segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

domingo, 30 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

GP BRASIL F1 2011: INGRESSOS À VENDA

Começou a venda de ingressos para o GP Brasil de Fórmula 1 2011, dessa vez apenas com pacotes para os três dias do evento e preços que variam entre R$ 495,00 (Setor G) a R$ 2.590,00 (Setor E), com opção de meia entrada para estudantes, professores, aposentados e idosos com mais de 60 anos. A única forma de pagamento será através dos cartões de crédito Visa e MasterCard, podendo ser pagos em até oito parcelas, com parcela mínima de R$ 100,00.

O site oficial para as compras é o www.GPBRASIL.com.br

A NOVA MERCEDES?

Saiu na edição deste domingo do Jornal Bild and Sonmtag, com exclusividade, o que dizem ser a nova Mercedes.

E o blog da GGOO mostra a foto reproduzida pelo site:
Clique na imagem para ampliar

sábado, 29 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

ANIVERSÁRIO DO ROQUE

Eis amigos da GGOO. Estou aqui novamente depois de uma pausa, para relatar a ansiedade que é poder estar na compania de vocês amigos, companheiros e irmãos, a família GGOO.

Em breve comemoraremos o aniversário de nosso querido amigo Augusto Roque, que mais uma vez promoverá um evento que mexe com nossa emoção, pois quem nunca sonhou em ser um piloto de Fórmula 1? Lembro-me que ao ver um mágico de capacete amarelo guiando no início dos anos 90 despertou em mim a vontade de ser igual a ele. Mas existiria um novo Senna? Jamais...

Então caberá a nós logo mais acelerar na PONTA DOS DEDOS dividir cada freada e sentir o gostinho de fazer o que nosso herói amava fazer e fazia bem feito, era imbatível dentro de uma pista...

Confesso que a noite será longa, me preparei essa semana, treino especial de resistencia na academia para não fazer feio e acelerar no limite do kart 16??? As duas vezes que fui lá no Kart in Jaguaré sentei na mesma cadeira no brefing e peguei o kart 16. Coincidencia? Veremos logo mais.... A cueca será a mesma do dia 27 de dezembro. Larguei em segundo, liderei 7 voltas, mas a SINA BARRICHELLO me assombrou e terminei em segundo rsrsrs... ACELERA GGOO

PARABÉNS AMIGÃO... MUITAS FELICIDADES E OBRIGADA PELO PRESENTE QUE NOS DÁ MAIS UMA VEZ... QUE NÃO É A CORRIDA E SIM SUA AMIZADE...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

SUPER KART BRASIL: NELSINHO PIQUET CONFIRMA PRESENÇA

A segunda edição do Super Kart Brasil, que será realizada neste fim de semana (29 e 30 de janeiro) no Kartódromo de Interlagos (SP), receberá mais uma estrela do automobilismo brasileiro nas categorias Shifter e Graduados.

Nelsinho Piquet, piloto da Nascar Truck Series e tricampeão brasileiro de kart, já está no circuito paulistano treinando para o evento - e integra o grupo de repatriados ao lado de Pedro Nunes e Leonardo Cordeiro (ambos da GP3 Series), Cesar Ramos e Victor Guerin (F-3 Italiana) e Raphael Abbate (F-Ford Norte-Americana).

"Ao longo do ano tenho poucas oportunidades de andar de kart, e o Super Kart Brasil aliou essa vontade de treinar com a possibilidade de andar em uma pista que marcou o início de carreira de boa parte dos pilotos da minha geração", comentou Piquet. "Sem contar que o campeonato é muito legal. O sete pilotos que estão organizando dão muita credibilidade ao evento, por isso ele está fazendo tanto sucesso", completou o piloto brasiliense, que vai disputar duas categorias no SKB-02: a Shifter, de karts com marcha, e a Graduados.

O Super Kart Brasil foi criado por Paulo Carcasci, Ruben Carrapatoso, Sérgio Jimenez, Danielo Dirani, Renato Russo, André Nicastro e Dennis Dirani - que juntos acumulam mais de 25 títulos no Campeonato Brasileiro de Kart e conquistas em campeonatos Panamericanos, Sul-Americanos, Norte-Americanos e Mundiais.

