terça-feira, 8 de junho de 2010

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E A F-1

Uma coincidência histórica pode fazer alguns pilotos supersticiosos da F-1 pensarem duas vezes antes de torcerem por seus países na Copa do Mundo de futebol, que começa na sexta-feira: nunca na história um piloto foi campeão no mesmo ano que o seu país venceu o Mundial de futebol, informa o site TAZIO.

Caso essa tendência continue, os pilotos das principais equipes estarão atentos ao que irá acontecer na Copa. Dos oito integrantes das quatro equipes mais fortes da categoria, apenas a Austrália de Mark Webber não é uma das cotadas ao título do torneio de futebol. Os outros, Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Nico Rosberg (Alemanha), Lewis Hamilton e Jenson Button (Inglaterra), Felipe Massa (Brasil) e Fernando Alonso (Espanha), todos são de países que figuram na lista de favoritos na África do Sul.

Porém, os únicos que poderiam mesmo estar tranquilos quanto ao tabu são Robert Kubica (Polônia), Vitaly Petrov (Rússia), Heikki Kovalainen (Finlândia) e Karun Chandhok (Índia), já que seus países sequer se classificaram para a Copa do Mundo.

No restante do grid, oito países que jogarão o Mundial estão representados e podem acabar com esta sequência negativa: Austrália (Webber), Alemanha (Vettel, Rosberg, Schumacher, Sutil, Hulkenberg e Glock), Brasil (Massa, Barrichello, Di Grassi e Senna), Espanha (Alonso, Alguersuari e De la Rosa), Inglaterra (Hamilton e Button), Itália (Liuzzi e Trulli), Japão (Kobayashi) e Suíça (Buemi).

Em 2002, esta coincidência quase terminou. Neste ano, os dois primeiros colocados da Copa do Mundo e do campeonato da F-1 foram os mesmos, mas de forma invertida. Enquanto o Brasil venceu a Alemanha na final do torneio sediado na Coreia do Sul e no Japão, o alemão Michael Schumacher foi o campeão nas pistas com o brasileiro Rubens Barrichello como vice.

Confira a lista dos campeões da F-1 nos anos de Copa do Mundo:

Ano / Campeão da F-1 (país) / Campeão da Copa do Mundo
1950 / Giuseppe Farina (Itália) / Uruguai
1954 / Juan Manuel Fangio (Argentina) / Alemanha
1958 / Mike Hawthorn (Inglaterra) / Brasil
1962 / Graham Hill (Inglaterra) / Brasil
1966 / Jack Brabham (Austrália) / Inglaterra
1970 / Jochen Rindt (Áustria) / Brasil
1974 / Emerson Fittipaldi (Brasil) / Alemanha
1978 / Mario Andretti (EUA) / Argentina
1982 / Keke Rosberg (Finlândia) / Itália
1986 / Alain Prost (França) / Argentina
1990 / Ayrton Senna (Brasil) / Alemanha
1994 / Michael Schumacher (Alemanha) / Brasil
1998 / Mika Hakkinen (Finlândia) / França
2002 / Michael Schumacher (Alemanha) / Brasil
2006 / Fernando Alonso (Espanha) / Itália

2 comentários:

Igor * disse...

em 2010 acho que essa sina será mantida!!!

Por que você faz poema? disse...

É esperar pra ver.