terça-feira, 13 de novembro de 2012
INDY INVADE A STOCK*
* Por Reginaldo Leme
Brasilia recebe a penúltima etapa da Stock Car, que é a segunda corrida de Rubens Barrichello na categoria, e estreia de Tony Kanaan e Rafael Matos, também pilotos da Indy, assim como Vitor Meira, que veio de lá para a Stock no início da temporada. E já está confirmada também a estreia de Helinho Castro Neves na Corrida do Milhão em Interlagos dia 9 de dezembro. O anel externo não chega a ser um oval, que é a praia deles na Indy, mas, com apenas quatro curvas e menos de três quilômetros de extensão, é o que mais se aproxima disso no Brasil. Porém, com uma diferença fundamental lembrada por Kanaan: “nas pistas americanas a gente só vira para a esquerda e aqui as curvas são todas para a direita”.
Esta é a corrida mais veloz do campeonato e também a que tem o maior número de ultrapassagens. Com média acima dos 180 km/h, o botão de ultrapassagem, tão importante na Stock Car, se torna ainda mais eficiente. Some-se a isso o alto desgaste de pneu no piso abrasivo do autódromo brasiliense, que pode influir no resultado da prova como já aconteceu em Cascavel e, para completar, a grande possibilidade de chuva. Importante ainda a marca de 100 corridas que será completada por Ricardo Mauricio, campeão de 2008, e ultimo vencedor da Corrida do Milhão.
Brasilia é um lugar que me agrada. Tenho aqui muitos e bons amigos, vejo as pessoas saindo na noite, variedade de bares e restaurantes, qualidade de vida que surpreende no meio de tanto concreto. Além da admiração pela magia das linhas traçadas por Oscar Niemayer e Lucio Costa, vejo aqui as pessoas respirando política, algo que me atrai desde a juventude. Nas minhas vindas não tão frequentes, me hospedo em um hotel de frente para o estádio Mané Garrincha e, portanto, acompanhei a evolução da obra do estádio Mané Garrincha, palco de sete jogos da Copa do Mundo e da abertura da Copa das Confederações. Um estádio de primeiro mundo, que vai merecer, depois da Copa, um futebol brasiliense de melhor nível. É o sentimento do habitante daqui, quase sempre torcedor de algum time carioca.
Nesta minha passagem por Brasilia tive o prazer de gravar um depoimento para um documentário que está sendo produzido sobre a Camber, uma oficina mecânica dos anos 60 e 70, que se tornou uma equipe de preparação de carros de corrida, que fez história no automobilismo brasileiro, e da qual sairam três pilotos que chegaram à Fórmula-1 – Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno e o tricampeão mundial Nelson Piquet. E neste fim de semana começa a funcionar o Lounge Piquet, um espaço que, além de vender os produtos que já podem ser encontrados na loja virtual Piquet Store, será ponto de encontro para assistir a corridas de todas as categorias. A atração na inauguração para os jornalistas que vieram a Brasilia acompanhar a Stock, foi a Nascar em Phoenix, com a participação dos brasileiros Nelsinho Piquet e Miguel Paludo.
Enquanto isso, no Rio, o prometido novo autódromo na região de Deodoro, zona oeste da cidade, finalmente recebeu do Governo Federal a doação do terreno. Já é um passo para a CBA acreditar que o autódromo sai de fato.
Brasilia recebe a penúltima etapa da Stock Car, que é a segunda corrida de Rubens Barrichello na categoria, e estreia de Tony Kanaan e Rafael Matos, também pilotos da Indy, assim como Vitor Meira, que veio de lá para a Stock no início da temporada. E já está confirmada também a estreia de Helinho Castro Neves na Corrida do Milhão em Interlagos dia 9 de dezembro. O anel externo não chega a ser um oval, que é a praia deles na Indy, mas, com apenas quatro curvas e menos de três quilômetros de extensão, é o que mais se aproxima disso no Brasil. Porém, com uma diferença fundamental lembrada por Kanaan: “nas pistas americanas a gente só vira para a esquerda e aqui as curvas são todas para a direita”.
Esta é a corrida mais veloz do campeonato e também a que tem o maior número de ultrapassagens. Com média acima dos 180 km/h, o botão de ultrapassagem, tão importante na Stock Car, se torna ainda mais eficiente. Some-se a isso o alto desgaste de pneu no piso abrasivo do autódromo brasiliense, que pode influir no resultado da prova como já aconteceu em Cascavel e, para completar, a grande possibilidade de chuva. Importante ainda a marca de 100 corridas que será completada por Ricardo Mauricio, campeão de 2008, e ultimo vencedor da Corrida do Milhão.
Brasilia é um lugar que me agrada. Tenho aqui muitos e bons amigos, vejo as pessoas saindo na noite, variedade de bares e restaurantes, qualidade de vida que surpreende no meio de tanto concreto. Além da admiração pela magia das linhas traçadas por Oscar Niemayer e Lucio Costa, vejo aqui as pessoas respirando política, algo que me atrai desde a juventude. Nas minhas vindas não tão frequentes, me hospedo em um hotel de frente para o estádio Mané Garrincha e, portanto, acompanhei a evolução da obra do estádio Mané Garrincha, palco de sete jogos da Copa do Mundo e da abertura da Copa das Confederações. Um estádio de primeiro mundo, que vai merecer, depois da Copa, um futebol brasiliense de melhor nível. É o sentimento do habitante daqui, quase sempre torcedor de algum time carioca.
Nesta minha passagem por Brasilia tive o prazer de gravar um depoimento para um documentário que está sendo produzido sobre a Camber, uma oficina mecânica dos anos 60 e 70, que se tornou uma equipe de preparação de carros de corrida, que fez história no automobilismo brasileiro, e da qual sairam três pilotos que chegaram à Fórmula-1 – Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno e o tricampeão mundial Nelson Piquet. E neste fim de semana começa a funcionar o Lounge Piquet, um espaço que, além de vender os produtos que já podem ser encontrados na loja virtual Piquet Store, será ponto de encontro para assistir a corridas de todas as categorias. A atração na inauguração para os jornalistas que vieram a Brasilia acompanhar a Stock, foi a Nascar em Phoenix, com a participação dos brasileiros Nelsinho Piquet e Miguel Paludo.
Enquanto isso, no Rio, o prometido novo autódromo na região de Deodoro, zona oeste da cidade, finalmente recebeu do Governo Federal a doação do terreno. Já é um passo para a CBA acreditar que o autódromo sai de fato.
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