terça-feira, 2 de outubro de 2012
Um final de semana brilhante para o automobilismo brasileiro*
* Por Felipe Motta
Este foi um final de semana especial para os brasileiros nas pistas internacionais. O piloto Augusto Farfus se tornou no domingo o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM. Além dele, outros dois brasileiros venceram competições: Nelsinho Piquet na Truck Series e Pietro Fittipaldi na Nascar All American. Tivemos ainda dois títulos conquistados pelo mesmo piloto, Nicolas Costa, sagrando-se campeão da Fórmula Abarth Europeia e Italiana. Veja a seguir o excelente desempenho tupiniquim e o que de melhor aconteceu no fim de semana do esporte a motor:
DTM (Valência – ESP): a prova do domingo (30) marcou mais uma vitória brasileira em pistas internacionais, desta vez na Espanha. Augusto Farfus tornou-se o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM, escapando ileso de um enrosco na primeira volta e dominando a prova praticamente de ponta a ponta. Adrien Tambay surpreendeu e terminou em segundo. Faltando apenas uma etapa para o final da temporada, o campeonato permanece indefinido com Farfus em oitavo, com 54 pontos. A etapa decisiva do DTM acontece em Hockenheim, no dia 21 de outubro.
Nascar:
. Camping World Trucks (Las Vegas – Nevada – EUA): este sábado (29) viu a segunda vitória de Nelsinho Piquet na Truck Series, ultrapassando na última volta de forma incrível Matt Crafton em manobra arriscada, quando chegou inclusive a raspar no limite da pista. Nelsinho largou na 13ª posição, mas postou-se logo entre os ponteiros da corrida e chegou a liderar a prova em várias oportunidades. Faltando 14 voltas para o final, Matt Crafton assumiu a liderança, com Piquet logo atrás. Nelsinho ameaçou a posição de Crafton repetidamente até conseguir a ultrapassagem na última volta. Matt Crafton terminou em segundo e Joey Coulter em terceiro. Miguel Paludo chegou em 11º. Com os resultados, Dillon lidera o campeonato, com 637 pontos, apenas um de vantagem para James Buescher. Timothy Peters, com 613, é o terceiro. Nelsinho está em oitavo e Paludo em nono.
. Nationwide Series (Dover – Delaware – EUA): o domínio de Joey Logano foi completo neste sábado (29), valendo-se ainda de problemas com os adversários para conseguir a vitória, sua sétima no ano. Antes de completadas 33 voltas da corrida, dez carros já haviam abandonado a pista com problemas. Brigando pelo título Elliott Sadler chegou em quarto e manteve a liderança da temporada, ampliando a diferença sobre Stenhouse Jr. de 4 para 9 pontos.
. Sprint Cup (Dover – Delaware – EUA): o piloto Brad Keselowski retomou a liderança do campeonato, apostando na economia de combustível e conquistando sua segunda vitória no Chase. Faltando apenas oito voltas para o final da corrida, Kyle Busch abriu mão da liderança para fazer um rápido splash-and-go e evitar o perigo de uma pane seca. Keselowski também corria o risco de ficar sem combustível, mas arriscou e se deu bem, cruzando a linha de chegada em primeiro. Jeff Gordon chegou em segundo, seguido por Mark Martin. Jimmie Johnson ainda conseguiu terminar a prova em quarto, mas cedeu a liderança do campeonato para Keselowski e agora é o vice.
Merece uma nota especial a vitória de Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson, na última etapa da temporada 2012 da Nascar All American em Hickory, ao ultrapassar o campeão Austin McDaniel, depois de ficar com o título na categoria Limited Late Models no ano passado. Na corrida mais longa do ano, com 200 voltas de duração, Pietro largou em quinto e conseguiu superar os adversários até grudar em Austin McDaniel, que já havia conquistado o título do certame por antecipação. Na volta 140, Pietro fez a ultrapassagem no rival e seguiu firme rumo à linha de chegada. Além da vitória, Pietro já havia obtido o título de estreante do ano do campeonato. Um belo presente para o avô nas comemorações pelos quarenta anos de seu primeiro título na F-1.
