sábado, 29 de novembro de 2008
NOTA
Aproveitando que eu to aqui, gostaria de pedir que vocês ajudem Santa Catarina, levem sua contribuição ao Corpo de Bombeiros, ou deposite qualquer quantia nas contas que estão sendo indicadas na mídia. Ajude quem precisa, é bom para quem recebe e para quem doa.
E pra esse post não ser "viagem perdida"
Aqui vão 2 dicas nada a ver com automobilismo...
2ª Deezer - Não to ganhando nada com isso mas é um site que vale muito a pena se você não pode baixar música no seu trabalho, é rápido e fácil de usar, crie um usuário, faça sua playlist e ouça suas músicas preferidas.
1ª Beatles 4ever - A melhor banda cover de Beatles do Brasil, além de Beatles, eles fazem parte de um outro projeto chamado Rock in History, que apresenta várias fases do rock, com um baterista de ideias malucas - Ricardo Felício, um baixista que também trabalha com o Ultraje a Rigor - Ricardo Júnior, um guitarrista e vocalista que tem uma das mais belas vozes que eu já vi - Fabio Colombini, um Tecladista que toca Great Balls Of Fire como ninguém - Edson Yoko e um guitarrista que iniciou o projeto lá em mil novecentos e bolinhas e é um dos melhores guitarristas que eu já vi na minha vida - Marcus Rampazzo. Vale muito a pena ir ver esses caras, pra quem mora em Bauru tem uma chuva de apresentações no Alameda Quality Center em 2009. Ah só lembrando que essa banda é contra-indicada pra quem tem problemas com drogas, não to dizendo que a banda é uma droga, só to alertando que causa dependência.
Beijos no dedo do pé!
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
COLUNA DO ROQUE: SERÁ QUE VALE A PENA?
Ainda que todos fosse só para assistir corridas
Ainda que misturamos expectativas e frustrações
Ainda que buscamos nosso ideal de vida
Ainda que sonhamos com uma coisa melhor.
Não podemos deixar de lado a bondade
A situação de Santa Catarina
Os desastres e a dor
Será que tem cabimento fazer um evento festivo por lá?
Por mais que parte de arrecadação seja doada
Por mais que temos que considerar as agendas dos pilotos
Será que tem cabimento fazer um evento festivo por lá?
Busquemos nossos sonhos, mas sem esquecer a bondade de lado.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
INTERLAGOS 1940
Isso mesmo!!!
Estava eu e o Roque numa sessão nostalgia, lembrando os grandes nomes que "voaram" na antiga curva 1 de Interlagos, e de repente ele me aparece com esse vídeo incrível:
Filmado em sua inauguração, por Virgilio Brambilla e cedido por seus netos, conforme consta nos créditos, contou com a participação do nosso Chico Landi.
Um registro de grande valia, aos brasileiros principalmente, amantes do verdadeiro automobilismo e fãs dessa pista maravilhosa, até hoje, apesar de parcialmente "decepada".
De resto, nada mais a dizer, o vídeo fala por sí.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Lewis Hamilton será homenageado com troféu Bambi
Brincadeiras a parte, a notícia é real. O troféu Bambi será concedido à Lewis Hamilton por ter se transformado no mais jovem campeão da História da Fórmula 1.
A cerimônia de gala será realizada na cidade de Offenburg, na Alemanha, e também contará com a presença de outros premiados, entre eles Keanu Reeves, Meg Ryan, Placido Domingo, Karl Lagerfeld, Tommy Hilfiger e Britney Spears.
Fonte: www.terra.com.br
RBR 100% STR
a) a escolha dos pilotos talentosos deixará de existir
b) a STR deixará de ser competitiva em 2009, ao contrário do que todos imaginavam (vide Honda X Super Aguri)
c) as portas se fecham para Bruno Senna
d) O dinheiro implicará em todas as contratações, logo veremos novamente os carros italianos no final do grid.
que pena... assim, a Honda deve estar dando pulos de alegria.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Música para embalar nossos sonhos!!!
Para os que tiveram o enorme prazer de passar a noite (porque dormir, ninguém dormiu mesmo) na fila em Interlagos, segue uma das canções de ninar que teimaram em tocar durante a noite!!!
FRASES DISTINTAS QUE QUANDO SE JUNTAM...
"Acho que todos se perguntam o que aconteceu com Rubens desde que saiu da Ferrari. Antes, mesmo que cometesse algum erro, conseguia chegar em segundo, mas agora, para mim ele é um piloto muito melhor do que era antes, chega atrás pela falta de um bom carro" - Montoya
Duas frases, dois momentos distintos, um único interlocutor...Algo que me diz que as chances de Rubens Barrichello correr na Honda são enormes...
DOCUMENTÁRIO - NELSON PIQUET
Eu que particularmente o admiro muito, achei bastante interessante.
Apesar de ser de 1987, conforme consta, é mais um registro daqueles que sempre nos trazem algumas informações de fatos que a gente não sabia.
Pra quem gosta, um prato cheio!!
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
PENSAMENTOS AO LÉU
Tantas competições. Tantas dúvidas. Tantas incertezas.
Algumas incertezas viram certezas quando analisamos o panorama geral, outras viram mais incertezas quando analisamos o panorama geral.
No fim, há de se dar tudo certo, ou não?
domingo, 23 de novembro de 2008
AUTOMOBILISMO POR ROSA
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
COLUNA DO ROQUE: RELEMBRANDO AS APOSTAS...
Ferrari: com a ordem dos pilotos definida, cabe à ela manter o título, tem tudo para conseguir, Kimi será o campeão em 2008. - Errei feio!
McLaren: Sem a cópia do projeto da Ferrari e com dois ex-GP2, busca tirar o número 22 e 23 da carenagem e ganhar algumas corridas, será a 3ª força da temporada. - Tirou o 22 e 23 da carenagem, mas só foi a 3ª força da temporada em algumas corridas.
BMW: será a surpresa, ganhará corridas com o Kubica e chegará na frente da McLaren. - Kubica ganhou apenas uma corrida, e foi a surpresa da temporada.
Renault: Ganhará corridas com Alonso, mas o carro não será tão confiável. Piquet Jr. mudará de equipe ao final da temporada. - Acertei na parte em que o carro não será confiável e que Alonso venceria corridas. Piquet balançou durante o ano todo, mas não caiu.
