terça-feira, 22 de abril de 2014

Hamilton, vitória com domínio total*

* Por Fábio Seixas

Em quatro corridas, quatro vitórias de Mercedes.

Nas três últimas, três dobradinhas Hamilton-Rosberg.

A F-1 é prateada em 2014.

Em Xangai, o inglês saiu na pole e venceu de ponta a ponta. Rosberg ficou com o segundo lugar e a melhor volta.


Um final de semana irretocável para a equipe alemã.

Alonso foi o melhor do resto e completou o pódio.

Na largada, Hamilton manteve a ponta sem grandes problemas. Ricciardo foi mal e perdeu duas posições. Vettel assumiu o segundo lugar.

Massa tentou outra largada ousada, brigava pelo terceiro lugar, mas tocou em Alonso e teve de segurar o carro. Ficou em quinto.

O top 10 ao fim da primeira volta, Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo, Massa, Rosberg, Hulkenberg, Grosjean, Raikkonen e Bottas.

Massa aguentou Rosberg atrás de si até a quinta volta, quando não teve jeito.

Instantes depois, a Mercedes revelou que não estava recebendo os dados de telemetria do alemão.

Não era só ele: outro alemão vivia problemas. Sutil abandonou pela terceira vez em quatro corridas nesta temporada. Desta vez, a culpa foi do motor.

Lá na frente, tudo ia bem com Hamilton. Na oitava volta, ele tinha 8s870 sobre Vettel.

Começaram então os pits entre a turma lá da frente.

E Massa viu sua corrida escorrer entre os dedos.

A Williams teve problemas para trocar sua roda traseira esquerda, provavelmente consequência do toque em Alonso na largada. O brasileiro voltou à pista em último.

Alonso parou na 12ª e ganhou a posição de Vettel, que entrou na 13ª. Rosberg fez seu pit na 14ª.

Ricciardo parou na 16ª, caindo de segundo para quinto. Hamilton entrou na volta seguinte, mantendo a liderança.

O top 10 após a primeira janela de pits, Hamilton, Alonso, Vettel, Rosberg, Ricciardo, Hulkenberg, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez.

O saldo: Alonso se deu muito bem, Massa se deu muito mal.

A corrida estava insossa, mas surgiu uma disputa animada. Rosberg chegou em Vettel na 23ª volta, ambos fizeram curva lado a lado, o tetracampeão endureceu, mas o piloto da Mercedes prevaleceu. Aplausos.

Ricciardo veio no embalo e também encostou em Vettel. Ambos fizeram duas voltas muito próximos, até que veio o rádio, na 25ª, para o alemão deixar o companheiro passar.

Quem diria...

Na primeira tentativa do australiano, Vettel jogou duro e defendeu. Logo depois, porém, não conseguiu: perdeu a quarta posição.

Logo depois, Grosjean abandonou, com problemas de câmbio.

Hamilton? Reclamava de desgaste dos pneus, mas seguia abrindo, abrindo, abrindo... Na 30ª volta, tinha 14s300 sobre Alonso, que começava a se preocupar com a aproximação de Rosberg.

Na 32ª, Hulkenberg abriu a segunda janela de pits entre a turma da ponta.

Pressionadíssimo por Rosberg, Alonso entrou na 34ª.

Vettel seguia vivendo seu inferno astral. Foi ultrapassado por um retardatário, Kobayashi! Xingou bastante e, na sequência, foi para os boxes.

Enquanto isso, Rosberg acelerava para tentar ganhar a posição de Alonso no seu segundo pit.

Não deu. O alemão entrou na 38ª e saiu atrás do espanhol. Teria de tentar no braço, nas voltas finais.

Ricciardo parou junto. Hamilton entrou na 39ª.

O top 10 no fechamento da segunda janela, Hamilton, Alonso, Rosberg, Ricciardo, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Raikkonen, Pérez e Kvyat.

Na 42ª, Rosberg grudou em Alonso. Não demorou para passar. Na abertura da 43ª volta, já era o segundo colocado.

Dobradinha da Mercedes estabelecida, pois.

Daí pra frente, foi só levar para casa.

(Faltou emoção à prova, é verdade.)

Hamilton venceu com 18s600 de vantagem para Rosberg e 25s700 para Alonso. Completando a zona de pontuação, Ricciardo, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Raikkonen, Pérez e Kvyat.

Massa ficou em 15º.

Com o resultado, Hamilton foi a 75 pontos e encostou em Rosberg na luta pela liderança do campeonato. O alemão agora tem 79.

O Mundial de Construtores dá uma boa dimensão do domínio da equipe alemã. Seus 154 pontos são mais do que a soma da segunda e da terceira colocadas, Red Bull e Force India: respectivamente com 57 e 54.

É muita, muita coisa.

E tudo indica que esse fosso só vai aumentar.

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