Worldseries (Paul Ricard – Le Castellet – FRA):
. Corrida 1: o português Antonio Féliz da Costa comprovou sua ótima fase na categoria vencendo a prova deste sábado (29), na penúltima etapa do campeonato deste ano. A corrida foi bastante tumultuada, disputada em pista encharcada e marcada por muita confusão devido à chuva. O piloto soube levar vantagem sobre a intensa troca de posições que as condições instáveis do asfalto e do tempo proporcionaram na primeira parte da corrida. André Negrão abandonou a prova devido a falha elétrica em seu carro.
. Corrida 2: desta vez não deu para Félix da Costa. O português foi superado por Jules Bianchi, que deu um passo importante para a conquista do título da temporada. Sam Bird, reserva da Mercedes, acabou em terceiro. A prova também foi disputada com pista bastante molhada, que proporcionou muitos erros e rodadas. Bianchi chegou a ser superado por Félix, que largou em quinto, mas conseguiu recuperar a liderança e vencer a prova. O brasileiro Lucas Foresti terminou em décimo, Yann Cunha foi o 19º e André Negrão, o 22º. Com o resultado, Bianchi assumiu a liderança do campeonato, com 179 pontos, seguido por Frijns, com 174. Bird voou para terceiro, com 155. A etapa decisiva da temporada será nos dias 20 e 21 de outubro, em Barcelona.
Fórmula 3 Inglesa (Donington Park – Leicestershire – ING):
. Corrida 1: neste sábado (29), Jack Harvey fez valer a vantagem de largar na pole-position, manteve a ponta na largada e bateu Jazeman Jaafar na disputa pela vitória. Disputando o título com Jaafar e Felix Serrales, o inglês ficou a um ponto do malaio, líder do certame.
. Corrida 2: apesar de terminar a prova em sexto, o piloto Jack Harvey viu aumentarem suas chances de tornar-se campeão da temporada assumindo a liderança do campeonato depois do abandono de Jazeman Jaafar. Harry Tincknell largou na frente, não encontrou adversários e venceu a segunda corrida da F3 Inglesa.
. Corrida 3: Jack Harvey dominou a etapa para conquistar o título da temporada 2012 da F3 Inglesa. Ele é o primeiro britânico campeão da categoria desde 2006, quando Mike Conway ficou com o título. O piloto da Carlin entrou na última corrida como líder do campeonato e não decepcionou. Largou na pole-position e dominou a prova praticamente de ponta a ponta. Jazeman Jaafar e Felix Serralles podiam impedir a conquista de Harvey, mas não tiveram bons desempenhos. O malaio terminou na terceira colocação, sem conseguir brigar pela ponta em momento algum, enquanto o porto-riquenho teve uma corrida bastante tumultuada, terminando em oitavo. Pipo Derani, em quinto, foi o melhor brasileiro na prova. Na temporada, Pietro Fantin foi o sétimo e Pipo Derani, ficou em oitavo.
Fórmula 3 Alemã (Hockenheim – Baden-Württemberg – ALE): com a ajuda de sua enorme vantagem sobre o vice-líder, o sueco Jimmy Eriksson – que obteve as duas poles em disputa na etapa final da categoria – se sagrou campeão da temporada, com os 6 pontos extras. Como o pole ganha 3 pontos de bonificação e Eriksson tinha 72 pontos de vantagem para o austríaco Lucas Auer, não mais poderia ser alcançado, mesmo que não pontuasse mais e Auer levasse todos os pontos.
MotoGP (Aragón – ESP):
. MotoGP: o espanhol Daniel Pedrosa teve trabalho para passar Jorge Lorenzo, mas, assumindo a liderança, garantiu uma vitória sossegada, levando a disputa do Mundial até a última prova. Com o resultado, Dani chegou aos 257 pontos, e levou a vantagem de Lorenzo para 33. Se a disputa pela ponta não foi emocionante, o mesmo não se pode dizer da luta entre Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow. A dupla travou um intenso duelo pela terceira colocação, com o italiano cruzando a linha 0s137 à frente do britânico.
. Moto2: a vitória de Pol Espargaró reduziu a vantagem de Marc Márquez na liderança do campeonato em cinco pontos. Já Scott Redding conseguiu superar Andrea Iannone nos metros finais e ficou com o terceiro lugar. Com o resultado, Márquez chegou aos 258 pontos e agora tem 48 de vantagem para Espargaró. Iannone segue em terceiro na classificação com 178 pontos.