Toyota: continuará gastando dinheiro, sem retorno. - Acertei!
Honda: Chegará no pódio várias vezes com o Barrichello, será a 4ª no campeonato. - Barrichello chegou ao pódio, mas a Honda foi a grande decepção.
Force India: Marcará 3 pontos. Errei feio!
Super Aguri: Sato chegará no podio 2 vezes na temporada. - O dinheiro acabou antes de Sato fazer suas proezas.
Red Bull: Marcará pontos, mas continuará mediana. Coulthard se aposenta no final do ano. - Acertei em cheio, até na parte do Coulthard.
Toro Rosso: Marcará pontos, mas continuará mediana. - Acertei, marcou pontos, continuou mediana, mas ganhou uma corrida.
Williams: Ganhará uma corrida. - Errei, mas quase deu certo em Cingapura.
Aos pilotos brasileiros muita torcida, mas apenas Barrichello se dará bem neste ano. - Acho que essa foi a que deu a ordem totalmente inversa...
Analisando tudo, justifica-se o resultado do bolão também. Um resultado satisfatório de chutes e previsões.
O MELHOR É A FILA (2)
Esse foi curtinho! O próximo será melhor... ou não!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Stock Car apresenta carro para temporada 2009
O novo bólido terá bancos desenvolvidos pela Nascar, além de crash boxes de fibra de carbono, caixa de câmbio traseira de seis marchas, rodas OZ italianas de cubo rápido, além de motores com 480 cavalos de potência.
Falando em corridas, deverá ter uma corrida nas ruas da Bahia e uma "corrida verde" em Curitiba. Nela, os pilotos guiarão um protótipo do carro feito com materiais ecologicamente corretos. Nesse sentido de preservação ambiental, a promessa da organização é utilizar o etanol como combustível durante o evento a partir de 2010.
Fotos: Tazio
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O MELHOR É A FILA (1)
Imagens falam mais que mil palavras... e tem mais, aguardem!
RUBINHO NA HONDA EM 2009
"É, amigos, vocês leram certo. A Honda já fez sua escolha para 2009 e todo esse vestibular não passa de fachada. Na verdade, a montadora japonesa também já optou por Bruno Senna em 2010, o que, para mim, era a escolha mais sensata.
Um passarinho influente me contou que o vestibular, na verdade, é para ajudar Bruno Senna a tentar angariar uns patrocínios visando a temporada de 2010. E que Barrichello fará seu ano de despedida na F-1 em 2009, em um período transitório, onde o mais velho cederá o lugar ao mais novo, que fará as vezes de test-driver, aos poucos. Segundo este passarinho, "as chances de este cenário mudar são mínimas". Tudo bem, pode mudar, mas não é o que parece no momento. Isso comprovaria a tranquilidade de Barrichello nas últimas semanas (Inclusive, na Granja, ele estreou um macacão da Honda preto, todo bonito).
E Lucas Di Grassi nessa história? Ele pode seguir como piloto de testes na Renault, esperando um outro vacilo de Nelsinho Piquet, o que tem grandes chances de acontecer. Não se sabe qual será seu futuro, mas tudo leva a crer que ele está de laranja nessa história.
Por fim, Rubens Barrichello poderá ter uma despedida digna. Mesmo ele sendo uma pessoa que não saiba capitalizar nada a seu favor e simpática, na maioria das vezes, apenas na frente das câmeras. E, nisso tudo, apenas Di Grassi não terá um final feliz. Por enquanto.
Pronto, contei!"
JÁ VIU ISSO ANTES??
Toda sorte ao sobrinho, para que não apenas a semelhança física nos traga as boas recordações de volta.
(foto de cima sutilmente furtada do álbum do Pioio)
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
FEIO!!! Versão BMW 2009
Vai ser difícil se acostumar com esses novos carros desengonçados, ainda mais quando se compara com os modelos atuais (última foto).
Crédito das Fotos: site gpupdate.net
RAPIDINHAS DA ZOROPA
Aqui estou com mais algumas noticias publicadas no site da BBC na ultima semana.
F1 teams to reduce engine costs
De acordo com o presidente da Ferrari, Luca de Montezemolo, os times da F1 concordaram em cortar os custos dos motores para 2011.
A mudanca veio apos a solicitacao de Max Mosley por corte de custos na F1.
Montezolo disse que os motores vendidos pelos fabricantes para os times terao seus custos reduzidos no futuro: "Nos decidimos unanimemente que a partir de 2011 um motor custara £4m, comparado com os mais de £16m que eles custam hoje."
Esta mudanca sera uma grande ajuda para os times menores que tentam sobreviver na F1.
Mosley esta preocupado que com o atual alto custo da F1 os times como Williams, Red Bull e Force India - que nao fabricam seus proprios motores - nao consigam competir. Entao ele solicitou para todos os times concordarem em manter um cust menor - lembrando que ele podera surgir com sua propria solucao caso os times falhem no acordo.
Fonte: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/7718682.stm
Canadian GP stays off F1 calendar
Os oficiais canadenses falharam em conseguir um acordo para restabelecer o GP de Montreal na temporada de 2009.
A etapa foi excluida do calendario da proxima temporada e no site da cidade de Montreal a explicacao e que a F1 fez "solicitacoes nao razoaveis" para a realizacao do evento.
A decisao de cortar o Canada, juntamente com o GP dos Estados Unidos, desanimou os times da F1 ao cortar o maior mercado para os fabricantes de carros e patrocinadores.
Fonte: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/7732618.stm
Para acessar a reportagem completa, por favor entrem nos links em referencia!
Ate a proxima!!!
sábado, 15 de novembro de 2008
GGOO ENTREVISTA: ROGER MOREIRA
Abaixo a entrevista completa:
GGOO - Como é sua relação com os carros e com o automobilismo? Você costuma invadir essa praia?
Roger - Eu gosto de carros; já não gosto tanto de automobilismo. assito a corridas, vez por outra, mas acho meio chato. Prefiro dirigir a assistir.
GGOO - Você já acompanhou alguma corrida ao vivo? Como foi esta experiência?
Roger - Sim, quando eu era criança. Fui a Interlagos, mas não dava para ver a corrida toda, só quando passavam na minha frente e alguns outros trechos. O circuito ainda era diferente. Achei meio chato...