Volta ao passado - Para o gaúcho César Ramos, que voltará a correr em Interlagos depois de sete anos, o desafio deste fim de semana tem ares de nostalgia. Esta, no entanto, não é a única razão do interesse do piloto da F-3 Italiana pela prova. Campeão da primeira edição do SKB - disputada no Rio Grande do Sul em novembro do ano passado -, ele vai defender o título frente à verdadeira constelação que se formou em torno da segunda edição do evento.

"Aquela prova no Velopark (RS) foi a minha primeira corrida com um Shifter e fiquei surpreso, mas ao mesmo tempo muito feliz, por ter vencido. Agora acho que as coisas vão ser mais difíceis. A competitividade em Interlagos será maior. Temos mais pilotos do que no Rio Grande do Sul, e o fato de um grande evento voltar a Interlagos deixa todos muito motivados para vencer", comentou o gaúcho, campeão da F-3 Italiana.

De olho no SKB-03 - Mas a presença de pilotos que vão correr fora do Brasil em 2011 no SKB 02 não parece ter sido apenas uma coincidência pelo fato de a prova ser realizada em janeiro - mês de férias em praticamente todas as categorias do automobilismo mundial. Tanto que César Ramos, Nelsinho Piquet e o também piloto da F-3 italiana Victor Guerin foram enfáticos ao falar do interesse de voltar ao país para a terceira edição do Super Kart Brasil.

"Desmarquei alguns compromissos nos Estados Unidos para estar aqui nesta semana, e certamente se as datas dos próximos eventos não coincidirem com meu calendário na Nascar, virei só para correr no SKB", destacou Nelsinho.

Para Victor Guerin, que participou do F-3 Brazil Open na semana passada, um dos principais atrativos do Super Kart Brasil é a qualidade dos pilotos e o seu formato de disputas. "O formato é muito interessante. Cada edição do SKB vale um título, por isso quero vir ao máximo de provas que puder em 2011, aproveitando as folgas de calendário na Europa", completou.

As provas do Super Kart Brasil 02 acontecem neste sábado e domingo no Kartódromo de Interlagos. Serão quatro corridas divididas entre os dois dias. Confira abaixo a programação:

Sábado - 29/1
1ª corrida
Júnior - 10h50
Graduados - 11h15
Sênior - 12h05
Shifter - 12h30
Super Cadete - 12h55

2ª corrida
Júnior - 14h30
Graduados - 15h
Sênior - 16h
Shifter - 16h30
Super Cadete - 17h

Domingo - 30/1
3ª corrida
Júnior - 9h45
Graduados - 10h10
Sênior - 10h35
Super Cadete - 11h
Shifter - 11h25

4ª corrida
Júnior - 13h30
Graduados - 14h
Sênior - 14h30
Super Cadete - 15h
Shifter - 15h30

Super Kart Brasil (na falta de dirigentes, os pilotos dão o show)



Muito legal ver essa iniciativa mostrando que na falta de compromentimento dos velhotes que se acham dono do automobilismo nacional, os próprios pilotos é quem dão show nas pistas e na organização de eventos bacanas como esse.

A programação da 2ª etapa do Super Kart Brasil que acontece nesse final de semana (29 e 30/01) no Kartódromo de Interlagos, você pode encontrar aqui

ALBERTO VALÉRIO NA DTM?

O Brasil pode ter um piloto na DTM antes de Augusto Farfus em 2012. O mineiro Alberto Valério, que competiu nas últimas temporadas de GP2, vai treinar com um Mercedes-Benz na pista de Estoril, Portugal. O teste está marcado para os dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro. Betinho terá um dia de testes, informa Nei Tessari.

A Mercedes levará seis ou sete carros para a pista portuguesa. Entre os pilotos que vão treinar, cinco são novatos na categoria. Destes cinco, os dois melhores devem competir em 2011 na DTM.