. Moto3: em um final emocionante, o piloto Luis Salom conseguiu vencer o duelo com Sandro Cortese e Jonas Folger e cruzar a linha de chegada em primeiro. Já Maverick Viñales teve problemas técnicos com sua moto e nem conseguiu largar. Com o caminho livre, Sandro Cortese tratou de aproveitar a ausência para aumentar sua larga vantagem na liderança da temporada, mas foi batido por Luis Salom nos metros finais após um duelo eletrizante que também incluiu Jonas
Fórmula Abarth Europeia e Italiana (Monza – ITA): o brasileiro Nicolas Costa não sentiu a pressão e, realizando uma das melhores provas da categoria na temporada, conquistou dois títulos inéditos para o Brasil no automobilismo internacional. Foi uma prova de recuperação e com direito a muitas ultrapassagens. O carioca herdou a segunda colocação na prova, beneficiado pela punição dada a Luca Ghiotto, que terminou a corrida em segundo. Com o resultado garantiu os dois títulos: o Europeu e o italiano da categoria. Nicolas Costa teve uma temporada mais que positiva em 2012: seis vitórias, 15 pódios, três poles e nove voltas mais rápidas, além do título. A vitória na corrida ficou para o italiano Antonio Giovinazzi.
Stock Car (Tarumã – RS): a vitória neste domingo (30) foi conquistada pelo paulista Thiago Camilo, sua primeira na temporada. Antes disso, o piloto possuía dois segundos lugares como melhores resultados em 2012. Na volta de Tarumã ao calendário, depois de três anos de ausência, Camilo largou bem, ganhou posições na primeira curva e ainda foi beneficiado pela má sorte do pole Allam Khodair, que precisou entrar nos boxes pouco depois da metade da corrida para trocar o pneu traseiro direito furado. Átila Abreu e Daniel Serra completaram o pódio. Ricardo Maurício e Cacá Bueno travaram uma batalha acirrada nas duas últimas voltas. Maurício suportou a forte pressão do rival, que tentou até uma improvável ultrapassagem por fora na Curva 1 na última passagem, e conseguiu descontar mais um pontinho na luta pelo título da temporada. Cacá continua na liderança, agora com 131 pontos contra 129 de Maurício.
Este foi um final de semana especial para os brasileiros nas pistas internacionais. O piloto Augusto Farfus se tornou no domingo o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM. Além dele, outros dois brasileiros venceram competições: Nelsinho Piquet na Truck Series e Pietro Fittipaldi na Nascar All American. Tivemos ainda dois títulos conquistados pelo mesmo piloto, Nicolas Costa, sagrando-se campeão da Fórmula Abarth Europeia e Italiana. Veja a seguir o excelente desempenho tupiniquim e o que de melhor aconteceu no fim de semana do esporte a motor:
DTM (Valência – ESP): a prova do domingo (30) marcou mais uma vitória brasileira em pistas internacionais, desta vez na Espanha. Augusto Farfus tornou-se o primeiro brasileiro a vencer na história da DTM, escapando ileso de um enrosco na primeira volta e dominando a prova praticamente de ponta a ponta. Adrien Tambay surpreendeu e terminou em segundo. Faltando apenas uma etapa para o final da temporada, o campeonato permanece indefinido com Farfus em oitavo, com 54 pontos. A etapa decisiva do DTM acontece em Hockenheim, no dia 21 de outubro.
Nascar:
. Camping World Trucks (Las Vegas – Nevada – EUA): este sábado (29) viu a segunda vitória de Nelsinho Piquet na Truck Series, ultrapassando na última volta de forma incrível Matt Crafton em manobra arriscada, quando chegou inclusive a raspar no limite da pista. Nelsinho largou na 13ª posição, mas postou-se logo entre os ponteiros da corrida e chegou a liderar a prova em várias oportunidades. Faltando 14 voltas para o final, Matt Crafton assumiu a liderança, com Piquet logo atrás. Nelsinho ameaçou a posição de Crafton repetidamente até conseguir a ultrapassagem na última volta. Matt Crafton terminou em segundo e Joey Coulter em terceiro. Miguel Paludo chegou em 11º. Com os resultados, Dillon lidera o campeonato, com 637 pontos, apenas um de vantagem para James Buescher. Timothy Peters, com 613, é o terceiro. Nelsinho está em oitavo e Paludo em nono.
. Nationwide Series (Dover – Delaware – EUA): o domínio de Joey Logano foi completo neste sábado (29), valendo-se ainda de problemas com os adversários para conseguir a vitória, sua sétima no ano. Antes de completadas 33 voltas da corrida, dez carros já haviam abandonado a pista com problemas. Brigando pelo título Elliott Sadler chegou em quarto e manteve a liderança da temporada, ampliando a diferença sobre Stenhouse Jr. de 4 para 9 pontos.
. Sprint Cup (Dover – Delaware – EUA): o piloto Brad Keselowski retomou a liderança do campeonato, apostando na economia de combustível e conquistando sua segunda vitória no Chase. Faltando apenas oito voltas para o final da corrida, Kyle Busch abriu mão da liderança para fazer um rápido splash-and-go e evitar o perigo de uma pane seca. Keselowski também corria o risco de ficar sem combustível, mas arriscou e se deu bem, cruzando a linha de chegada em primeiro. Jeff Gordon chegou em segundo, seguido por Mark Martin. Jimmie Johnson ainda conseguiu terminar a prova em quarto, mas cedeu a liderança do campeonato para Keselowski e agora é o vice.
Merece uma nota especial a vitória de Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson, na última etapa da temporada 2012 da Nascar All American em Hickory, ao ultrapassar o campeão Austin McDaniel, depois de ficar com o título na categoria Limited Late Models no ano passado. Na corrida mais longa do ano, com 200 voltas de duração, Pietro largou em quinto e conseguiu superar os adversários até grudar em Austin McDaniel, que já havia conquistado o título do certame por antecipação. Na volta 140, Pietro fez a ultrapassagem no rival e seguiu firme rumo à linha de chegada. Além da vitória, Pietro já havia obtido o título de estreante do ano do campeonato. Um belo presente para o avô nas comemorações pelos quarenta anos de seu primeiro título na F-1.
Worldseries (Paul Ricard – Le Castellet – FRA):
. Corrida 1: o português Antonio Féliz da Costa comprovou sua ótima fase na categoria vencendo a prova deste sábado (29), na penúltima etapa do campeonato deste ano. A corrida foi bastante tumultuada, disputada em pista encharcada e marcada por muita confusão devido à chuva. O piloto soube levar vantagem sobre a intensa troca de posições que as condições instáveis do asfalto e do tempo proporcionaram na primeira parte da corrida. André Negrão abandonou a prova devido a falha elétrica em seu carro.
. Corrida 2: desta vez não deu para Félix da Costa. O português foi superado por Jules Bianchi, que deu um passo importante para a conquista do título da temporada. Sam Bird, reserva da Mercedes, acabou em terceiro. A prova também foi disputada com pista bastante molhada, que proporcionou muitos erros e rodadas. Bianchi chegou a ser superado por Félix, que largou em quinto, mas conseguiu recuperar a liderança e vencer a prova. O brasileiro Lucas Foresti terminou em décimo, Yann Cunha foi o 19º e André Negrão, o 22º. Com o resultado, Bianchi assumiu a liderança do campeonato, com 179 pontos, seguido por Frijns, com 174. Bird voou para terceiro, com 155. A etapa decisiva da temporada será nos dias 20 e 21 de outubro, em Barcelona.
Fórmula 3 Inglesa (Donington Park – Leicestershire – ING):
. Corrida 1: neste sábado (29), Jack Harvey fez valer a vantagem de largar na pole-position, manteve a ponta na largada e bateu Jazeman Jaafar na disputa pela vitória. Disputando o título com Jaafar e Felix Serrales, o inglês ficou a um ponto do malaio, líder do certame.
. Corrida 2: apesar de terminar a prova em sexto, o piloto Jack Harvey viu aumentarem suas chances de tornar-se campeão da temporada assumindo a liderança do campeonato depois do abandono de Jazeman Jaafar. Harry Tincknell largou na frente, não encontrou adversários e venceu a segunda corrida da F3 Inglesa.
. Corrida 3: Jack Harvey dominou a etapa para conquistar o título da temporada 2012 da F3 Inglesa. Ele é o primeiro britânico campeão da categoria desde 2006, quando Mike Conway ficou com o título. O piloto da Carlin entrou na última corrida como líder do campeonato e não decepcionou. Largou na pole-position e dominou a prova praticamente de ponta a ponta. Jazeman Jaafar e Felix Serralles podiam impedir a conquista de Harvey, mas não tiveram bons desempenhos. O malaio terminou na terceira colocação, sem conseguir brigar pela ponta em momento algum, enquanto o porto-riquenho teve uma corrida bastante tumultuada, terminando em oitavo. Pipo Derani, em quinto, foi o melhor brasileiro na prova. Na temporada, Pietro Fantin foi o sétimo e Pipo Derani, ficou em oitavo.
