sexta-feira, 25 de abril de 2014
Templos Sagrados*
* Por Luis Fernando Ramos
Já nos acostumamos a falar mal dos “Tilkódromos”, os autódromos opulentos e cheios de área de escape que habitam o calendário atualmente. Com certeza daria para aumentar o grau de desafio em vários deles mas, nesses dias de relembrar os vinte anos daquele final de semana negro em Ímola, não vamos esquecer de que a Fórmula 1 precisou se adaptar para virar um esporte praticamente à prova de fatalidades. Felizmente os pilotos da categoria não aumentaram as estatísticas de morte na categoria. Infelizmente alguns fiscais de pista sim, mostrando que o risco inerente ao esporte pode ser diminuído, mas nunca eliminado.
Os padrões de segurança exigidos hoje eliminaram qualquer chance de retorno de diversas pistas que fizeram parte do calendário. A Nordschleife de Nürburgring já era considerada perigosa demais mesmo nos sangrentos anos 70. Vários não existem mais, outros tantos foram reformados, apenas um par permanece como era antes.
Este site fez uma boa retrospectiva dos “circuitos que a F-1 esqueceu”. Confira o artigo e coloque nos comentários qual a pista que você adoraria ver no calendário. Eu sou fã de carteirinha de Brands Hatch, uma montanha-russa em forma de autódromo. E você?
Já nos acostumamos a falar mal dos “Tilkódromos”, os autódromos opulentos e cheios de área de escape que habitam o calendário atualmente. Com certeza daria para aumentar o grau de desafio em vários deles mas, nesses dias de relembrar os vinte anos daquele final de semana negro em Ímola, não vamos esquecer de que a Fórmula 1 precisou se adaptar para virar um esporte praticamente à prova de fatalidades. Felizmente os pilotos da categoria não aumentaram as estatísticas de morte na categoria. Infelizmente alguns fiscais de pista sim, mostrando que o risco inerente ao esporte pode ser diminuído, mas nunca eliminado.
Os padrões de segurança exigidos hoje eliminaram qualquer chance de retorno de diversas pistas que fizeram parte do calendário. A Nordschleife de Nürburgring já era considerada perigosa demais mesmo nos sangrentos anos 70. Vários não existem mais, outros tantos foram reformados, apenas um par permanece como era antes.
Este site fez uma boa retrospectiva dos “circuitos que a F-1 esqueceu”. Confira o artigo e coloque nos comentários qual a pista que você adoraria ver no calendário. Eu sou fã de carteirinha de Brands Hatch, uma montanha-russa em forma de autódromo. E você?
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