Alberto Valério correu de F3 Sul-americana e foi campeão em 2005. Em 2006 e 2007 competiu na F3 Inglesa. Em 2008, 2009 e algumas provas de 2010, Betinho competiu na GP2. Competindo pela Piquet Sports venceu em Silverstone em 2009.

F-1 LANÇAMENTOS: FERRARI F-150

Saiu, agora, a Ferrari F-150, e as primeiras fotos (direto da transmissão ao vivo da apresentação e da divulgação oficial da equipe italiana) do carro são estas:




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

F-1 LANÇAMENTOS: FERRARI F-150 (TEASER)

A Ferrari acaba de divulgar o teaser de como será o carro de 2011, denominado F-150, e você vê antes no Blog da GGOO:


Para ver o lançamento do carro, basta clicar aqui.

SENNA ESPECIAL

A ZONA NO AUTOMOBILISMO NACIONAL*

* Por Victor Martins

Foi um amigo das pistas, e resguardo seu nome, que me atentou para uma regra que será diversificada em 2011, confirmada por outros: quem corre na Stock Car não vai poder andar no Trofeo Linea neste ano, tal como o piloto que na primeira está não pode estar na F-Truck, e vice-versa. Coisa pouca, sabe?, mesquinha, dessa gente meio acéfala que comanda e não ajuda e não se ajuda.

Coisa da Vicar, sabe?, aquela que está organizando um Campeonato de Marcas e quer valorizá-lo, e assim agiu provavelmente porque a Fiat não deve ter tido interesse em botar seus carros no certame vicarístico, então aí se passa a caneta e fode-se a vida do pobre piloto. Cacá Bueno, então, não vai ter como defender seu título em 2011 no Linea porque está proibido, e aí vai falar isso para um português para ver se ele não tira sarro da piada pronta. Alceu Feldmann, Allam Khodair, Popó Bueno, Thiago Camilo, dentr’outros, terão só uma única alternativa na carreira in Brazil. E o certame que mais deu certo dentre aqueles criados pelos Massa se esvai.

Ser piloto aqui, às vezes, é sinônimo de ser heroi, porque deve ser um saco ter de engolir esse povo velhaco que cria e dita regras e os transforma em marionetes apenas capazes de virar para a esquerda e a direita, acelerar e frear. E muitos dos garagistas e preparadores que vivem das competições estão abandonados, com vermes e moscas rodeando as cabeças decompostas pela impossibilidade de agir, gente que dedicou tempo, vida e obra para que neles obrassem. Você, piloto que corre no Brasil, é um cara totalmente feliz com sua profissão? Você, chefe de equipe, tem situação financeira saudável no fim do ano? E você, dirigente-mor, encosta a cabeça no travesseiro tranquilo de que está fazendo a coisa certa?

O esporte a motor aqui é assim, ó: autódromos não recebem um cuidado mínimo, são destruídos, kartódromos idem, uns tantos mal saem da planta porque sempre há um ou dois bolsos prontos para ficarem cheios, campeonatos surgem e são podados, pilotos têm de saber nos ovos onde pisam e não podem pisar no do vizinho, empresas com interesses em patrocinar diminuem a cada ano, TV rival é TV inimiga, a entidade cruza os braços e cobra taxas, e é uma onda de lavagem de dinheiro e evasão fiscal do cacete. O automobilismo brasileiro é um grande tapete vermelho que serve só para esconder a poeira suja e acumulada.

Está absolutamente tudo errado. Sabe? Ô se sabe. O ideal seria se o automobilismo brasileiro fosse tipo um carro de rua, e cada piloto e/ou entusiasta pudesse junto apertar o botão para zerar, deixar tudo como uma tabula rasa. Só um recomeço salva o esporte, hoje caminhando para a fase terminal do câncer devidamente espalhado em metástase por essa gente que carrega no DNA a estranha mania de cuidar mal dele.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FOTO DO DIA

O NOME DOS CARROS DE 2011

Aliás, eis abaixo os nomes dos carros desta temporada, informa Victor Martins:

Red Bull | RB6
McLaren | MP4-26
Ferrari | F150
Mercedes | W02
Lotus Renault | R31
Williams | FW33
Force India | VJM04
Sauber | C30
Toro Rosso | STR6
Lotus | TL11
Hispania | F111
Marussia Virgin | MVR-02

SENNA ESPECIAL

DI GRASSI NA PIRELLI?