Fórmula 3 Alemã (Hockenheim – Baden-Württemberg – ALE): com a ajuda de sua enorme vantagem sobre o vice-líder, o sueco Jimmy Eriksson – que obteve as duas poles em disputa na etapa final da categoria – se sagrou campeão da temporada, com os 6 pontos extras. Como o pole ganha 3 pontos de bonificação e Eriksson tinha 72 pontos de vantagem para o austríaco Lucas Auer, não mais poderia ser alcançado, mesmo que não pontuasse mais e Auer levasse todos os pontos.
MotoGP (Aragón – ESP):
. MotoGP: o espanhol Daniel Pedrosa teve trabalho para passar Jorge Lorenzo, mas, assumindo a liderança, garantiu uma vitória sossegada, levando a disputa do Mundial até a última prova. Com o resultado, Dani chegou aos 257 pontos, e levou a vantagem de Lorenzo para 33. Se a disputa pela ponta não foi emocionante, o mesmo não se pode dizer da luta entre Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow. A dupla travou um intenso duelo pela terceira colocação, com o italiano cruzando a linha 0s137 à frente do britânico.
. Moto2: a vitória de Pol Espargaró reduziu a vantagem de Marc Márquez na liderança do campeonato em cinco pontos. Já Scott Redding conseguiu superar Andrea Iannone nos metros finais e ficou com o terceiro lugar. Com o resultado, Márquez chegou aos 258 pontos e agora tem 48 de vantagem para Espargaró. Iannone segue em terceiro na classificação com 178 pontos.
. Moto3: em um final emocionante, o piloto Luis Salom conseguiu vencer o duelo com Sandro Cortese e Jonas Folger e cruzar a linha de chegada em primeiro. Já Maverick Viñales teve problemas técnicos com sua moto e nem conseguiu largar. Com o caminho livre, Sandro Cortese tratou de aproveitar a ausência para aumentar sua larga vantagem na liderança da temporada, mas foi batido por Luis Salom nos metros finais após um duelo eletrizante que também incluiu Jonas
Fórmula Abarth Europeia e Italiana (Monza – ITA): o brasileiro Nicolas Costa não sentiu a pressão e, realizando uma das melhores provas da categoria na temporada, conquistou dois títulos inéditos para o Brasil no automobilismo internacional. Foi uma prova de recuperação e com direito a muitas ultrapassagens. O carioca herdou a segunda colocação na prova, beneficiado pela punição dada a Luca Ghiotto, que terminou a corrida em segundo. Com o resultado garantiu os dois títulos: o Europeu e o italiano da categoria. Nicolas Costa teve uma temporada mais que positiva em 2012: seis vitórias, 15 pódios, três poles e nove voltas mais rápidas, além do título. A vitória na corrida ficou para o italiano Antonio Giovinazzi.
Stock Car (Tarumã – RS): a vitória neste domingo (30) foi conquistada pelo paulista Thiago Camilo, sua primeira na temporada. Antes disso, o piloto possuía dois segundos lugares como melhores resultados em 2012. Na volta de Tarumã ao calendário, depois de três anos de ausência, Camilo largou bem, ganhou posições na primeira curva e ainda foi beneficiado pela má sorte do pole Allam Khodair, que precisou entrar nos boxes pouco depois da metade da corrida para trocar o pneu traseiro direito furado. Átila Abreu e Daniel Serra completaram o pódio. Ricardo Maurício e Cacá Bueno travaram uma batalha acirrada nas duas últimas voltas. Maurício suportou a forte pressão do rival, que tentou até uma improvável ultrapassagem por fora na Curva 1 na última passagem, e conseguiu descontar mais um pontinho na luta pelo título da temporada. Cacá continua na liderança, agora com 131 pontos contra 129 de Maurício.
Marcadores:
Augusto Farfus,
Automobilismo,
dtm,
formula truck,
GGOO,
Nelsinho Piquet,
nicolas costa,
temporada 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário