relembrar, foi de arrepiar. VALEU RUBINHO!!!

[OFF] EXPLICAR O QUE PRA SEGURADORA??

Aperta aí gente, que com jeitinho cabe todo mundo!!

GGOO ESPECIAL: TEAM LOTUS



A verdadeira Lotus, aquela que Emerson, Piquet, Senna e Moreno pilotaram, todos sabem que não voltará a F1 em 2010. Nesse mesmo ano, apenas o nome Lotus voltará a F1, será Lotus F1 Team e não Team Lotus como era antigamente, uma grande jogada de marketing.

De nobre e ao vivo, não tive a chance de ver uma Lotus brilhar. Vi apenas um Finlandês que corria muito com aquele carrinho, e só. Mas outros tiveram a chance de ver a Lotus JPS de Senna por exemplo.

E para essas pessoas que viram Senna ou esse Finlandês ou ainda um piloto com cara de rato que o blog da GGOO trará 4 pequenos especiais sobre essa equipe. Desde o primeiro titulo na F1, passando pelas primeiras conquistas dos brasileiros Emerson e Senna, até a fundição com a Pacific.

Começa nesta quarta e os especiais já estão prontos. Não ficaria tanto tempo fora sem trazer um presente a vocês, certo?

Agora para esquentar os motores, 5 fotos dessa histórica equipe.