GGOO - O Ultraje a rigor, hoje, poderia ser comparado a qual piloto/ equipe? E a Marylou, com qual piloto/ equipe?
Roger - Bem, seria pretensão de minha parte nos compararmos a Felipe Massa? Já a Marylou, não faço a menor idéia.
GGOO - Emerson, Piquet, Senna, Barrichello ou Massa? Dedicaria à música “TERCEIRO” a qual destes pilotos? Por quê?
Roger - Piquet, até hoje, foi o melhor que eu vi correr, além de ter uma personalidade muito engraçada. Mas o Massa está chegando lá. Sacanagem você perguntar sobre o Terceiro, a resposta é óbvia...
GGOO - Os carros sempre cumpriram um papel de destaque no cenário musical, como você analisa a relação música X carros?
Roger - Sim, há muitas músicas sobre carros no rock and roll, especialmente dos Beach Boys. Faz parte do universo masculino, carros, mulheres, cerveja, drogas (embora eu próprio não beba ou tome drogas), etc.
GGOO - Nas suas músicas (Inútil, Rebelde sem causa, O Fusquinha do Itamar, Conversível Irresistível), os carros sempre tiveram um forte apelo social. Fale um pouco sobre a história destas músicas e o papel dos carros nelas.
Roger - Bom, em Inútil eu reclamo do fato de não sabermos dirigir e de como vários lobbies perpetuam essa situação. Ninguém pode comprar um barco ou um avião sem se submeter a uma série de condiçòes e treinamentos. Já o carro, qualquer um pode ter. Em Rebelde sem causa eu trato o carro como objeto de desejo e recompensa fácil (merecida ou não). Eu usei o fusquinha para falar sobre escolhas que se faz na vida, além de criticar a política nacional de não apostar no futuro. Mas, em retrospecto, acho que hoje em dia seria essencial a indústria brasileira apostar em um carro muito barato, embora seguro e não poluente. Ou seja, moderno mas barato, para atender às necessidades da população mais pobre, que tem direito a um carro, mas não tem direito de atrapalhar o trânsito com latas velhas poluentes e inseguras. Já o Conversível Irresistível brinca com o notório fato de que um cara feio pode ficar mais atraente tendo um carro bonito.
GGOO - Como foi ver a Av. Paulista parada para acompanhar o show do Ultraje?
Roger - Foi o máximo! Mas, sinceramente, eu não imaginava. Sabendo do número de hospitais na região e do transtorno que o trânsito causa, hoje em dia eu não faria aquilo. Mas era outra época...
GGOO - Fale um pouquinho da história do Ultraje a Rigor, os sucessos e as dificuldades enfrentadas ao longo destes 27 anos de sucessos.
Roger - Está brincando? Fale "um pouquinho" sobre 27 anos de carreira? Já é história...
GGOO - Por fim, gostaríamos de agradecer a gentileza de nos conceder esta entrevista, solicitando que deixe um recado para a galera da GGOO.
Roger - Bom, divirtam-se!
BLOG DA GGOO: 1 ANO
Das freqüentes reuniões via "méciene", das diversas conversas sobre automobilismo, faltava algum instrumento para materializar toda aquela abundância de conhecimentos dos membros da GGOO, algo que chamasse a atenção pelo seu conteúdo, pela diferenciação característica de cada pessoa que faz parte desta galera e principalmente pelo bom humor tão caracteristico.
Então, graças a papos que iam e vinham madrugada a dentro, resolvemos criar um Blog: o BLOG DA GGOO.
Mais do que depressa, no feriado de 15 de novembro, nosso nobre Stik buscou nas entranhas virtuais ferramentas que pudessem viabilizar tudo isso e conseguiu achar este instrumento gratuíto que atenderia nossas expectativas.
Entre idas e vindas, acertos de cores e lay-out, a primeira postagem foi feita dia 16/11 às 22:30, surpreendendo a todos.
Neste ano o blog mudou muito, ganhou peso, importância e novos colaboradores. Mudamos a forma de escrever, mudamos a forma de se pensar corridas dentro de uma temporada. Fizemos desafios, colunas, trouxemos exclusividades do Brasil e da Europa. Fomos além, realizamos mais do que sonhos, fizemos amigos.
Neste ano coisas boas ficarão marcadas, lembranças tristes também, mas no fundo o que vale são essas pessoas maravilhosas que fazem o blog andar e não posso deixar de agradecer a cada uma delas:
Stik - obrigado pela força, pela presteza, por aguentar as minhas pentelhações e por se preocupar com as parcerias do blog.
Iceman - Valeu pela força inicial, pelos excelentes textos, a casa está de portas abertas para o seu retorno.
Marcão - presidente, soube como poucos explorar o tênue caminho entre o humor e a baixaria com seus posts irreverentes e muitas exclusividades que só um presidente poderia trazer.
Igor - com seu jeitão interiorano, se apoderou dos bolões e sempre que pode, escreveu textos belíssimos e sinceros.
Jimmy - o músico oficial da GGOO, sempre com muitas novidades e curiosidades...anda sumido porque está preparando algumas surpresas para nós, conforme ele me adiantou no GP Brasil.
Rodrigo Cabral - o menino do rio, que provoca a todos com seus textos inteligentes. O verdadeiro guia para quem precisou de dicas para assitir ao GP Brasil.
Duff - quietinho, começou no blog explorando as entranhas da pista de Brasília e sempre colaborando escrevendo textos, dando dicas, ajudando a divulgar...
Cin - nossa colaboradora internacional. Com suas rapidinhas tiradas lá do velho continente, busca mostrar detalhes não divulgados por estas bandas, com direito a até assitir corrida em SPA.
Jorge - nosso bahiano arretado, torcedor do Vitória, fomentador de idéias mirabolantes e sempre solícito, só não sabemos se conseguiu vender os acarajés a tempo de assistir as corridas do final do ano...
Dou Juanes - um dos primeiros a escrever por aqui mas que por motivos particulares está meio ausente, valeu.
Carol - nossa fotógrafa e cinegrafista oficial, sempre postando algumas curiosidades e expondo pontos de vista diferenciados do comum.
Fernando - da turma dos novos colaboradores do blog, expondo pontos de vista aguçados...
Marilda - diretamente de Maceió, contando como é que fazer parte dessa galera, mesmo estando tão longe...
Valéria - contando os pontos de vista do automobilismo sob o olhar feminino.
Dr. Roque - contando histórias que só aqueles com tem carros chapa preta lembram, desde os idos de 1972, raridades e curiosidades.
Hoje o blog da GGOO não é feito só de colunistas, muitos vêem e passam por aqui deixando seus comentários ou simplesmente visitando. Neste ano que passou tivemos mais de 20 mil visitas e quase 40 mil pageviews, o que é muito se compararmos ao nosso tamanho.
E como todo aniversário merece festa, hoje teremos algo especial...que daqui a pouco irá para o ar.
Muito obrigado a todos. Isso aqui é feito para vocês.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
SAI PIQUET...ENTRA PIQUET
PS: no mesmo dia tem o Renault Road Show.
A ver.
COLUNA DO ROQUE: CONCRETIZANDO SONHOS
Nesta semana me recordei de como foram os preparativos para o GP Brasil deste ano. Já mais familiarizado com o pessoal e com as brincadeiras, com um pessoal muito mais amigo do que qualquer outra coisa, estavamos lá diante de um sonho: ir novamente ao GP Brasil com o povo da GGOO.
Para que isso acontecesse, tudo funcionou com base na ajuda dos amigos: a divulgação da abertura de vendas dos ingressos, à compra dos ingressos em Jaboticabal, à discussão de como seriam as camisetas, à busca efetiva de fornecedores, os preparativos para a corrida, o pré-encontro numa pizzaria, as faixas que fizeram o maior sucesso e por fim a corrida que ficará sempre marcada em nossas vidas.
A realização do sonho se fez, e na foto abaixo, mostra como um bando de loucos se mostram humanos, amigos e principalmente solidários. Essa foto mostra a realização de um sonho, que não tem data para terminar e que servirá de referência para outras e outras pessoas.
Mas além da F-1, de assistir a corrida com a galera da GGOO, nós também temos que ter sonhos individuais, que podem e devem ser profissionais, acadêmicos ou pessoais. Um dos meus sonhos pessoais, realizei uma semana depois da corrida: tocar e cantar com o Ultraje a rigor.
Junto com os companheiros da primeira formação do Ultraje (Roger, Maurício e Leospa), pude perceber que, quando há amizade sincera, as coisas fluem de um modo muito mais legal, mesmo quando estamos à tempos sem se encontrar, buscando concretizar os nossos outros sonhos, exatamente os ingredientes que existem na GGOO.
Parafraseando a música Prelúdio, de Raul Seixas: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade". Hoje a GGOO é realidade, graças ao sonho de cada um de nós.
Muito obrigado a todos.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
ACHA NÓIS LÁ (7)
Por aqui, vemos o real tamanho da GGOO no treino de sábado.
E aguardem, ainda não acabou...
"F1 OU NADA"
Analisando bem a frase dita por Rubinho, podemos entender que seu 2009 será sabático. Com poucas chances (para não dizer nenhuma) na F-1 e com panoramas internacionais fechados acredito que esta é a melhor decisão que o piloto poderia tomar.
Não se rebaixando, não se expondo ao ridículo, Barrichello começa a preparar sua despedida do mundinho insano da Fórmula 1, deixando muitas marcas de sucesso, infelizmente não reconhecidas pelo Brasil.
Sairá... mas deixará muitas saudades das sambadinhas no pódium.
WILLIAMS 2009
Sem dúvida muito diferente dos modelos atuais, principalmente no que tange ao aerofólio traseiro.
Ao olhar detalhadamente esse carro, um outro carro me veio a mente no que tange a aspectos aerodinâmicos, o Williams FW19 de 1997, conforme abaixo:
Pergunto, será que voltaremos 12 anos no tempo?
RAPIDINHAS DA ZOROPA
A Toro Rosso ira avaliar 3 pilotos na proxima semana, apos os testes pos temporada visando definir sua equipe para 2009.
Sebastien Bourdais, que correu pela escuderia em 2008, sera acompanhado por Sebastian Buemi, suico e piloto de testes da Red Bull e por Takuma Sato que ja correu pela Jordan e pela Honda.
Os pilotos serao avaliados a partir da proxima segunda, no circuito da Catalunya, na Espanha.
Ambos as vagas estao abertas, ja que Vettel foi para a Red Bull. O frances Bourdais esta tentando convencer o time que merece uma segunda temporada na F-1 apos uma estreia cheia de altos e baixos.
Os brasileiros Rubens Barrichello e Bruno Senna tambem sao possiveis nomes para o time.
Barrichello ainda tem chances de renovar com a Honda e permancer na proxima temporada com Jason Button.
Senna, sobrinho do nosso querido tri-campeao, esta tambem testando carro para a Honda na proxima semana no mesmo circuito.
A Toro Rosso foi criada em 2006, quando a Red Bull comprou a Minardi. Eles superaram o time senior da Red Bull no segundo semestre de 2008 com Vettel vencendo o primeiro GP da escuderia em Monza e deixando para tras a Ferrari e a McLaren.
Eles usam o mesmo carro que a Red Bull, porem com motor Ferrari e nao Renault como o time senior.
Fonte: http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/motorsport/formula_one/7723774.stm
Mas a duvida ainda persiste... quem sera???
Apostas para a redacao!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
F-2008K?
Segundo o site F1.com, isso se deve a utilização do Kers por parte da equipe. Este carro hibrido fará sua "estréia" em Fiorano e depois parte para Barcelona, na próxima semana, sempre nas mãos de Luca Badoer.
MOMENTO CARAS...
O piloto AA está de namorinho com a apresentadora RF.
Realmente o rapaz mandou bem.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Felipe Massa é eleito o melhor piloto de 2008
Segundo a revista especializada GPWeek Felipe Massa foi eleito o melhor piloto da categoria máxima do automobilismo mundial. Segundo a revista Massa provou ser um "verdadeiro líder de equipe mostrando que todos estavam errados sobre ele e suas habilidades".
A revista destaca ainda a impressionante evolução do piloto da Ferrari ao longo do ano. Depois de errar e abandonar as duas primeiras provas de 2008, Massa foi melhorando gradativamente e sofreu com falhas da Ferrari em pelo menos três etapas (erros no pit stop no Canadá e em Cingapura, além de uma quebra de motor na Hungria).
A reportagem completa pode ser vista no PDF da revista (em inglês) no site http://www.gpweek.com/PDF/GP036.pdf.
AQUARELA DO BRASIL BY RENAULT
FRASE DO DIA
A inveja é uma m... mesmo.
ENQUETE - QUEM É A DUPLA??
Mas não são só os anônimos apaixonados por automobilismo que marcaram presença e fizeram a festa.
Alguns famosos também passaram por lá, inclusive essa famosíssima dupla sertaneja:
A pergunta é: quem é essa famosa dupla??
a) Coitadinho e Judiação;
b) Omar e o Ceano;
c) Jão Cupim e Chico Cebola;
d) Jadeu e Tadano;
e) Duff e Dé.
Cartas para a redação!!!
E você achando que seus desafios eram difíceis, né Roque??
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
FORCE INDIA OU MCLAREN?
Ron Dennis assumindo uma nova equipe?
Dúvidas que começam a ser geradas por conta do anúncio de parceria entre Force India e Mclaren.
Não duvido muito que grandes transformações acontecerão já em 2009 e não será surpresa nenhuma se uma delas for bem Sutil.
Massa 2009
Nos Estados Unidos, neste horário, o italiano Roberto Baggio chutava, por cima da trave de Taffarel, o último pênalti que deu ao Brasil o título do tetra campeonato de futebol. No Brasil, durante 2 minutos e 51 segundos, sentimos o gosto de sermos campeões mundiais de Formula 1 depois de 15 anos de jejum de títulos de um brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial. Ao contrário do futebol em 2004, a bola não saiu!!! Havia um alemão, que dirigia um carro japonês, numa pista brasileira, que deixou de trocar os pneus do seu carro quando a chuva começou a cair no circuito, e um inglês que, precisava marcar apenas 4 pontos naquela corrida, fez o que nenhum brasileiro gostaria que ele fizesse, terminou a prova na 5ª colocação.
As lágrimas que por uns instantes brotaram nos nossos olhos, como brotaram as lágrimas de 1994, lágrimas de alegria, se transformaram em lágrimas de tristeza após a bandeirada final. 500 metros, essa foi a distância determinante para mudar o sentido de nossas lágrimas, faltavam 1 curva para a linha final.
Como brasileiros que somos, foi difícil aceitar e acreditar em tudo aquilo que estava acontecendo. Em pouco menos de 3 minutos vimos, dentro daquele circuito, um brasileiro quebrar o jejum de títulos na Formula 1. Bem na frente de nossos olhos ele se tornaria o campeão de um dos mais disputados campeonatos nos últimos 10 anos, porém, o que nossos olhos viram foi um inglês, com um estilo de pilotagem arrojado, que para muitos, é a promessa do automobilismo mundial, se tornar campeão e confirmar o seu favoritismo. Lewis Hamilton, o novo campeão mundial de Formula 1.
Outros campeonatos virão, outros encontros da GGOO serão marcados, mas sempre haverá em nossas lembranças as lembranças dessa corrida histórica. A chuva que caiu quando torcemos para que ela caísse e que não foi embora como queríamos que ela fosse. A chuva serviu para lavar as nossas lágrimas de tristeza por este momento inesquecível e histórico que vivemos, mas mais do que isso, a chuva fez brotar também a esperança de que nos próximos anos teremos alguém que representará muito bem o sonho verde amarelo de vermos novamente um brasileiro na Formula 1. Daqui a 10, 20 anos, essa corrida será lembrada como uma das mais emocionantes da formula 1 e nós tivemos o imenso prazer de estarmos lá. Teremos muitas lembranças para contar para os nossos filhos e netos. Dessa vez a bola bateu na trave, que venha 2009. Valeu Massa 2009 será o seu ano!!!
domingo, 9 de novembro de 2008
RAPIDINHAS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL
E opções não faltam, de carros a acessórios, a lista é extensa, quase não deu pra ver tudo.
O que se vê lá não é novidade pra ninguém, muito carro bonito, som automotivo, interatividade, muitas beldades, alguns brindes, coisas que nem vou perder tempo em ficar postando fotos aqui, porque quem não foi, acha tudo na internet.
"Beleza, e esse post é pra que então?" - deve estar perguntando você, caro e estimado leitor.
Explico.
Entre um stand e outro, estava no da Bardahl, olhando o Stock do Beto Gresse (que não terminou a etapa de hoje), quando descubro nossa brazuca da Indy Light, Bia Figueiredo, lá dentro da sala do stand.
Solicitada, prontamente me atendeu e posou pra nosso foto da matéria.
Além de sempre sorridente, simpática e mais bonita ao vivo, foi muito atenciosa, fotografando também com meus dois pupilos, mostrando os troféus ali atrás, onde estava lógicamente, o da vitória em Nashville, o qual é lindo, diga-se de passagem.
E numa rapidíssima express exclusiva pra GGOO, comentou alguns planos pra temporada 2009, onde disse que terá um carro melhor e irá acelerar ainda mais, uma vez que seu objetivo é obter melhores resultados, visando conseguir uma boa equipe para ingressar na elite da categoria em 2010.
Tentei especular, meio assim, qual seria a equipe, mas apenas repetiu "ainda não sei, dependerá muito do meu desempenho".
Tubo bem, a gente espera, e ao mesmo tempo, torce muito.
E conversando mais um pouco, ela muito descontraidamente brincou comigo, dizendo que eu precisava trocar o meu boné do Tricolor por um do Corinthians!!!! É.......isso só prova que nada é perfeito nesse mundo!!!
Mesmo assim, parabéns Bia, por quebrar tabus (clique nos ícones azuis) e pela brilhante carreira trilhada até agora, leve nosso carinho e nossa torcida com você.
Boa sorte em 2009 e soca a bota naqueles marmanjos!!
GASOLINA SENNA?
Se isso der certo e a informação se confirmar, é mais fácil Lucas Di Grassi tentar a sorte na STR, por que na Honda...
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
SERÁ?
Será que Sutil entra no lugar de Kovalainen?
Pelo que apresentou neste ano, como bem lembrou o Stik em seu blog, Kova não merecia estar na Mclaren de jeito nenhum. Sua temporada foi fraquíssima para o carro vice-campeão do mundo e ele concluiu o ano quase que com a metade dos pontos de Hamilton.
A ver...mas piloto por piloto, colocaria Barrichello no lugar de Kovalainen.
F-1 2009: CALENDÁRIO DE LANÇAMENTOS
16/01 - Toyota
20/01 - BMW
Última quinzena de janeiro - Mclaren
Uma pergunta que não quer calar, e a Honda?
ACHA NOIS LÁ (6)
COLUNA DO ROQUE: LÁGRIMAS INCONTIDAS...
Emoção parecida senti a 18 anos atrás nas oitavas de final da Copa de 90, na Itália. Naquele dia, Brasil e Argentina duelavam e após uma excelente partida da esquadra brasileira, foi a Argentina quem saiu classificada graças ao talento individual de seus jogadores. Neste dia chorei como nunca havia chorado antes. Chorei de emoção, de tristeza, de angústia e de raiva. Chorei muito como nunca mais chorei depois. Até o último domingo.
Por tudo o que estava envolvido, pela decisão em si e pelos acontecimentos de uma semana corrida marcada por entrevistas, fotos e outras coisinhas, a ansiedade para a corrida era grande, consequentemente a emoção de estar em nosso templo sagrado, também. Da alegria incontida no sábado, da roquidão que tomou conta da garganta de cada um, da madrugada inusitada com muita animação, do cansaço aparente, das corridas sem emoção que permearam o pré-GP até a volta de alinhamento, tudo era motivo de festa e chacota.
Ao verem os carros alinhando no grid de largada, mais festa. Gritos e agitos tomavam conta do autódromo inteiro, estava para começar a decisão. Ao ser dada a largada, mezzo no molhado, mezzo no seco, os fatores condicionais de tempo não eram suficientes, naquele momento, para ver o tão sonhado título de Felipe Massa. A cada volta que passava a apreensão tomava conta dos olhares e gestos de cada um. Era preciso muito mais do que já havia acontecido, era preciso que fatores extra-pistas se fizessem presentes.
A 10 voltas do fim, numa atitude inequivoca do setor G, os pedidos de chuva se fizeram presente, era a única forma de ver um piloto brasileiro ser campeão em sua terra. A espera de uma rodada de Hamilton na curva do lago ao pedidos de chuva, a conformação pelo resultado já estava presente no rosto de cada um, mas no fundo todos ainda acreditavam. Mas, quis o destino, que a chuva se fizesse presente a 7 voltas do fim e com ela muitas emoções fossem colocadas à prova.
Das paradas nos boxes à volta com pista semi-molhada, a torcida não era mais somente para Felipe Massa mas também para Vettel que, ousadamente, passou Hamilton faltando 2 voltas para o fim. O olhar incrédulo de todos logo se transformou em uma vibração sem tamanho. Pessoas se abraçavam não querendo acreditar que o sonho estava se transformando em realidade.
Logo depois a última volta se fez e com ela uma vibração que só aumentava, com um olho em Massa e o outro em Vettel. Massa cruza a linha em primeiro, festa. Olhos se voltam à Vettel, bico de pato, mergulho, junção, não dá mais pra Hamilton...Interlagos explode de emoção, gritos de é campeão ecoam, o choro de alegria se faz presente.
Pausa. Silêncio.
Um silêncio sepulcral toma conta de Interlagos, como acontecera um ano antes no episódio de Rafael Sperafico. Massa não havia sido campeão, Hamilton comemorava. A rádio bradava que ele ultrapassara um piloto na última curva. Sem entender nada, a deceção tomou conta de mim e o mundo desabou junto com a chuva.
Lágrimas incontidas, como estas que escorrem quando escrevo estas parcas linhas, tomaram conta do rosto de muitos. Inconsolável e sozinho, desabei a chorar, como chorara 18 anos antes. Era choro de frustração, de derrota que durou quase uma hora, que nem os abraços consoladores puderam confortar tamanha dor.
O que era para ser um choro que lavaria a alma, virou um choro de tristeza absoluta.
E com esta tristeza absoluta presente, lágrimas incontidas marcarão para sempre a minha vida e essa corrida.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
A F-1, O GP BRASIL, O SETOR "G" E A GGOO!!!
TUDO!!!
A F-1 é a categoria máxima do automobilismo, vista no mundo inteiro, bate recordes de audiência, movimenta bilhões de dólares, milhões de pessoas, gera milhares de empregos diretos e indiretos, atrai multidões, aquece o comércio e a indústria por onde passa.
Que país não quer sediar uma etapa da F-1??!!!
O GP Brasil, disputado em Interlagos, possui um circuito (mesmo depois da reforma) dos mais completos e complexos do ponto de vista técnico: grandes retas, S, curvas de alta, de baixa, em descida, em subida, grampos, mergulho, uma subida maior que a Eau Rouge...enfim, um circuito pra tirar o sono de pilotos e engenheiros na busca do acerto ideal do carro. Mas é, segundo li, um dos preferidos dos pilotos.
Não dá pra F-1 ficar sem Interlagos!!
O setor G de Interlagos é o maior e mais barato do autódromo, com capacidade para aprox. 30.000 mil pessoas, uma visão de quase 90% da pista, a lotação é certa, e cada espaço é disputado na raça.
Parte da torcida "bate ponto" há anos e proporciona um show à parte. Começando pela tradição de chegar cedo no sábado, já na abertura dos portões, sair correndo depois do treino oficial (isso mesmo, correndo) para conseguir um lugar logo no começo da fila , na qual se passa a noite, arma-se tendas(?), barracas, churrasqueiras (até uma macumba pro inglês rolou esse ano), conhece-se gente nova e a maioria vara a noite na bagunça, para no dia seguinte garantir o melhor lugar da arquibancada, situado ali na freada da reta oposta, na placa dos 50 metros!
Sem falar das torcidas organizadas, com seus personagens tradicionais, fantasias insanas que aparecem, das musiquinhas pros atrasados, dos megafones, das faixas, das placas, da zoação total, geral e irrestrita.
Interlagos não tem graça sem o setor G!!!
A GGOO, recém formada, começou desprentensiosa, uns malucos fãs de F-1 que se conheceram ano passado no orkut, trocaram "méciene", mantiveram contato, se organizaram pro GP de 2007, onde se encontraram pela primeira vez e seus laços de amizade só se fortaleceram daí em diante.
Depois disso, encontros na Stock Car, GT3 Brasil, Camp. Paulista e outras categorias. Até no Hopi Hari rolou um GGOO encontro. Como já disse o Roque, hoje, o automobilismo virou desculpa pra nos encontrarmos, a amizade deixou de ser virtual.
O blog, também despretensioso a princípio, hoje é referência, nossas visitas aumentam diariamente, e proporcionalmente por conta disso, a responsabilidade de faze-lo sempre melhor.
No GP desse ano, chegamos mais fortes, em maior número, novamente uniformizados, nos fizemos notar (yeaahhh...nós também temos meGGOOfone!!), nossa faixa foi sucesso de mídia e de público, a nossa comunidade no orkut triplicou em relação ao ano passado (e nem completamos 2 anos) e já nos intitulamos uma torcida.
O setor G de Interlagos, já tem a marca da GGOO!!
Entendeu agora como um tem a ver com o outro??
ACHA NÓIS LÁ (5)
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
GGOO!!! BOLÃO F1 2008 - Resultados do GP do BRASIL
Pole Position - MASSA
Posição no Grid Aleatória (08º) - HEIDFELD
Volta mais rápida na corrida - MASSA
1º colocado na corrida - MASSA
2º colocado na corrida - ALONSO
3º colocado na corrida - RAIKKONEN
4º colocado na corrida - VETTEL
5º colocado na corrida - HAMILTON
6º colocado na corrida - GLOCK
7º colocado na corrida - KOVALAINEN
8º colocado na corrida - TRULLI
PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
32 pontos - JUNIOR GOMES
31 pontos - DUFF
30 pontos - MARCOS
27 pontos - CÁSSIO
25 pontos - A. ROQUE
24 pontos - LEONARDO / JOÃO / AUGUSTO ALAN BICO
22 pontos - NETO ROX
21 pontos - CAROLINA
20 pontos - JIMMY
19 pontos - SILVIO / RODRIGO PIOIO
18 pontos - RUI LENHARI
16 pontos - OTÁVIO / RUDSON / FABRICIO
13 pontos - IGOR / RODRIGO CABRAL
11 pontos - STIK10
Os demais participantes não pontuaram
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
01º - 262 pontos - A. ROQUE (CAMPEÃO)
02º - 245 pontos - AUGUSTO ALAN BICO
03º - 237 pontos - JIMMY (CAMPEÃO DO "TROFÉU INTERIOR/SP")
04º - 220 pontos - RUI LENHARI
05º - 212 pontos - RODRIGO PIOIO
06º - 199 pontos - LEONARDO
07º - 187 pontos - IGOR
08º - 182 pontos - JOÃO
09º - 179 pontos - MARCOS
10º - 174 pontos - RODRIGO CABRAL
11º - 165 pontos - FABRICIO
12º - 163 pontos - RUDSON
13º - 158 pontos - CÁSSIO
14º - 157 pontos - DUFF
15º - 135 pontos - STIK10
16º - 116 pontos - FERNANDA (CAMPEÃ DO "TROFÉU GGOOGIRLS")
17º - 097 pontos - ROSE
18º - 088 pontos - SAMUEL SANCHES
19º - 085 pontos - CAROLINA
20º - 084 pontos - JUNIOR GOMES
21º - 082 pontos - NETO ROX
22º - 079 pontos - OTÁVIO / SILVIO
24º - 075 pontos - JORGE
25º - 070 pontos - JORGE ASSOMBRADO
26º - 067 pontos - ELMER / MARILDA
28º - 055 pontos - DOU JUANES
29º - 039 pontos - LOLI CAROLA
30º - 037 pontos - CLAU
31º - 033 pontos - CINTHIA
32º - 027 pontos - EDUARDO
33º - 015 pontos - ANDRÉ
34º - 012 pontos - LUCAS
35º - 003 pontos - KARLLUS
Mas no próximo bolão terá que abrir mão do número 13 para disputar com o número 1.
ANO QUE VEM TEM MAIS, ENQUANTO ISSO CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO TÓPICO OFICIAL DE COMENTÁRIOS DO BOLÃO. Obrigado a todos pela participação!!!
ALONSO + PIQUET = RENAULT
Ao confirmar Alonso (por 2 anos) e Piquet (por 1), ela fez a escolha baseada na continuidade, mais pelo espanhol do que pelo brasileiro. Mas o fato é que Alonso fez uma temporada espetacular com o carro que tinha (apesar de ter gente achando que o carro estava irregular) e Piquet uma temporada muito ruim, mas conseguiu um pódium e outros pontinhos (somados a alguns milhões de dólares que levará, também) que garantiram a sua permanencia por lá.
A temporada de 2009 começa a se desenhar como uma das mais disputadas de todos os tempos...e espero que ela seja decidida denovo no Brasil, desta vez dia 18/10.
ACHA NÓIS LÁ (4)
As curiosidades do GP Brasil
Ainda que 7 pontos atrás do líder Lewis Hamilton, da McLaren, o paulistano Felipe Massa, da Ferrari, chegou à última prova da temporada na disputa pelo Mundial de Fórmula 1. Desde que Ayrton Senna conquistou o título em 1991, é a primeira vez que um brasileiro participa da corrida final com chances reais de ser campeão. Mas isso todo mundo sabe. Nas páginas a seguir, revelamos alguns bastidores e surpresas do nosso Grande Prêmio, que tem neste domingo a sua 37ª edição
Por Daniel Nunes Gonçalves, Fernando Cassaro e Maria Paola de Salvo
05.11.2008
1. O evento mais lucrativo da cidade
2. Roupa suja se lava no hotel
3. As superstições de Massa
4. A doce vida dos astros das escuderias
5. Comboio de 120 caminhões
6. Tudo por um lugarzinho na arquibancada
7. "Só não aceito sogra e cachorro"
8. Em busca do melhor ângulo
9. Dois quilos a menos 71 voltas depois...
10. O dia em que Barrichello queimou o bumbum
11. Caipirinha, o combustível dos mecânicos?
12. Louco por picanha malpassada
13. A gorjeta de 500 dólares de Ron Dennis
14. Havaianas, paixão mundial
15. 2 000 homens para organizar o trânsito
16. A vira-lata de Schumacher
17. O troféu reciclável de Niemeyer
18. Até 70 000 reais na Daslu
19. Esquadrão de carros brancos
20. A homenagem do chefão da Williams
21. Cinqüenta médicos de doze especialidades
22. As garotas do grid
23. Festão antes do bye-bye
24. Reforço no Café Photo
25. Acelera, Galvão!
26. Ele foi a todos os últimos doze GPs!
Mario Rodrigues
Roque: pedaços de aerofólios como troféu
O administrador de empresas Augusto Roque, 28 anos, nasceu durante a vitória de Rene Arnoux, da Renault, no GP Brasil de 1980. "Meu pai deixou o autódromo e foi direto para o hospital acompanhar o parto de minha mãe", diz ele, que acabou herdando o mesmo fanatismo pelos motores. Desde 1996 não falha em uma única corrida. "Para garantir o ingresso, compro no primeiro dia de abertura das bilheterias", afirma. No ano passado, achou na pista uma parte do carro do finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren. Voltou para casa todo contente, enquadrou o troféu e o pendurou na sala.
27. Os bambambãs de Interlagos
28. Depois do pódio, a gandaia
29. Pintor de capacetes fica de plantão
30. Uma Fittipaldi na torre de controle
31. Eles não vivem sem massa
32. Identidade secreta
33. Assim na terra como no céu
34. O médico piloto
35. Um batalhão de voluntários
36. O mais solicitado
37. Para evitar gafes na bandeirada
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Bate no peito Felipe!!!
Assim Felipe Massa descreveu o seu gesto ao encostar seu carro nos boxes para subir ao pódium. Foi um misto de tudo que poderia acontecer em Interlagos, e aconteceu: Sol, chuva, calor, põe capa, tira capa, acende vela, apaga vela, chama pela chuva, atormenta São Pedro....vivemos tudo isto.
O Nosso piloto brazuca também fez por merecer, andou bem...redondinho, o seu estilo de guiar com pé em baixo, cravado, cadenciando e domando a Ferrari até o fim. Mas não deu!
Em momentos mágicos como este, lembrei do Senna, do Piquet, do Emerson, do Barrichello (vencendo a prova logo após a morte de Senna)...só emoção. Agradeço por não estar sozinho nestes momentos, agradeço a GGOO!!!, desdes os veteranos aos novatos, com quem tenho grande respeito por todos os GGOOGirls!!! e GGOOboys!!!.
Com imagem da Bandeira Nacional...ao som do Hino Nacional... com cenas de Felipe Massa e da Torcida.....chega ao fim a temporada deste ano
Gigante pela própria natureza, {Massa correu como um grande Campeão}
És belo, és forte, impávido colosso, {Toda a sua determinação e foco}
E o teu futuro espelha essa grandeza. {Aceitou os erros da equipe e foi a luta}
Terra adorada, {GGOO!!! e mais um montão lhe dando forças}
Entre outras mil, {brasileiro é único em qualquer lugar do mundo}
És tu, Brasil,{Só aqui tem esta emoção, Hamilton sentiu}
Ó Pátria amada! {Sempre de agradeceremos Massa pela emoção}
Dos filhos deste solo és mãe gentil, {Barrichello, Massa e Nelsinho - vai que dá!!!}
Pátria amada, {Interlagos setor 'G'}
Brasil! {Acredite que dá, Massa!}
Obrigado galera por me permitir carregar esta lembrança, esse gostinho, essa sensação espetacular. Obrigado torcedores do setor 'G'.
Até a natureza chorou.
Três categorias vieram e foram rápidamente, sem brilho, sem emoção, mas ninguém ligava pra isso, todos estavam curtindo e colocando e tirando as capas de chuva. Chovia e parava, uma amostra de que o GP seria emocionante.
A corrida finalmente começa, mas o carro madrinha resolve dar uma volta a mais para ver como anda a pista, já que caíra um temporal um minuto antes na reta dos boxes, nada demais, não precisava daquilo tudo, e pensar que essa atitude ajudou a definir o campeonato.
Finalmente a largada, Piquet nem mostraria seu talento e Coulthard nem sequer se despediu da F1 direito, isso graças a um japonês que fez o que mais sabe fazer, lambança, e foi a segunda com o David.
Meio de corrida morno, uns davam aquele cochilo até um carro passar rasgando a reta oposta, outros torciam, uns ainda (eu por exemplo) achavam que tudo já estava perdido. E de longe as novens ameaçavam. Era questão de sorte, ou reza.
O Setor G inteiro começa a fazer gestos com as mãos para que chova e Hamilton rode, a chuva veio, mas Hamilton não rodou, mas uma hora os pedidos de oração surtiram efeito, ficar ajoelhado na arquibancada e ficar rouco de tanto gritar por chuva enfim não tinha sido em vão. Nada mais se passava pela cabeça, só o GP importava, o sono de alguns se transformara em pura adrenalina, não era possível, era surreal, era extraordinário! Lentamente o carro de Vettel passava Hamilton, como se a palavra campeão estivesse sendo escrita ali, naquele momento. Eu chorava feliz, meu colega Rodrigo Pioio pulava de alegria. Eu, ele e um outro nos abraçamos e pulamos de alegria e emoção gritando Massa é campeão! Massa passou pela linha de chegada em 1º, depois vimos que Hamilton não chegaria em Vettel, grandioso Vettel, em nenhum momento largou o pé do acelerador.
O som da duvida se instalara, todos sabiam do ocorrido, mas ninguém acreditava. Meu choro parou, como se choro fosse só para momentos alegres, um misto de revolta e tristeza se apossou do meu corpo. Meu colega sentava e não acreditava, o radialista gritava que aquilo tinha que ser investigado. Glock, mais lento que Schumacher quando este furou o pneu a alguns anos, simplismente deixou Hamilton passar, com a desculpa dos pneus gastos e pra pista seca.
Terminara a corrida, alguns choravam, alguns não, todos choravam, não precisa de lágrimas para chorar, eu chorava por dentro, sem conseguir expressar minha tristeza que dura até hoje e vai durar talves até o fim do ano que vem. A torcida estava inconsolável, Massa tentava segurar as emoções, e a natureza desabou em prantos naquela hora, não era preciso dizer mais nada. Rodoviária e casa. Fim.
ACHA NÓIS LÁ (3)
Simplesmente impagável.