Sem uma vaga como titular em 2011, Lucas di Grassi pode se tornar piloto de testes da Pirelli e participar do desenvolvimento dos pneus da marca, que estreia nesta temporada como fornecedora única da F-1, informa o site TAZIO.

Segundo o jornal finlandês "Turun Sanomat", o brasileiro, que competiu no último campeonato pela Virgin, pode assumir o lugar de Romain Grosjean, que deve voltar à GP2 este ano pela Dams e ainda está sendo cogitado para ser piloto reserva da Lotus Renault.

O espanhol Pedro de la Rosa continuaria no programa, ao lado do brasileiro, assim como está trabalhando hoje, com o francês.

A possível ligação entre Grosjean e a Lotus Renault seria um dos principais motivos para a provável mudança, já que a Pirelli não quer deixar brechas para possíveis privilégios para nenhuma equipe.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SESSÃO DESENHO COM A GGOO: ROAD RUNNER - FUR OF FLYING

FOTO DO DIA: FELIZ ANIVERSÁRIO SÃO PAULO

A foto de hoje mostra o GP Brasil de 1976, realizado justamente no dia 25 de Janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Assim, nossas homenagens são prestadas:

SENNA ESPECIAL

O vazio de Interlagos e do automobilismo nacional*

* Por Rodrigo Mattar

Para quem esteve em Interlagos, foi um espetáculo melancólico. Nove carros na pista e o Brazil Open de Fórmula 3 acabou com um único piloto vencendo as quatro corridas da programação: Lucas Foresti, com o Dallara Berta da Cesário Fórmula, dominou todo o evento, antes de voltar para a Europa, onde disputará o Campeonato Inglês de Fórmula 3 de 2011.

Acho válido se realizar uma competição deste porte, desde que as equipes também estejam imbuídas do mesmo objetivo. De que adianta ter tão escasso número de participantes, sabendo que desses nove pilotos, quatro estavam alinhados por uma única equipe – a Cesário Fórmula. No total, eram apenas quatro times inscritos e, como eu já dissera noutra postagem, desta vez não veio nenhum piloto de fora.

O Brazil Open, a rigor, foi um treino de luxo onde Victor Guerin e Pipo Derani também “desenferrujaram” os braços para poder viajar rumo à Europa neste ano e outros pilotos, como João Jardim, Bruno Bonifácio e Guilherme Silva buscarem adaptação aos monopostos mais potentes do que os seus equipamentos anteriores. João Jardim, por exemplo, esteve na Fórmula Future neste ano.

Uma pena, mas uma pena mesmo, é que a Fórmula 3 sul-americana tenha se transformado no que temos presenciado nos últimos anos. Grids baixíssimos, interesse zero dos pilotos de outros países do continente e, pior, uma debandada cada vez mais frequente de equipes que poderiam estar na categoria, como a de Amir Nasr e a PropCar de Dárcio dos Santos, mas que dependem de dinheiro para permanecer na disputa e não conseguem reunir nem metade da verba necessária para manter ativo um carro que é fabricado na Itália e um motor desenvolvido e preparado na Argentina.

A F-3 precisa de socorro, como toda a base do automobilismo nacional. O kart passa ainda por uma crise sem precedentes e o ponto culminante dessa crise foi que ano passado não existiu o Campeonato Paulista, tal como eu e muitos de nós chegamos a conhecer, com uma legião de pilotos ótimos – alguns excepcionais – mostrando talento no kartódromo de Interlagos. Surgiram opções menos custosas, como as competições de Aldeia da Serra e da Granja Viana, que pulverizaram o interesse.

E com o kart decadente, não se consegue fazer uma categoria de base feito a Fórmula Future começar com um número decente de pilotos. Em nenhuma de suas seis rodadas, este novo campeonato que estreou ano passado conseguiu colocar mais de 12 carros numa pista. Houve provas com sete inscritos, o que atesta a decadência da base do automobilismo no Brasil.

Bons foram os tempos em que dispúnhamos da Fórmula Ford, onde Hélio Perini arregaçava as mangas e fazia, de fato, um trabalho sensacional. A Fórmula Chevrolet também foi um bom esteio, partindo do princípio da “tropicalização” dos monopostos quando a categoria começou a passar por um período de crise. E me reservo o direito de não tecer comentários sobre a Fórmula Renault, pois a sua extinção lógica e evidentemente contribuiu para parte desse descalabro que vivemos.

Some-se ao vazio de Interlagos a situação em que se encontra o próprio autódromo desde que Octávio Guazzelli assumiu sua administração. Consta que o mato começa a crescer na margem da pista, num panorama muito semelhante ao vivido numa outra praça de igual importância, já sucateada pelo descaso dos governantes, que caminha para a extinção e – pior – não tem ainda um substituto definitivo.

Enquanto isso, deflagra-se nos bastidores, com o perdão da expressão, uma guerrinha absolutamente babaca e inócua sobre qual administração filiou mais pilotos que a outra ou que emitiu mais carteirinhas que a outra.

Isso não interessa. Números não significam absolutamente nada num momento como este.

Interessa a nós (por nós, incluo público, imprensa, patrocinadores, donos de equipe, pilotos e preparadores) regulamentos mais cristalinos – e que sejam cumpridos, calendários divulgados com antecedência e autódromos com o mínimo de dignidade para que se realizem corridas neste país.

O Brasil tem oito títulos mundiais de Fórmula 1, cinco conquistas na Fórmula Indy, seis vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, um Mundial de Endurance, dois de FIA GT, vitórias em Le Mans, Macau, Daytona e o escambau. Onde quer que tenha brasileiro na pista, tem sempre alguém beliscando uma vitória.

Mas o respeito por nós anda se perdendo.

Por que será?

Por que o automobilismo brasileiro formou uma geração que não foi capaz de repetir o que Emerson, Piquet e Ayrton fizeram por nós entre 1972 e 1991?

Fica a pergunta. Clamando por respostas lúcidas.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

domingo, 23 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

sábado, 22 de janeiro de 2011

SENNA ESPECIAL

O destruidor da Fórmula 1 - Andrea de "Crasheris"


Vários pilotos já receberam apelidos baseados em seus respectivos nomes pelo fato de sofrerem muitos acidentes. Ukyo Katayama já foi “Katagrama”, Esteban Tuero virou “Muero” e por ai vai. Mas o mestre de todos eles, aquele que se destaca dos demais, foi Andrea de Cesaris, vulgo“de Crashris”.

Andrea era uma das promessas da Itália para a Fórmula 1, ele vencera vários campeonatos de kart antes de passar pelas categoria de acesso e então em 1980, disputar dois GPs de F1. Não foi muito bem, não completando as duas corridas.

Em 1981 foi contratado pela McLaren e daí ganhou a fama de destruidor. Não foi por menos também. Foram 22 chassis destruídos em uma temporada e apenas 1 ponto contra 27 de John Watson, seu companheiro a época. Outro fato curioso foi no GP de Mônaco de 89, onde após se chocar com Nelson Piquet, os dois começaram a discutir ainda dentro do carro.

Fora da McLaren deu sufoco nas outras 9 equipes por onde andou, chegando a completar em 1986 apenas 1 corrida. Ele era considerado rápido, até demais. Fique com um vídeo especial desse piloto que deu enormes prejuízos a Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia, Jordan, Tyrrell e Sauber.

1000 KM DE INTERLAGOS CANCELADO!

Texto de Flávio Gomes:

Domingo, 23, é dia dos 1.000 Km de Interlagos. A prova, em tese, faz parte das festividades do aniversário da cidade. Antigamente, eram as Mil Milhas. No começo da semana, circulou a informação de que a prova seria cancelada por falta de inscritos. Aí a FASP, Federação de Automobilismo de São Paulo, veio a público em seu site para garantir a realização da corrida. É, inclusive, a última notícia de sua página na internet.

A corrida foi cancelada. A FASP ainda não avisou em seu site, o que é o fim da picada. Foi cancelada porque no fim das contas eram apenas 11 inscritos. Alguns desistiram porque não faria sentido algum uma prova dessa duração com menos de uma dúzia de gatos-pingados, e sobraram cinco. Com cinco, não dá. Dizem que o valor da inscrição, 5 mil dinheiros, acabou afastando muita gente. Mas é claro que não é só isso.

Sobrou, para as “festividades”, uma espécie de festival de F-3. Faria parte do evento, não era a atração principal. Quatro provas. E uma corrida de clássicos, também. O que eu soube é que a F-3 terá pouquíssimos carros no grid. Menos de dez, talvez. O mesmo entre os clássicos. As arquibancadas estarão obviamente vazias, domingo. Como sempre.

Soube também que cinco boxes de Interlagos estão sendo usados para aferição de equipamentos de táxis. Soube também que o mato está crescendo e o autódromo está feio de dar dó. Tudo largado.

Não vou correr nos clássicos, e portanto não fui a Interlagos nos últimos dias. Mas quem me contou tudo isso esteve lá a semana toda. Viu tudo.

É uma zona total. Vai mal Interlagos. Vai mal o automobilismo paulista. Vai tudo mal.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SESSÃO DESENHO COM A GGOO: CORRIDA MALUCA - O GRANDE PRÊMIO DE MISSOURI

AFOGANDO EM NÚMEROS*

* Por Luis Fernando Ramos

A obscura AutoGP - uma categoria que usa os chassis da defunta A1GP e também tem cara de lavanderia de cédulas - resolveu inovar neste ano e liberar a escolha dos números para seus participantes. Com exceção do número 1, reservado ao campeão, cada um pode escolher o(s) algarismo(s) que mais lhe apetece.

A idéia é criar uma identificação a mais para o piloto, quase uma marca registrada. Isso acontece na MotoGP e o caso mais famoso é o 46 de Valentino Rossi. Acontece também na Nascar, onde os números ocupam lugares proeminentes nos carros. E, por caminhos diversos, aconteceu também na Fórmula 1.

Numa época em que a numeração era mais ou menos fixa (apenas a equipe campeã trocava de números com a campeã do ano anterior), tivemos a criação de pelo menos duas lendas: o 27, identificado com a Ferrari de Gilles Villeneuve; e o Red Five, o 5 na cor vermelha que acompanhava a Williams de Nigel Mansell.

Em 1996, tudo isso acabou: as equipes passaram a ser numeradas de acordo com suas colocações no Mundial de Construtores do ano anterior, com o piloto campeão mantendo o privilégio de levar o número 1 ao seu time. Tudo dentro da filosofia de ordem absoluta que rege a cabeça de Bernie Ecclestone.

O triste efeito disso foi que os números praticamente sumiram dos carros. Hoje, eles estão escondidos no meio de um mar de patrocinadores - e a maneira encontrada para diferenciar pilotos da mesma equipe está em cores distintas do espelho retrovisor, da entrada de ar superior ou da câmera onboard. No caso de pilotos com capacetes parecidos (como Rubens Barrichello e Nico Hülkenberg no ano passado), identificá-los num primeiro olhar era uma tarefa ingrata.

Eu acho que a Fórmula 1 faria um grande favor a si mesma se tomasse o mesmo caminho da insignificante AutoGP. Identificar as estrelas do espetáculo com números - e estampar estes números bem grande nos carros - é uma maneira infalível de mexer com a paixão dos torcedores. Até porque cada um deles tem um número favorito, muitas vezes surgido da época do kart.

Aposto que muitos sabem que Ayrton Senna adorava o 42. Rubens Barrichello, em 2011, terá novamente a chance de correr na F-1 com seu número favorito - o 11, que usou na Jordan em 1996. O de Felipe Massa, para quem não sabe, seria o 19 ou o 91 - a combinação dos algarismos 1 e 9 lhe dava sorte na época do kart e foi com ela que ele ganhou títulos na Fórmula Chevrolet, na F-Renault e na F-3000 Italiana.

SENNA ESPECIAL

Clique para ampliar. GP da Hungria, 1986

PNEUS COLORIDOS EM 2011

Nova fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli quer estabelecer uma novidade para identificar os tipos de pneus na temporada 2011. Em vez das listras verdes usadas pela Bridgestone nos compostos mais macios de cada corrida até 2010, a fabricante italiana pensa em pintar os logos “Pirelli” e “PZero”, colocados nas laterais, de cores diferentes, de acordo com o tipo do pneu. Seria um critério fixo, de acordo com a lista abaixo:

Supermacios: vermelho
Macios: branco
Médios: azul
Duros: amarelo
Intermediários: vermelho
Chuva forte: amarelo

Com a criação de uma matriz para a marcação dos pneus, a Pirelli gastará um pouco mais a curto prazo, mas economizará muito a longo prazo. A fábrica italiana, que planeja a construção de 50 mil unidades para a Fórmula 1 neste ano, precisaria fazer menos tarefas nos autódromos. Além disso, ela poderá produzir em larga escala de forma mais simples, o que reduzirá de forma sensível os custos da fabricante.

A ideia da Pirelli ainda deverá ser apresentada às equipes e à FOM, empresa de Bernie Ecclestone, dona dos direitos comerciais da Fórmula 1 e que cuida das transmissões de TV. Mas não acredito que ela seja reprovada, ainda mais pela verba que a fabricante italiana está gastando em seu retorno à maior categoria do automobilismo. Por isso, preparem-se para decorar a lista acima…informa Rafael Lopes do blog Voando Baixo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FELIZ DIA DO FUSCA

Fusca foi o primeiro carro que andei. Ainda me lembro dele, branco. Duro nos engates, mas charmoso por natureza. Hoje, estamos montamos um Hot Rod através de um fusca. Hoje é o dia do Fusca e pra comemorarmos, nada melhor do que Fuscas, correndo:

SENNA ESPECIAL

Neste ano, coloco-me diante de um desafio: criar um especial diário, até o final do ano. O tema, Ayrton Senna. Com fotos, histórias, vídeos e lembranças, começa agora o especial Senna.

Racing - Emotions & Speed

MARLBORO NA FERRARI ATÉ 2014

No ano em que completa 40 anos de patrocínio na F-1, a Ferrari e a Ducati anunciarão, provavelmente, no dia 28 de Janeiro, dia do lançamento do novo bólido italiano, a extensão do acordo que terminava neste ano, com a Marlboro até 2014, informa o site autosport.

Um porta-voz da Philip Morris, responsável pela marca Marlboro, disse que qualquer novo contrato seria totalmente dentro da lei internacional.

"Nós não vemos obstáculos no caminho da extensão", disse o porta-voz. "Nosso relacionamento com a Ferrari é uma verdadeira parceria construída ao longo de um período de mais de 20 anos de apoio constante, mútuo."

Ferrari se recusou a comentar sobre um novo contrato, mas sugeriu que não havia nenhuma razão para acreditar que um acordo de patrocínio não será aprovado.

F1 COM PISTA MOLHADA E A NOITE É ASSIM

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CASCOS: FELIPE MASSA

E esse, de Felipe Massa, foi divulgado pela empresa Schubert, que fabrica os cascos da Ferrari:


CASCOS: FERNANDO ALONSO

E o jornal Marca de hoje divulgou o casco que Fernando Alonso chorará, digo, usará nesta temporada:


Motorsport - Every Second Counts

Rallye Jumping Compilation

Tribute to Gilles Villeneuve

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OS GLADIADORES DA F1

FOTO DO DIA

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A MELHOR ULTRAPASSAGEM DE BARRICHELLO?

FOTO DO DIA

FORMULA 1 2011: A PINTURA DA LOTUS RENAULT

Saiu hoje, na Inglaterra a Pintura da Lotus Renault (ex-Renault), nesta temporada ela será assim:




ALONSO E HAMILTON TEM DÚVIDA? VETTEL NÃO TEM!


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

THIS IS FORMULA 1

2011...E O QUE ESPERAR?

Um desempenho razoável de Felipe Massa.

Uma renovação de Rubens Barrichello.

Vitórias na Indy, com Bia Figueiredo.

Mais corridas de novas categorias.

Mais tempo atualizando o blog e a Revista GGOO News.

Mais tempo juntos com os amigos nas arquibancadas, pistas e Kartódromos deste Brasil.

Sonhar, não custa nada.

FOTO DO DIA

F1 EM HD!

Saiu na Autosport e diz que a Globo retransmitirá o sinal no Brasil:

Formula 1's move to true high definition television coverage in 2011 has been officially confirmed by the sport's broadcast chiefs, AUTOSPORT can reveal.

Amid intense speculation over the last 24 hours about F1 television plans for this year, after Sky Germany announced that it was going to broadcast in HD, Formula One Management has now affirmed that all channels that have a deal to show the sport will be given an HD feed.

After detailed investigations over the winter into whether it can deliver a proper HD service, plus checks that new equipment that it has brought in will be ready on time, AUTOSPORT has learned that FOM informed broadcasters on Tuesday that it was going ahead with 'native' HD coverage.

FOM has invested in equipment that is good enough to ensure that it can download the data to broadcasters at a high quality rate of 42MB of data per second - and the broadcast will be in 1080i resolution.

All trackside cameras will be full HD, but due to the technical complexity of on-board cameras these will remain upscaled standard definition cameras for now.

Several broadcasters have already confirmed their plans to show true HD coverage in 2011 - including Sky Germany and Globo in Brazil - with other channels set to follow suit immediately.

AUTOSPORT understands the BBC is almost certain to show the high definition coverage on its HD channel, and then downscale the signal so it is suitable for its terrestrial channels.

The British broadcaster has so far not made public its broadcast plans for this year, however, but says announcements about what it intends to do will be made in the next few weeks.

Formula 1 supremo Bernie Ecclestone said last year that the move to HD coverage would only come when broadcasters felt the public were really ready to receive it, and that he could guarantee the quality would be good enough.

"We don't want to broadcast unless people want it," Ecclestone told AUTOSPORT at the Canadian Grand Prix. "I asked in England, the BBC, about it - how many people can receive it? They said about 20 per cent of the viewers who watch F1. Then I want to make sure that what we produce is top quality."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CHARGE DO DIA


Fonte: Maria Paddock

RUBENS ESTREARÁ O NOVO WILLIAMS

A Williams estará com seu novo carro pronto para o primeiro dia da pré-temporada, no dia 1º de fevereiro, em Valência, informa o site TAZIO.

O time confirmou nesta terça-feira que Rubens Barrichello será o responsável por dar as primeiras voltas com o FW33 no circuito espanhol.

O venezuelano Pastor Maldonado, que substitui Nico Hulkenberg em 2011, assume o bólido na metade do segundo dia dos testes.

Chefe da equipe de engenharia e coproprietário da equipe, Patrick Head escreveu em sua coluna na revista inglesa "Motorsport" que o novo bólido do time é inovador.

"Rubens disse para a imprensa que ele acha que o carro parece radical, mas acho que é apenas mais aventureiro do que nosso carro de 2010, e para subir na ordem dos times, precisará ser", afirmou o dirigente inglês.

O NOVO LOGOTIPO DA FERRARI

Durante o Wroom 2011 a Ferrari também revelou um novo logotipo. Com um design que remete aos tempos de Marlboro, o logo é assim:


Bem diferente do anterior, onde as letras predominavam sobre as formas: